Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Extensão > Grupos Artísticos > GRUPOS ARTÍSTICOS

GRUPOS ARTÍSTICOS

por Helio Sauthier publicado 21/08/2023 09h17, última modificação 14/03/2024 15h01
CULTURA

As universidades são também polos difusores de cultura, e esse papel usualmente está vinculado à área da extensão universitária, como acontece com a Unespar. No Regulamento de Extensão e Cultura da Unespar há um capítulo sobre a cultura, que estabelece a conceituação, princípios, diretrizes e objetivos que balizam a atividade de cultura na universidade. Sua função, como eixo articulador de Ensino, Pesquisa e Extensão, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências, garantindo o acesso universal aos bens simbólicos. Seu propósito é impulsionar o desenvolvimento humano e promover a transformação social, estabelecendo uma conexão essencial entre a Universidade e a Sociedade.

Desde 2022, a PROEC está promovendo uma ampla discussão junto à comunidade acadêmica no sentido de propor uma Política Institucional de Arte e Cultura (a PIAC) que leve a cabo esses objetivos no contexto da universidade, não só no ensino e pesquisa, mas sobretudo no seu contato com a sociedade, por meio da extensão. Ao final dessa discussão será proposta uma política definida para incentivar a atividade cultural de maneira que a Unespar seja uma referência em arte e cultura no estado e no país.

Acompanhe o desenvolvimento dessa discussão pela página da PIAC. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

O Campus de Curitiba II, por sua dedicação à área de Artes, tem em seus projetos de extensão, naturalmente, forte relação com a área cultural, e especialmente a manutenção de grupos artísticos.

Conheça os grupos artísticos da FAP:

 

ATHIKTÊ

Coordenação: Professora Beatriz Avila Vaconcellos

O Athiktê é um grupo de dança-teatro que se dedica a realizar criações coletivas através de tarefas investigativas pessoais e exercícios de dramaturgia. O nome homenageia uma personagem do livro A alma e a dança, de Paul Valery, em que o filósofo francês nos conduz por um diálogo imaginário entre Platão e Aristóteles sobre o que é a dança e sobre o que ela provoca em nós. Athiktê é a bailarina sobre a qual conversam e cujo nome evoca a ideia de sagrado no sentido grego: aquilo que não pode ser manchado, maculado, destruído. Como Valery, queremos afirmar a dança como aquilo que, apesar de todos os pesares, não deixa de existir, não pode ser destruída, porque é parte da humanidade.

Contato: beatriz.vasconcelos@unespar.edu.br

Saiba mais em: instagram.com/athikte_fap

 

 

CANAL CÊNICAS FAP

Coordenação: Professor Paulo Biscaia

O objetivo do Canal Cenicas FAP é ter um espaço de memória do Bacharelado em Artes Cênicas através de um local único para concentrar registros videográficos de montagens produzidas no curso.

Contato: paulo.biscaia@unespar.edu.br

https://www.youtube.com/@canalcenicasfap1912

 

 

CORO DA FAP

Coordenação: Professor André Ricardo de Souza

O Coro da FAP tem por objetivo unir pessoas em torno da prática do canto coral, visando a promover o desenvolvimento humano por meio do acesso ao conhecimento e à prática musical. Busca também manter um conjunto coral estável, com apresentações regulares. O repertório é eclético, contemplando gêneros e estilos tradicionais do canto coral, como peças sacras e seculares do Renascimento, spirituals e arranjos de música popular brasileira.

Contato: andre.ricardo@unespar.edu.br 


CPP_IMPLICAÇÕES

Coordenação: Professora Milene Lopes Duenha

Corpo, Performance e o Político em Implicação (CPP_Implicações) é um projeto de extensão dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Dança da UNESPAR – Campus II. Voltado à comunidade externa, o projeto abre espaço para discussão, invenção e exercício de composições ético-estético-políticas, colocando em perspectiva as relações entre a dimensão do convívio coletivo, a produção de subjetividade e os modos de pensar/fazer arte na intersecção entre Dança e Performance Arte. Desde 2019 o projeto vem investigando modos de criação realizando incursões em diferentes espaços - do privado ao público -, colocando em pauta a inseparabilidade entre corpo e ambiente.

Contato: corpoextensao@gmail.com / miduenha@yahoo.com.br 

Mais informações: https://www.instagram.com/projeto_cpp_implicacoes/

 

DIREÇÕES DE ENCENAÇÃO - DECOLONIALIDADE

Coordenação: Professora Sueli Araújo

A Ação artística tem como objetivo inaugurar um território de/para uma troca ampliada entre a cidade, estudantes de cênicas e demais interessados em participar da realização de uma ação artística coletiva em espaço público, tendo a perspectiva da decolonialidade como impulso.

Contato: sueli.araujo@unespar.edu.br 



DUNYABEN

Coordenação: Professora Gladistoni dos Santos

Laboratório de africanidades Dunyaben/ FAP consiste em um Laboratório artístico e cultural em formato de oficinas que promovem a pesquisa regular em História, dança e percussão africana mandengue oriunda das diversas etnias pertencentes ao Império Mandengue (oeste da África), a partir de classes semanais junto aos pesquisadores de Dunyaben Educação Arte & Cultura e aos mestres africanos convidados, fim de difundir as manifestações artísticas da cultura mandengue na cidade de Curitiba, para que, no futuro, elas se tornem uma base de conhecimento e de formação de multiplicadores (dançarinos e músicos percussionistas desta linguagem específica), possibilitando a acessibilidade e a inclusão das pessoas às referências africanas para o reconhecimento da identidade cultural brasileira e a valorização da diversidade cultural em sociedade.

Fomentar a disseminação dos saberes populares-tradicionais do oeste africano e promove o intercâmbio sócio cultural entre África e Brasil, buscando e difundindo o conhecimento recebido das referências africanas, a fim de promover a difusão e a valorização das culturas do oeste africano, em especial a cultura da Guiné Conacri, de forma a torná-la uma ferramenta de reflexão sobre a sociedade brasileira e os valores padronizados instituídos pelo atual sistema de ensino e aprendizagem, integrando ao pensamento etnocêntrico, uma visão expandida sobre a valorização das culturas originais, formadoras do povo brasileiro.

Temos como objetivos específicos do projeto:

Formar músicos percussionistas e dançarinos desta linguagem em Curitiba

Promover o intercâmbio sociocultural entre África e Brasil;

Viabilizar o acesso de um maior número de aos artistas da música e da dança, sendo eles, referências africanas residentes no Brasil;

Promover o empreendedorismo étnico racial dos artistas africanos;

Sensibilizar o público-alvo para a valorização dos saberes; populares-tradicionais do oeste africano e o protagonismo das referências da cultura (mestres e artistas);

Promover a reflexão sobre o respeito a equidade étnico-racial e a diversidade cultural e social e mitigar o racismo estrutural em sociedade;

Divulgar por meio dos canais de comunicação (redes sociais, assessoria de imprensa) este projeto vinculando este intercâmbio como um agente de transformação sociocultural na cidade de Curitiba.

Saiba mais:

Contato: santosgla17@gmail.com (Gladistoni dos Santos)

Instagram @dunyaben_

YouTube https://www.youtube.com/@dunyaben-educacaoartecultu1117

Facebook https://www.facebook.com/coletivodunyaben


 

FILARMÔNICA FAP

Coordenação: Professor André Ricardo de Souza

O projeto tem por objetivo propor atividades de prática de conjunto no formato de uma orquestra (cordas, sopros e percussão) com ensaios semanais regulares, como complemento às atividades de prática musical dos cursos do Centro de Música e Musicoterapia do Campus de Curitiba II, propiciando também vivências significativas para os estudantes das disciplinas de regência e arranjo desses cursos.

Contato: andre.ricardo@unespar.edu.br (André Ricardo)


RODA DE SAMBA DA FAP

Coordenação: Profª. Mariana Lacerda Arruda

O projeto trata da formação de uma roda de samba para o Campus de Curitiba II com discentes e egressos dos cursos do Centro de Música e Musicoterapia. As comunidades interna e externa são convidadas uma vez por mês para roda de samba aberta. O repertório envolve canções nacionais da década de 30 até o ano atual, com compositores como: Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Martinho da Vila e Dorival Caymmi. O objetivo é proporcionar, aos discentes e egressos, a vivência de uma roda de samba como uma atividade na qual todos têm voz e atuação, bem como a possibilidade de aperfeiçoar a prática instrumental e o canto popular.

Público alvo: qualquer discente ou egresso do Centro de Música e Musicoterapia.

Contato:

Instagram: https://www.instagram.com/rodadesambadafap/

 

 

UM - NÚCLEO DE PESQUISA ARTÍSTICA EM DANÇA 

Coordenação: Professora Rosemeri Rocha 

O UM parte do conceito de corpo propositor e de debruça sobre o estudo de processos perceptivos e investigativos envolvidos num projeto coreográficos/poético.

Seu foco está na pesquisa do movimento e nas estratégias metodológicas de criação, a fim de criar novos camihos para que o/a bailarino/a intérprete criador/a possa descobrir sua própria individualidade, buscando a expressividade do ser na dança e na arte. 

Saiba mais:

https://instagram.com/umnucleo?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

https://www.facebook.com/umnucleo?mibextid=LQQJ4d


ANIMAÊ

Coordenação: Professora Beatriz Avila Vasconcelos

Contato: beatriz.vasconcelos@unespar.edu.br 


CARTOGRAFANDO A CIRANDA DA GRAVURA

Coordenação: Professora Iriana Nunes Vezzani

Contato: irianazz@yahoo.com.br 

 

LACOMUS

Coordenação: Professor Bernandor Grassi

Contato: bernardo.grassi@unespar.edu.br


O BAILE DO CARA DE CAVALO

Coordenação: Professor Andre Sarturi

Contato: andresarturiteatro@gmail.com


O SELF E A ATUAÇÃO

Coordenação: Professora Luciana Baroni 

Contato: luciana.barone@unespar.edu.br