PROJETOS DE EXTENSÃO VIGENTES
ACESSIBILIDADE TEATRAL: PRÁTICAS FORMADORAS JUNTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
O projeto objetiva promover a pesquisa e o debate da mediação voltada para a acessibilidade, junto a pessoas cegas e com baixa visão, bem como a ampliação e formação para professores da rede pública e de ensino. Torna-se, então, necessário o fortalecimento de práticas teatrais acessíveis que estimulem a aproximação desse público com a arte, bem como, impulsione o espírito de pertencimento no fazer teatral por meio do protagonismo das pessoas cegas e com baixa visão. Esse projeto objetiva, portanto, o vivenciar de uma experiência prática, que perpassa a fruição enquanto espectador, proporcionando uma efetiva e afetiva inclusão, através da metodologia de John Somers, utilizando-se de suas bagagens e vivências próprias, para o “mergulho” (DESGRANGES, 2016) na linguagem teatral
Colegiado: Musicoterapia e NESPI
Coordenador: Juliana Partyka
E-mail: juliana.partyka@unespar.edu.br
ANIMAÊ – CONVERSAS E PRÁTICAS EM ANIMAÇÃO
O Projeto ANIMAÊ – conversas e práticas em animação – busca reunir interessados em animação a fim de promover a sensibilização, a difusão de repertório e a informação sobre este tipo de cinema, bem como o contato entre profissionais da área, pesquisadores e comunidade em geral. O projeto busca criar um espaço para que a troca de conhecimentos entre estudantes de cinema da Unespar, a comunidade de profissionais e amantes do cinema de animação na cidade de Curitiba e região metropolitana possa acontecer, além de difundir este cinema a novos espectadores, especialmente a estudantes da rede pública da Educação Básica. Quer-se, com isto, potencializar a produção de animação local, contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento regional nesta área, plantando sementes para inspirar futuros profissionais, mediadores e amantes do cinema de animação. As ações do projeto constituem-se em exibições e discussão de obras do cinema de animação e conversas com profissionais da área, promovendo o encantamento pela animação, a troca de experiências e a difusão de inspirações criativas, a fim de trazer uma aproximação do público às formas de produção, à estética e às temáticas das obras, que englobam, em geral, o universo sentimental e existencial de jovens “coming of age”, tocando em questões culturais, sociais, humanas e ambientais que afetam os jovens e os seres humanos de modo geral. Espera-se que o projeto contribua para uma valorização do cinema de animação, criando redes de espectadores e profissionais deste tipo de produção cinematográfica, encorajando pessoas a terem o cinema de animação como um horizonte de formação humana e profissional.
Público alvo: Comunidade externa em geral; estudantes da rede pública de ensino
Colegiado: Cinema e Audiovisual
Coordenador/a: Beatriz Avila Vasconcelos
E-mail: beatriz.vasconcelos@unespar.edu.br
ATHIKTÊ – NÚCLEO DE DANÇA-TEATRO DA UNESPAR/FAP
O Athiktê – Núcleo de dança-teatro da UNESPAR/FAP se destina a não apenas desenvolver trabalhos dentro de tal linguagem artística, e apresentá-los ao público, mas também oferecer a estudantes de escolas públicas a oportunidade de desenvolver-se nesta proposta de expressão, inspirada especialmente no entendimento de dança de Pina Bausch.
Público alvo: Alunos das escolas estaduais.
Colegiado: Bacharelado em Dança
Coordenador/a: Renata Noyama
E-mail: renata.noyama@ies.unespar.edu.br
BACHARELADO EM MUSICOTERAPIA NAS MÍDIAS SOCIAIS
Este projeto consiste em regularizar e registrar a contribuição do corpo docente e discente na divulgação do Bacharelado em Musicoterapia da UNESPAR. Já existe uma página do curso na rede social Facebook e outra na rede social Instagram, além de um canal no YouTube. Com o objetivo de divulgar as atividades realizadas pelos docentes e discentes do Bacharelado em Musicoterapia, bem como outros materiais da comunidade que possam contribuir na atualização acadêmica dos interessados. Com isso, pretende-se atingir o objetivo de divulgar a profissão e a formação de musicoterapeuta para comunidade presente nas mídias sociais.
Público alvo: Comunidade interna e externa
Colegiado: Musicoterapia
Coordenador/a: Andressa Dias Arndt
E-mail: andressa.arndt@unespar.edu.br
CAFÉ COM MEMÓRIA
O projeto objetiva a realização bate-papos com sujeitos que contribuíram para a trajetória histórica dos cursos de graduação e da gestão do Campusde Curitiba II da Unespar, no sentido de colaborar para o resgate e a preservação da história e da memória institucional.
Setor: Divisão de Extensão e Cultura
Coordenador: Helio Ricardo Sauthier
E-mail: helio.sauthier@unespar.edu.br
CANAL CÊNICAS
Criar um canal no YouTube que concentre a maior quantidade possível de registros em vídeo de produções passadas e correntes realizadas pelos alunos do curso de Bacharelado em Artes Cênicas. O canal será um local virtual para registro, consulta e debate sobre a produção artística do curso, além de oferecer um hub de comunicação entre discentes, docentes, egressos e toda a comunidade.
Público alvo: Alunos do Bacharelado em Artes Cênicas e interessados em teatro.
Colegiado: Cinema e Audiovisual
Coordenador/a: Paulo Roberto Rego Barros Biscaia Filho
E-mail: paulo.biscaia@unespar.edu.br
CINEAV EM EXTENSÃO
O projeto Cineav em Extensão pretende oportunizar a realização de cursos, oficinas, workshops, cine-debates, grupos de estudos ou leituras e atividades de mediação de leitura, propostas e executadas pelos mestrandos e egressos do PPGCINEAV – Programa de Pós Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná
Colegiado: Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo
Coordenador: Marcelo Bourscheid
E-mail: marcelo.bourscheid@unespar.edu.br
CINEFAP
O CineFAP é o cineclube do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar. Iniciado em 2004, antes mesmo do surgimento do curso, realiza sessões de cinema seguidas de debates abertas ao público interno e externo da Universidade. Cumpre, assim, atividade formadora de repertório junto à comunidade acadêmica, bem como abre a Universidade para relação de arte e cultura com a comunidade.
Colegiado: Cinema e Audiovisual
Coordenador: Pedro Faissol
Contato: pedrofaissol@unespar.edu.br
DRAMATURGIAS DO DESASSOSSEGO: CRIAÇÃO, ENSINO E PESQUISA
O projeto é uma ação extensionista orientada para promover a prática laboratorial da escrita para o teatro através do diálogo entre criação, pesquisa e a reflexão sobre o ensino na criação de dramaturgias. Os integrantes do projeto passarão por uma experiência laboratorial da escrita – prática de exercícios, criação de dramaturgias de pequenos formatos, ensaios para leitura cênica das obras. O projeto, como trajetória final, prevê a aplicação de uma oficina de escrita criativa para a cena aplicada pelas pessoas participantes selecionadas para integrar este laboratório.
Público alvo: As 10 vagas são ofertadas para todas as pessoas interessadas na escrita para a cena teatral, 2 sendo destinadas a monitoria pedagógica.
Colegiado: Teatro
Coordenador/a: Thiago Dominoni
E-mail: thiago.dominoni@unespar.edu.br
ENCONTRO COM O TRABALHO: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Formação de professores se realizará como processo de formação para o PSS – Processo Seletivo Simplificado e concurso público da SEED – Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O foco da formação será o conteúdo definido no edital do processo seletivo ou concurso. A ação de extensão é aberta à aluna ou aluno do campus ou externo que tenha como objetivo ingressar na carreira docente. Se realizará também como processo de formação continuada para professores que já estejam em exercício e queiram um espaço para dialogar e encontrar didáticas apropriadas para estes tempos. Nesta ação, em particular, o ponto de partida será o conjunto das formulações teóricas do coordenador sobre as pedagogias e didáticas que a atualidade precisa e o de chegada vai ser o conjunto das constatações de cada professor em formação no confronto das ideias com a realidade. O que se quer com esta ação é dar vida à formação continuada de professores no contato direto universidade – escola no qual uma orienta a outra quanto ao seu papel na sociedade.
Colegiado: Licenciatura em Música
Coordenador: Paulo Pereira
E-mail: paulo.pereira@unespar.edu.br
ESCRITAS EM SANGUE - GRUPO DE ESTUDOS DE NARRATIVAS DE HORROR
O horror é um gênero que está presente em várias formas artísticas e tipos de mídia, e é amplamente reconhecido na linguagem comum. Essa definição é o princípio orientador deste projeto, que parte da produção de gênero como categorizações de códigos estéticos e narrativos que demarcam limites entre os produtos da indústria cultural. O horror como forma artística pressupõe sua ampla circulação, aceitação e consumo em vários meios, como literatura, arte sequencial, filmes, televisão e plataformas de streaming. O público em geral tem uma noção razoável do que são as narrativas de horror, já que o gênero recebe seu nome da emoção que provoca de modo característico. A emoção suscitada pelo horror é o fascínio que o gênero provoca, especialmente entre o público mais jovem. No entanto, a docência no Curso de Cinema da Unespar identificou a urgência de refletir sobre o horror no audiovisual, indo além do que é estudado em sala de aula e oferecendo um espaço para a comunidade refletir sobre o tema. O horror também cumpre uma função catártica e social ao dar forma aos nossos medos, dos mais superficiais aos mais profundos, tornando-se assim um objeto contemporâneo privilegiado de investigação, promoção, debate e estímulo à pesquisa no tema
Público alvo: Entusiastas e estudiosos de narrativas de horror
Colegiado: Cinema e Audiovisual
Coordenador/a: Paulo Biscaia Filho
E-mail: paulo.biscaia@unespar.edu.br
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM INCLUSÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS
Projeto que objetiva oferecer capacitação aos professores, funcionários e direção na área da Educação Especial/Inclusão, em uma escola regular no município de Colombo.Através de uma metodologia de observação –reconhecimento da escola suas barreiras escolares -análise de resultados e comportamentos, frente à situações de problemas de aprendizagem e/ou metodologias inadequadas. O projetoé direcionado às soluções de problemas. Seja na capacitação dos professores, ou até, pelo meio de oficinas de arte, muitos desses impedimentos podem ser solucionados por essa iniciativa do projeto.Complementa o projeto com ações da musicoterapia em atividades grupais, orientado por musicoterapeutas, como proposta de integração e acolhimento dos envolvidos no projeto.
Público alvo: Alunos e professores da Escola Estadual Heráclito Fontoura Sobral Pinto, de Colombo/PR
Colegiado: Musicoterapia
Coordenador/a: Carlos Fernando França Mosquera
E-mail: carlos.mosquera@unespar.edu.br
GRUPO DE ESTUDOS E EXPERIMENTAÇÕES "SOMENTE": SONS, LINGUAGEM E MENTE
O projeto tem por objetivos: aprofundar inter e transdisciplinarmente temas das áreas da música, de estudos das linguagens/ semiótica e da mente/ cognição; Agregar interessados em desenvolver o pensamento sobre as áreas da música, dos estudos das linguagens/ semiótica e da mente/ cognição; Experimentar artisticamente e esteticamente nas áreas da música, linguagem e mente; Promover a difusão de estudos, teorias e processo artísticos relativos às áreas da música, linguagens/ semiótica e mentes/ cognição.
Colegiado: Licenciatura em Música
Coordenador: Caio Nocko
E-mail: caio.nocko@unespr.edu.br
LABIC - LABORATÓRIO DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
Projeto Permanente realizado desde 2010 que oferta cursos, oficinas e eventos de aperfeiçoamento técnico na área de iluminação cênica para a comunidade em geral.
Colegiado: Artes Cênicas
Coordenadora: Nádia Luciani
E-mail: nadia.luciani@unespar.edu.br
LACOMUS - LABORATÓRIO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL
Foi criado com o objetivo de criar subsídios e dar suporte para o estudo da composição, performance e improvisação musical a partir da produção e execução de trilhas e intervenções sonoras para filmes e documentários, espetáculos cênicos e performances artísticas de estudantes do Campus II da UNESPAR e da comunidade externa. Dentre as principais ações contempladas estão a composição e produção de trilhas sonoras e design sonoro para filmes, documentários e outras mídias, além do estudo do papel música na construção de espetáculos de outras áreas como o teatro e a dança, por exemplo.
Público alvo: Comunidade em geral e estudantes de música da instituição.
Colegiado: Música Popular
Coordenador/a: Bernardo Grassi
E-mail: bernardo.grassi@unespar.edu.br
LABORATÓRIO DE PARTITURA PARA A CENA
O Laboratório de Partitura para Cênica existe desde 2014 no Campus FAP da Unespar e concentra sua pesquisa na prática teatral. O LPC tem como objetivo investigar a criação de partituras físicas por parte dos atores integrantes, as quais tenham potencial cênico-teatral. Também é objetivo deste grupo de trabalho a reflexão coletiva sobre estes processos de elaboração física, bem como sobre os resultados obtidos. Inicialmente, será realizada uma oficina para que os integrantes assimilem, na prática, as bases estruturais da pesquisa. Em seguida, com os integrantes que mostrarem interesse em ingressar no laboratório, ocorrerá um processo visando o exercício da elaboração criativa e colagem de partituras relacionadas a um ou mais temas determinados pelo coordenador de acordo com o conjunto de participantes. É meta deste grupo de trabalho o desenvolvimento de espetáculo que espelhe os processos criativos desenvolvidos durante as práticas. O projeto ocorrerá durante os anos letivos de 2023 e 2024, sob a forma de um encontro semanal para execução das atividades práticas, reflexões e ensaios, sendo que a oficina se repetirá no início do ano de 2024.
Público alvo: Atores e dançarinos; estudantes de teatro ou dança nos mais diversos níveis, atores e dançarinos amadores, interessados na expressividade corporal, professores de arte.
Colegiado: Teatro
Coordenador/a: Alvaro Levis de Bittencourt
E-mail: alvarolevis@gmail.com
LIMITES EM MOVIMENTO: CORPO EM QUESTÃO - ETAPA 5
O projeto propõe desenvolver trabalhos de criação em dança e audiovisual com pessoas pertencentes a grupos vulneráveis, particularmente com pessoas com deficiência, abordando a temática do distanciamento social evidenciado durante a pandemia de COVID-19, de modo a promover reflexão sobre a naturalização das diferentes formas de isolamento social vivenciados por estas pessoas, e contextualizar as facetas não aparentes da questão, o avesso dos entre lugares de subjetivação individual. A ampliação do acesso de grupos socialmente vulneráveis à criação artística por meio do conhecimento teórico-prático produzido na UNESPAR, aproxima a universidade da comunidade externa, fortalece vínculos entre as pessoas e colabora com a construção de uma educação pautada na valorização da diversidade humana.
Público alvo: Pessoas com deficiência e/ou pertencentes a grupos sociais vulneráveis, comunidade acadêmica e externa.
Colegiado: Licenciatura em Dança
Coordenador/a: Renata Roel
E-mail: renata.roel@unespar.edu.br
OFICINA DE CHORO DA FAP
Através da prática em grupo e dos atendimentos individualizados, a Oficina de Choro da FAP, a partir da linguagem do Choro Brasileiro, em seu contexto formal, interpretativo e histórico, será ofertada para alunos de graduação, pós-graduação e musicistas da comunidade. Em sua trajetória, ininterruptamente entre 2005 e 2010 a oficina já atendeu cerca de 200 alunos, oriundos de diversas localidades da cidade, estados brasileiros e alguns alunos do exterior. A interação ocorrida durante as práticas musicais em sala, rodas de choro, na cantina e nas experiências realizadas em estúdio, envolvem demandas que exigem dos participantes recursos técnicos que são úteis para uma maior atuação no campo profissional da música. Ainda, a oficina oferece momentos que envolvem debates, reflexão, pesquisa, história do choro e apreciação musical. Nesta 8a edição será realizada uma homenagem à velha guarda da música paranaense, que resultará em um núcleo de pesquisa que abordará mestres e mestras da cultura do choro e do samba no Paraná, personagens importantes no cenário paranaense e curitibano, responsáveis por fomentar e disseminar cultura.
Colegiado: Licenciatura em Música
Coordenador: Caio Nocko
E-mail: caio.nocko@unespar.edu.br
PONTOS DE VISTAS: ESTUDOS DE CINEMATOGRAFIA
Objetiva abrir para estudantes de diferentes universidades e instituições públicas e privadas a possibilidade de debater e discutir a fotografia cinematográfica a partir de suas formações.
Público: estudantes de cinema de diferentes Universidades e Instituições que desejem se aprofundar em discussões teóricas, técnico e criativa a respeito da fotografia.
Colegiado: Cinema e Audiovisual
Coordenador: Filipe Parolin
E-mail: filipe.parolin@unespar.edu.br
PROJETO INTERDISCIPLINAR CIDADE
O Projeto Interdisciplinar Cidade está incorporado ao PPC do Curso de LAV desde a Reestruturação de 2017, e é realizado no curso há mais de vinte anos. Em caráter interdisciplinar, vem sendo, desde o ensino remoto no processo da pandemia, até o retorno presencial, em 2022, incorporado por todas as disciplinas do primeiro ano do curso. A experiência tem sido desafiadora aos docentes e discentes, no entanto, tem proporcionado processos e resultados profícuos na produção de conhecimentos em artes visuais, seja do ponto de vista artístico, seja sob a ótica da pesquisa em arte e a princípios pedagógicos. Com a entrada das ações de curricularização da extensão, quatro professores dos primeiros anos propupuseram a realização das cargas horárias das ACECs de modo interdiciplinar, por meio do referido projeto. A metodologia de projetos de trabalho proporciona o diálogo entre as disciplinas e a permeabilidade do conhecimento, que se integra de modo fluido no processo. Utilizam-se procedimentos diversos ao longo das aulas e experiências em campo, ou seja, deslocamentos dos discentes, organizados em equipes e temas, para locais da cidade de Curitiba e Região Metropolitana, conforme interesse da equipe, para coletas de diversas naturezas: fotografias, desenhos, frottages, mapeamentos, e ainda entrevistas, conversas com pessoas, entre outros, conforme as intenções de cada equipe. As equipes produzem portfólios digitais com as etapas e procedimentos, a serem apresentados em seminário integrado, que contará com a participação de todos os professores. As interações com as comunidades ou público pretendido serão exploradas em seu aspecto pedagógico e cultural. Na edição do Projeto Cidade 2024 propõe-se temáticas urbanas vinculadas à Agenda 2030, tendo como foco a sustentabilidade, a preservação dos espaços verdes e a interação com os modos de vida urbanos.
Colegiado: Artes Visuais
Coordenadora: Rosanny Moraes de Moraes Teixeira
E-mail: rosanny.teixeira@ies.unespar.edu.br
REFEXFIC: REALIZAÇÃO DE FILMES EXPERIMENTAIS DE FICÇÃO
Visa proporcionar aos participantes, através do exercício de funções de seu interesse, em um ambiente de experimentação e aprendizado sobre os processos de feitura de obras cinematográficas audiovisuais. Neste projeto, faremos especial ênfase sobre processos experimentais de filmar ficção, com ênfase para técnicas de improviso e com ênfase para a interpretação e a atuação, a direção de atores e processos de seleção de elenco (casting). Haverá também uma ênfase em falsos documentários e história do cinema de América Latina nos anos 60, 70 e 80, tendo, entre outros, como referência, o cineasta argentino Leonardo Favio, o maior da história de aquele país. A abordagem latino-americana também será contemplada nas cenas ficcionais, sendo parte do filme falado em castelhano, e sendo alguns personagens, inspirados em emigrantes venezuelanos, cubanos, argentinos, residentes na cidade de Curitiba.
Colegiado: Cinema e Audiovisual
Coordenador: Mauro Baptista Y Vedia Sarubbo
E-mail: mauro.baptista@unespar.edu.br
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA ACADÊMICA 2024 - LABORATÓRIO DE LINGUAGENS SONORAS E MÚSICA ELETROACÚSTICA - LISON-ME
Esta proposta apresenta a viabilização da oferta de ação extensionista por meio da realização de residência artística-acadêmica no Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica – LiSon-ME/UNESPAR para estudantes de cursos de Música de IES brasileiras realizarem uma obra musical com atividades acadêmicas decorrentes com a comunidade local. Ao final da residência os participantes contemplados realizarão uma palestra-concerto didático sobre o processo artístico da experiência vivenciada e sua perspectiva na vida profissional futura. A seleção dos participantes ativos será realizada por meio de edital público para acolhimento de inscrições em âmbito nacional e a participação da comunidade local se dará por inscrições no momento da palestraconcerto, para fins de certificação como participante, tendo como público alvo os cursos de graduação do Campus de Curitiba II - FAP, sobretudo o Curso de Bacharelado em Música Popular como financiador da proposta por meio do PAA 2024 e as ações finalistas previstas.
Colegiado: Música Popular
Coordenador: Professor Alvaro Borges
E-mail: alvaro.borges@unespar.edu.br
RODA DE SAMBA
O projeto trata da formação de uma roda de samba para o Campus de Curitiba II com discentes e egressos dos cursos do Centro de Música e Musicoterapia. As comunidades interna e externa são convidadas uma vez por mês para roda de samba aberta. O repertório envolve canções nacionais da década de 30 até o ano atual, com compositores como: Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Martinho da Vila e Dorival Caymmi. O objetivo é proporcionar, aos discentes e egressos, a vivência de uma roda de samba como uma atividade na qual todos têm voz e atuação, bem como a possibilidade de aperfeiçoar a prática instrumental e o canto popular.
Público alvo: qualquer discente ou egresso do Centro de Música e Musicoterapia.
Colegiado: Musicoterapia
Coordenadora: Mariana Arruda
Contato: rodadesamba.fap@unespar.edu.br
Instagram: https://www.instagram.com/rodadesambadafap/
TRABALHADOR(A) EM FOCO - PROGRAMA DE EXTENSÃO
O Programa Trabalhador(a) em Foco objetiva reunir eventos que buscam privilegiar a saúde dos trabalhadores que atuam no Campus de Curitiba II/FAP da Unespar, por meio da realização de workshops e palestras com a participação de profissionais do Campus e convidados externos.
Setor: Divisão de Extensão e Cultura
Coordenadora: Pierangela Nota Simões
E-mail: pierangela.simoes@unespar.edu.br
TEATRO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADES: POÉTICAS DAS DEFIÊNCIA VISUAIS
O projeto busca promover espaços de ensino-aprendizagem entre as e os discentes da Licenciatura em Teatro e as pessoas atendidas pela Fundação de Assistência à Criança Cega (FACE) de Curitiba, com ênfase na construção de saberes relacionados ao teatro, à inclusão e às acessibilidades. Seu objetivo central é a investigação, adaptação e elaboração de práticas artístico-formativas acessíveis e inclusivas às pessoas com deficiência visual. Para tanto, a metodologia abrangerá ações formativas, discussões teórico-conceituais, investigações laboratoriais e apresentação pública dos resultados, tanto no formato de artigos científicos ou relatos de experiência e espetáculos. Espera-se que o projeto contribua na formação sensível das/dos integrantes do projeto, democratizando acessos à arte teatral e viabilizando sua feitura às pessoas atendidas pela FACE.
Público alvo: Adolescentes com deficiência visual (cegos e/ou baixa visão) e comunidade acadêmica em geral, com ênfase nos/nas discentes da Licenciatura em Teatro.
Colegiado: Teatro
Coordenador/a: Lucas de Almeida Pinheiro
E-mail: lucas.pinheiro@unespar.edu.br
UM - NÚCLEO DE PESQUISA ARTÍSTICA EM DANÇA DA UNESPAR
O Projeto UM – Núcleo de pesquisa artística em dança da FAP apresenta como proposta desenvolver uma pesquisa artística fundamentada pelo viés da Educação Somática. Investe no estudo do CORPO PROPOSITOR, a PERCEPÇÃO CORPORAL, a DRAMATURGIA CORPORAL e a PERFORMATIVIDADE nos processos de criação que partem de questões individuais e que se complexificam em criações colaborativas/compartilhadas. Propõe focalizar no entendimento do movimento a partir de exercícios que promovam a criação/formulação de procedimentos de investigação em processos de criação em dança contemporânea, pautado no estudo dos mapas de criação.
Público alvo: Alunos/as, ex-alunos/as e interessados em dança da comunidade em geral.
Colegiado: Bacharelado em Dança
Coordenadores: Rosemeri Rocha da Silva e Danilo Silveira
E-mail: danilol.silveira@unespar.edu.br / rosemeri.rocha@unespar.edu.br
UNIVERSIDADE ABERTA DA PESSOA IDOSA (UAPI)
A educação na velhice tem como finalidade promover conhecimentos que determinam redimensionamentos para o fomento da qualidade de vida a partir de pressupostos de interdisciplinaridade, participação social e promoção da saúde. É possível pensar em medidas preventivas e intervenções que garantam novos sentimentos que estejam livres de estereótipos associados ao envelhecimento. Diante do exposto, o programa de extensão “Universidade Aberta para pessoas idosas (UAPI)” tem como objetivos: Inserir a pessoa idosa no ambiente universitário; Integrar e ampliar a participação do idoso, visando enfatizar suas experiências, vivências e conhecimentos; Ampliar a ação educativa da UNESPAR, por meio de educação continuada para pessoas idosas; Promover relação intergeracionais; Analisar a problemática da pessoa idosa a partir de enfoques biopsicológicos, sociais, filosóficos, políticos, jurídicos, religiosos, econômicos, socioculturais e outros, reconhecendo o seu potencial de contribuição para a sociedade. Dessa forma, a UAPI assume o compromisso de assegurar a existência de espaços multiplicadores, com ações interativas, educativas e qualificadas, que privilegiem o sujeito no seu processo de envelhecer com dignidade, contribuindo para a melhoria dos níveis de saúde físico-mental e social das pessoas idosas residentes em Curitiba e região, utilizando as possibilidades existentes na instituição universitária. A UAPI atenderá pessoas de qualquer nível econômico e educacional, cuja faixa etária seja igual ou superior a 60 anos. O curso terá uma carga horária mínima de 384 horas, distribuídas em quatro semestres letivos, duas vezes por semana, das 14h as 16h. Será ofertado na UNESPAR, Curitiba, campus II.
Público alvo: Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Colegiado: Musicoterapia
Coordenador/a: Gislaine Cristina Vagetti
E-mail: gislaine.vagetti@unespar.edu.br
VOZ QUE (TRANS)FORMA: A FONOAUDIOLOGIA NO PROCESSO DE REDESIGNAÇÃO VOCAL DE PESSOAS TRANS E TRAVESTIS
Trata-se de projeto com parceria entre o Departamento de Fonoaudiologia da UNICENTRO e a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), aprovada por meio dos documentos RESOLUÇÃO Nº 70-CONSET/SES/I/UNICENTRO, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2022 e TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA nº 01/2023 DAV/SESA e nº 008/2023 UNICENTRO (anexados a este processo), que visa oferecer atendimentos de voz para pessoas trans/travestis, relacionado ao processo de redesignação vocal. Serão realizadas avaliações e sessões de acompanhamento de pessoas usuárias do Centro de Pesquisa e Atendimento a Pessoas Trans/Travestis (CPATT), de modo presencial e/ou remoto. Espera-se que o projeto contribua para a busca de identidades vocais autênticas e que possibilitem mudanças positivas na vida das pessoas atendidas, no que se refere às relações sociais, oportunidades profissionais, diminuição da transfobia e avanços relacionados à cidadania e à dignidade.
Público alvo: Pessoas trans e travestis usuárias do Centro de Pesquisa e Atendimento a Pessoas Trans e Travestis (CPATT), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA/PR).
Colegiado: Teatro
Coordenador/a: Ana Paula Dassie-Leite
E-mail: ana.dassieleite@unespar.edu.br