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PROJETOS DE EXTENSÃO VIGENTES

O Self e a Atuação: expressividade e montagem

Este projeto parte do entendimento de que o conhecimento de Si Mesmo (Self) consolida uma base para um processo de criação integrado e autônomo para a arte da atuação. Para tanto, oferece oficinas de práticas que englobam a integração entre corpo e psique, visando a sistematização de uma abordagem psicofísica para o trabalho de atuação. Nesta proposição, o enfoque será o trabalho de atuação em uma montagem, bem como a prática de jogos em máscara neutra como possibilidade de reconhecimento da própria expressividade corporal e potencialidades criativas no fazer da cena. O projeto se destina a atores e atrizes de dentro e de fora da comunidade acadêmica que tenham interesse e disponibilidade para a investigação de Si como caminho para a criatividade cênica. 

Público alvo: Este projeto é destinado a atores e atrizes, maiores de 16 anos, formados ou em formação, que se interessem pelos procedimentos de investigação e criação por ele propostos. Deve atender à comunidade da cidade de Curitiba e região, de maneira irrestrita, uma vez que será ofertado gratuitamente a esta comunidade.

Colegiado: Artes Cênicas

Coordenador/a: Luciana Paula Castilho Barone

E-mail: luciana.barone@unespar.edu.br

 


Canal Cênicas

Criar um canal no YouTube que concentre a maior quantidade possível de registros em vídeo de produções passadas e correntes realizadas pelos alunos do curso de Bacharelado em Artes Cênicas. O canal será um local virtual para registro, consulta e debate sobre a produção artística do curso, além de oferecer um hub de comunicação entre discentes, docentes, egressos e toda a comunidade.

Público alvo: Alunos do Bacharelado em Artes Cênicas e interessados em teatro.

Colegiado: Artes Cênicas

Coordenador/a: Paulo Roberto Rego Barros Biscaia Filho

E-mail: paulo.biscaia@unespar.edu.br

 

 

Direções da Encenação - Decolonialidade

O projeto de Extensão Direções da Encenação - Decolonialidade é um grupo de estudos formado por alunes, ex-alunes, artistas profissionais e amadores e demais interessados no tema. O objetivo principal é cria uma comunidade crítica que se dedique à reflexão e à prática criativa da direção cênica em seus múltiplos aspectos.  Neste projeto, os estudos decoloniais operam como pontes para as práticas artística colaborativas, a partir do tema “Procurando o Brasil em Curitiba”

Público alvo: Alunos do curso de Artes Cênicas, Teatro e Dança, matriculados na Instituição, alunos egressos e demais interessados no tema.

Colegiado: Artes Cênicas

Coordenador/a: Sueli Santos Araújo

E-mail: sueli.araujo@unespar.edu.br

 

Licenciatura de Artes Visuais nas Mídias Sociais

Objetiva divulgar o curso de Licenciatura em Artes Visuais, do Campus Curitiba II, da  UNESPAR  através  das  Redes  Sociais Instagram e Facebook. Buscar-se-á  compartilhar informações sobre atividades realizadas pelo corpo docente e discente, material de divulgação de eventos, congressos, exposições, bem como as diversas atividades que possam interessar a comunidade e contribuir  na  atualização  acadêmica  dos  interessados.  As  duas  plataformas escolhidas poderão ser caminhos úteis para um contato efetivo entre o meio acadêmico e os espaços fora dele, a considerar a adesão e frequência com que as pessoas ocupam essas redes.

Público alvo: Comunidade geral

Colegiado: Artes Visuais

Coordenador/a: Mauren Teuber

E-mail: maurenteuber@gmail.com

 

ANIMAÊ – conversas e práticas em animação

O Projeto ANIMAÊ – conversas e práticas em animação – busca reunir interessados em animação a fim de promover a sensibilização, a difusão de repertório e a informação sobre este tipo de cinema, bem como o contato entre profissionais da área, pesquisadores e comunidade em geral. O projeto busca criar um espaço para que a troca de conhecimentos entre estudantes de cinema da Unespar, a comunidade de profissionais e amantes do cinema de animação na cidade de Curitiba e região metropolitana possa acontecer, além de difundir este cinema a novos espectadores, especialmente a estudantes da rede pública da Educação Básica. Quer-se, com isto, potencializar a produção de animação local, contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento regional nesta área, plantando sementes para inspirar futuros profissionais, mediadores e amantes do cinema de animação. As ações do projeto constituem-se em exibições e discussão de obras do cinema de animação e conversas com profissionais da área, promovendo o encantamento pela animação, a troca de experiências e a difusão de inspirações criativas, a fim de trazer uma aproximação do público às formas de produção, à estética e às temáticas das obras, que englobam, em geral, o universo sentimental e existencial de jovens “coming of age”, tocando em questões culturais, sociais, humanas e ambientais que afetam os jovens e os seres humanos de modo geral. Espera-se que o projeto contribua para uma valorização do cinema de animação, criando redes de espectadores e profissionais deste tipo de produção cinematográfica, encorajando pessoas a terem o cinema de animação como um horizonte de formação humana e profissional.

Público alvo: Comunidade externa em geral; estudantes da rede pública de ensino

Colegiado: Cinema e Audiovisual

Coordenador/a: Beatriz Avila Vasconcelos

E-mail: beatriz.vasconcelos@unespar.edu.br

 

sUPERGRUPo III Super Grupo Especial de Estudos de Quadrinhos

O projeto de extensão sUPERGRUPo III – Super Grupo Especial de Estudos de Quadrinhos visa tanto ler e conhecer quadrinhos referenciais quanto exibir e estudar podcasts, canais de video e de críticas escritas sobre o tema. O projeto visa também complementar a formação dos integrantes, botando os participantes em contato com a obra em quadrinhos de artistas diversos(as) para aprofundarem seus conhecimentos e os aplicarem na construção de um pensamento crítico.

Público alvo: Estudantes de audiovisual, artes e comunicação, profissionais da área audiovisual, comunidade local interessada em histórias em quadrinhos.

Colegiado: Cinema e Audiovisual

Coordenador/a: Fábio Allon dos Santos

E-mail: fabio.allon@unespar.edu.br

 


O baile do Cara de Cavalo

O projeto com o nome de O Baile do Cara de Cavalo é uma atividade de caráter experimental que conjuga práticas de dança com jogos de representação ao vivo (live action roleplay, ou larp). Tais jogos tem a característica de serem práticas de dramaturgia em aberto. O projeto tratará do universo poético de Hélio Oticica e discutirá a relação entre arte erudita e arte popular, cultura da favela, samba, os bailes black e cultura periférica. Este jogo será realizado com estudantes da rede pública de ensino da cidade de Curitiba. O projeto acontecerá em cinco etapas. Três no primeiro semestre e duas no segundo semestre do ano de 2023. Na primeira etapa, com duração de aproximadamente um mês os discentes facilitadores do curso de dança receberão treinamento para aplicar a técnica com os estudantes. Na segunda etapa, com duração de três meses, estes facilitadores irão às escolas parceiras e prepararão os alunos de tais escolas para o jogo. Na terceira etapa ocorrerá o jogo propriamente dito, que será realizado no TELAB da Unespar. Durante o jogo, poderão ser admitidas outros convidados que não os alunos das escolas públicas, podendo ser aberto o evento ao público geral. Na quarta etapa, realizada no segundo semestre, os alunos facilitadores e os estudantes das escolas elaborarão um jogo que será realizado com seus colegas na própria instituição de ensino onde estão alocados. Na quinta e última etapa, será a realização dos jogos realizados nas escolas parceiras, contando com o público local.

Público alvo: Estudantes da rede pública de Curitiba acima de 16 anos e pessoas interessadas em atividades de artes participativas.

Colegiado: Dança

Coordenador/a: André Sarturi

E-mail: andresarturiteatro@gmail.com

 

 

Limites em movimento: Corpo em questão – Etapa 5

O projeto propõe desenvolver trabalhos de criação em dança e audiovisual com pessoas pertencentes a grupos vulneráveis, particularmente com pessoas com deficiência, abordando a temática do distanciamento social evidenciado durante a pandemia de COVID-19, de modo a promover reflexão sobre a naturalização das diferentes formas de isolamento social vivenciados por estas pessoas, e contextualizar as facetas não aparentes da questão, o avesso dos entre lugares de subjetivação individual. A ampliação do acesso de grupos socialmente vulneráveis à criação artística por meio do conhecimento teórico-prático produzido na UNESPAR, aproxima a universidade da comunidade externa, fortalece vínculos entre as pessoas e colabora com a construção de uma educação pautada na valorização da diversidade humana.

Público alvo: Pessoas com deficiência e/ou pertencentes a grupos sociais vulneráveis, comunidade acadêmica e externa.

Colegiado: Dança

Coordenador/a: Andréa Lúcia Sério Bertoldi

E-mail: andrea.serio@unespar.edu.br

 

 

DUNYA MANDINKA Laboratório de Africanidades - Dança e percussão

Dunya Mandinka Lab consiste em um Laboratório artístico e cultural em formato de oficinas que promovem a pesquisa regular em História, dança e percussão africana mandengue oriunda das diversas etnias pertencentes ao Império Mandengue (oeste da África), a partir de classes semanais junto aos pesquisadores do coletivo Dunyaben Educação Arte & Cultura e aos mestres africanos convidados, fim de difundir as manifestações artísticas da cultura mandengue na universidade e na cidade de Curitiba, para que, no futuro, elas se tornem uma base de conhecimento e de formação de multiplicadores (dançarinos e músicos percussionistas desta linguagem específica), possibilitando a acessibilidade e a inclusão das pessoas às referências africanas para o reconhecimento da identidade cultural brasileira e a valorização da diversidade cultural em sociedade.

Público alvo: Comunidade da FAP/Unespar, docentes, discentes, funcionários e comunidade externa na cidade de Curitiba e estado do Paraná.

Colegiado: Dança

Coordenador/a: Gladistoni dos Santos

E-mail: santosgla17@gmail.com

 

 

Corpo, performance e o político em implicação (CPP_Implicações)  – Edição IV

"Este projeto busca colocar em relação dialógica o público universitário, artistas pesquisadoras (es) e o público em geral da cidade de Curitiba e região ao abrir espaço para a mobilização e exercício de composições ético-estético-políticas, colocando em perspectiva a dimensão do convívio coletivo, a produção de subjetividade e os modos de pensar/fazer arte e ensino na intersecção entre Dança e Performance Arte. O projeto tem se estabelecido desde o ano de 2019 como espaço de elaboração inventiva da realidade. As atividades desenvolvidas dividem-se entre sensibilização para a criação em arte em proposições práticas pautadas na atenção às implicações entre corpo e ambiente, leituras e discussões de textos, produção de programas performativos e realização de encontros coletivos para a ativação de proposições. A mobilização do corpo e da imaginação ganham relevo nas ações deste projeto e têm se configurado como provocação a se inventar modos de viver e fazer arte perguntando: como o corpo se implica nos processos coletivos? Nessa IV edição do projeto o foco é a realização de encontros formativos e de criação direcionados a egressos, artistas independentes e a comunidade em geral. Haverá um processo de criação com o objetivo de desenvolver um TOUR docu-ficcional a partir da frequentação e pesquisa de um recorte geográfico do centro urbano de Curitiba via cartografia sensível, escavação e recriação de histórias do local. Além disso, haverá a composição de um núcleo de estudos e elaboração de projetos culturais com o intuito de fomentar a produção e o acesso a políticas culturais. "

Público alvo: Comunidade externa e comunidade interna da Unespar.

Colegiado: Dança

Coordenador/a: Milene Lopes Duenha

E-mail: miduenha@yahoo.com.br

 

 

Athiktê – Núcleo de dança-teatro da UNESPAR/FAP

O Athiktê – Núcleo de dança-teatro da UNESPAR/FAP se destina a não apenas desenvolver trabalhos dentro de tal linguagem artística, e apresentá-los ao público, mas também oferecer a estudantes de escolas públicas a oportunidade de desenvolver-se nesta proposta de expressão, inspirada especialmente no entendimento de dança de Pina Bausch.

Público alvo: Alunos das escolas estaduais.

Colegiado: Dança

Coordenador/a: Renata Noyama

E-mail: renata.noyama@ies.unespar.edu.br

 


Segue o baile: práticas dançantes e a construção de saberes entre artistas-docentes da rede estadual de ensino do Paraná

O presente projeto intitulado Segue o Baile: práticas dançantes e construção de saberes entre artistas-docentes – Segunda Edição, a partir da vivência do primeiro semestre, ganha uma nova etapa de elaboração e desenvolvimento de ações, seguindo com a parceria da rede básica de ensino do Paraná, agora aproximando o diálogo com as estudantes dos Estágios Supervisionados I e IV (Bruna Ramos Tomaz, Fernanda Goya Setubal, Nara Correa Vargas e Marcia Franco dos Santos Silva) do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR – Curitiba II, do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Bruna Ramos Tomaz), além do compartilhamento das pesquisas das professoras do curso (Renata Roel e Mabile Borsatto) e de uma conversa sobre pesquisa em andamento com a professora do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro (Daniella Nery). O foco continua sendo a troca de experiências sobre a prática docente dentro de instituições estaduais de ensino, ampliando a noção sobre arte e docência, assim como a mobilização dos espaços de criação-ensinoaprendizagem dentro e fora da universidade. O projeto contará com encontros semanais entre as participantes, para orientação e planejamento das 6 ações: relato de performance, conversa sobre pesquisa em andamento, compartilhamento teórico-prático da tese de doutorado, oficina para professores da rede estadual, apresentação da pesquisa de TCC e lançamento do livro. Cada mês terá a ação a ser executada como foco de estudos do grupo organizador, entendo o diálogo como um espaço potente para provocar, mover, desestabilizar e aprofundar cada ação/estudo em questão. Focaliza-se no encontro mensal o deslocamento de paradigmas sobre arte e educação com professoras e professores da rede estadual, alunas (os) e comunidade em geral, deixando emergir outras possibilidades de troca como potências para sensibilização, crítica e emancipação dos sujeitos e suas relações com a educação.

Público alvo: Educadores da rede básica de ensino do Paraná, alunas (os) dos Estágios Supervisionados I, II, III e IV do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR – Curitiba II e comunidade em geral.

Colegiado: Dança

Coordenador/a: Renata Santos Roel

E-mail: renataroel@gmail.com

 

UM - Núcleo de pesquisa artística em dança da Unespar

O Projeto UM – Núcleo de pesquisa artística em dança da FAP apresenta como proposta desenvolver uma pesquisa artística fundamentada pelo viés da Educação Somática. Investe no estudo do CORPO PROPOSITOR, a PERCEPÇÃO CORPORAL, a DRAMATURGIA CORPORAL e a PERFORMATIVIDADE nos processos de criação que partem de questões individuais e que se complexificam em criações colaborativas/compartilhadas. Propõe focalizar no entendimento do movimento a partir de exercícios que promovam a criação/formulação de procedimentos de investigação em processos de criação em dança contemporânea, pautado no estudo dos mapas de criação.

Público alvo: Alunos/as, ex-alunos/as e interessados em dança da comunidade em geral.

Colegiado: Dança

Coordenador/a: Rosemeri Rocha da Silva e Danilo Silveira

E-mail: danilol.silveira@unespar.edu.br / rosemeri.rocha@unespar.edu.br

 

 

Experiências na Ong Arte Geral

O Instituto Arte Geral é uma Organização Não Governamental (ONG) que vem desenvolvendo suas atividades desde 2001 (registrada como ONG desde 2003), oferece a crianças, adolescentes e jovens de 05 a 21 anos da região do bairro Tatuquara, aulas semanais de dança e oficinas esporádicas de outras linguagens artísticas, e em parceria com o curso de dança da Unespar através do estágio Supervisionado e o Projeto de Extensão, bem como, o Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social – Pesquisa e Extensão” (PIBIS), proporcionando aos estudantes a experiência de uma prática docente, portanto ,estimula e desenvolve o pleno exercício da cidadania e educacional por meio de suas atividades culturais. Promover um diálogo local e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto com outras entidades que visem interesses comuns, como o aprendizado de linguagens artísticas de seus participantes.

Público alvo: Crianças, adolescentes e jovens

Colegiado: Dança (licenciatura)

Coordenador/a: Cinthia de Andrade Correia Pinto

E-mail: cinthia.andrade@unespar.edu.br

 

 

Laboratório de Composição Musical para Cena e Multimídia - LACOMUS

Foi criado com o objetivo de criar subsídios e dar suporte para o estudo da composição, performance e improvisação musical a partir da produção e execução de trilhas e intervenções sonoras para filmes e documentários, espetáculos cênicos e performances artísticas de estudantes do Campus II da UNESPAR e da comunidade externa.  Dentre as principais ações contempladas estão a composição e produção de trilhas sonoras e design sonoro para filmes, documentários e outras mídias, além do estudo do papel música na construção de espetáculos de outras áreas como o teatro e a dança, por exemplo.

Público alvo: Comunidade em geral e estudantes de música da instituição.

Colegiado: Música Popular

Coordenador/a: Bernardo Grassi

E-mail: bernardo.grassi@unespar.edu.br

 

 

Músicos em Pauta: o mundo do trabalho musical (Instagram)

Este projeto tem o objetivo de popularizar e facilitar o acesso ao conhecimento qualificado sobre o trabalho musical por meio de um perfil no Instagram dedicado à difusão dos trabalhos acadêmicos e demais materiais disponibilizados na plataforma homônima Músicos em Pauta: o mundo do trabalho musical, base de dados especializada no tema do trabalho musical. Sendo assim, este projeto tem função complementar e de suporte ao projeto homônimo da plataforma, viabilizando a efetiva divulgação do conhecimento acumulado na base de dados. Importa citar que, apesar de complementar, as tarefas de divulgação e popularização realizadas por este projeto não são secundárias, visto seu caráter fundamental para a criação de meios de acesso mais democrático ao conhecimento cujo acervo encontra-se na base de dados (plataforma). O resultado esperado é a elaboração do perfil no Instagram com inserções sistemáticas de materiais pertinentes ao mundo do trabalho da música, difundindo o conhecimento sobre o tema e facilitando o acesso à base de dados. Podem se beneficiar deste projeto: estudantes, docentes e pesquisadores vinculados aos cursos de Graduação e Pós-graduação em Música; estudantes, docente e pesquisadores de áreas afins; músicos e comunidade em geral, abrangendo o âmbito local, regional e nacional, com potencial expansão para o âmbito internacional.

Público alvo: Estudante, docentes e pesquisadores vinculados a cursos de Graduação e Pós-graduação em Música; estudantes, docentes e pesquisadores de áreas afins; músicos e comunidade em geral, abrangendo os âmbitos local, regional e nacional, com potencial expansão para o âmbito internacional.

Colegiado: Música Popular

Coordenador/a: Laize Soares Guazina

E-mail: aguazina@gmail.com

 

 Bacharelado em Musicoterapia nas Mídias Sociais

Este projeto consiste em regularizar e registrar a contribuição do corpo docente e discente na divulgação do Bacharelado em Musicoterapia da UNESPAR. Já existe uma página do curso na rede social Facebook e outra na rede social Instagram, além de um canal no YouTube. Com o objetivo de divulgar as atividades realizadas pelos docentes e discentes do Bacharelado em Musicoterapia, bem como outros materiais da comunidade que possam contribuir na atualização acadêmica dos interessados. Com isso, pretende-se atingir o objetivo de divulgar a profissão e a formação de musicoterapeuta para comunidade presente nas mídias sociais.

Público alvo: Comunidade interna e externa

Colegiado: Musicoterapia

Coordenador/a: Andressa Dias Arndt

E-mail: andressa.arndt@unespar.edu.br

 

Formação Continuada de Professores em Inclusão Escolar e Desenvolvimento de Projetos Extensionistas

Projeto que objetiva oferecer capacitação aos professores, funcionários e direção na área da Educação Especial/Inclusão, em uma escola regular no município de Colombo.Através  de  uma  metodologia  de  observação –reconhecimento  da  escola  suas  barreiras escolares -análise  de  resultados  e  comportamentos,  frente  à  situações  de  problemas  de aprendizagem  e/ou  metodologias  inadequadas.  O  projetoé  direcionado  às  soluções  de problemas. Seja na capacitação dos professores, ou até, pelo meio de oficinas de arte, muitos desses impedimentos podem ser solucionados por essa iniciativa do projeto.Complementa  o  projeto  com  ações da musicoterapia em atividades grupais, orientado por musicoterapeutas, como proposta de integração e acolhimento dos envolvidos no projeto.

Público alvo: Alunos e professores da Escola Estadual Heráclito Fontoura Sobral Pinto, de Colombo/PR

Colegiado: Musicoterapia

Coordenador/a: Carlos Fernando França Mosquera

E-mail: carlos.mosquera@unespar.edu.br

 

Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI)

A educação na velhice tem como finalidade promover conhecimentos que determinam redimensionamentos para o fomento da qualidade de vida a partir de pressupostos de interdisciplinaridade, participação social e promoção da saúde. É possível pensar em medidas preventivas e intervenções que garantam novos sentimentos que estejam livres de estereótipos associados ao envelhecimento. Diante do exposto, o programa de extensão “Universidade Aberta para pessoas idosas (UAPI)” tem como objetivos: Inserir a pessoa idosa no ambiente universitário; Integrar e ampliar a participação do idoso, visando enfatizar suas experiências, vivências e conhecimentos; Ampliar a ação educativa da UNESPAR, por meio de educação continuada para pessoas idosas; Promover relação intergeracionais; Analisar a problemática da pessoa idosa a partir de enfoques biopsicológicos, sociais, filosóficos, políticos, jurídicos, religiosos, econômicos, socioculturais e outros, reconhecendo o seu potencial de contribuição para a sociedade. Dessa forma, a UAPI assume o compromisso de assegurar a existência de espaços multiplicadores, com ações interativas, educativas e qualificadas, que privilegiem o sujeito no seu processo de envelhecer com dignidade, contribuindo para a melhoria dos níveis de saúde físico-mental e social das pessoas idosas residentes em Curitiba e região, utilizando as possibilidades existentes na instituição universitária. A UAPI atenderá pessoas de qualquer nível econômico e educacional, cuja faixa etária seja igual ou superior a 60 anos. O curso terá uma carga horária mínima de 384 horas, distribuídas em quatro semestres letivos, duas vezes por semana, das 14h as 16h. Será ofertado na UNESPAR, Curitiba, campus II.

Público alvo: Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Colegiado: Musicoterapia

Coordenador/a: Gislaine Cristina Vagetti

E-mail: gislaine.vagetti@unespar.edu.br

 


Cineav em Extensão

O projeto Cineav em Extensão pretende oportunizar a realização de cursos, oficinas, workshops, cine-debates, grupos de estudos ou leituras e atividades de mediação de leitura, propostas e executadas pelos mestrandos e egressos do PPGCineav – Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Trata-se de ações de caráter extensionista destinadas a aproximar a comunidade acadêmica da comunidade externa, incentivando a dimensão extensionista dos projetos de pesquisa dos mestrandos do Programa e fortalecendo o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada. O projeto tem como público alvo estudantes, artistas e interessados no cinema e nas artes do vídeo.

Público alvo: Estudantes, artistas

Colegiado: PPG-Cineav

Coordenador/a: Marcelo Bourscheid

E-mail: marcelo.bourscheid@unespar.edu.br

 

 

Laboratório de Partitura para a Cena

O Laboratório de Partitura para Cênica existe desde 2014 no Campus FAP da UNESPAR e concentra sua pesquisa na prática teatral. O LPC tem como objetivo investigar a criação de partituras físicas por parte dos atores integrantes, as quais tenham potencial cênico-teatral. Também é objetivo deste grupo de trabalho a reflexão coletiva sobre estes processos de elaboração física, bem como sobre os resultados obtidos. Inicialmente, será realizada uma oficina para que os integrantes assimilem, na prática, as bases estruturais da pesquisa. Em seguida, com os integrantes que mostrarem interesse em ingressar no laboratório, ocorrerá um processo visando o exercício da elaboração criativa e colagem de partituras relacionadas a um ou mais temas determinados pelo coordenador de acordo com o conjunto de participantes. É meta deste grupo de trabalho o desenvolvimento de espetáculo que espelhe os processos criativos desenvolvidos durante as práticas. O projeto ocorrerá durante os anos letivos de 2023 e 2024, sob a forma de um encontro semanal para execução das atividades práticas, reflexões e ensaios, sendo que a oficina se repetirá no início do ano de 2024.

Público alvo: Atores e dançarinos; estudantes de teatro ou dança nos mais diversos níveis, atores e dançarinos amadores, interessados na expressividade corporal, professores de arte.

Colegiado: Teatro

Coordenador/a: Alvaro Levis de Bittencourt

E-mail: alvarolevis@gmail.com



Voz que (trans)forma: a Fonoaudiologia no processo de redesignação vocal de pessoas trans e travestis

Trata-se de projeto com parceria entre o Departamento de Fonoaudiologia da UNICENTRO e a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), aprovada por meio dos documentos RESOLUÇÃO Nº 70-CONSET/SES/I/UNICENTRO, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2022 e TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA nº 01/2023 DAV/SESA e nº 008/2023 UNICENTRO (anexados a este processo), que visa oferecer atendimentos de voz para pessoas trans/travestis, relacionado ao processo de redesignação vocal. Serão realizadas avaliações e sessões de acompanhamento de pessoas usuárias do Centro de Pesquisa e Atendimento a Pessoas Trans/Travestis (CPATT), de modo presencial e/ou remoto. Espera-se que o projeto contribua para a busca de identidades vocais autênticas e que possibilitem mudanças positivas na vida das pessoas atendidas, no que se refere às relações sociais, oportunidades profissionais, diminuição da transfobia e avanços relacionados à cidadania e à dignidade.

Público alvo: Pessoas trans e travestis usuárias do Centro de Pesquisa e Atendimento a Pessoas Trans e Travestis (CPATT), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA/PR).

Colegiado: Teatro

Coordenador/a: Ana Paula Dassie-Leite

E-mail: ana.dassieleite@unespar.edu.br

 

Teatro, inclusão e acessibilidades: poéticas das deficiências visuais

O projeto busca promover espaços de ensino-aprendizagem entre as e os discentes da Licenciatura em Teatro e as pessoas atendidas pela Fundação de Assistência à Criança Cega (FACE) de Curitiba, com ênfase na construção de saberes relacionados ao teatro, à inclusão e às acessibilidades. Seu objetivo central é a investigação, adaptação e elaboração de práticas artístico-formativas acessíveis e inclusivas às pessoas com deficiência visual. Para tanto, a metodologia abrangerá ações formativas, discussões teórico-conceituais, investigações laboratoriais e apresentação pública dos resultados, tanto no formato de artigos científicos ou relatos de experiência e espetáculos. Espera-se que o projeto contribua na formação sensível das/dos integrantes do projeto, democratizando acessos à arte teatral e viabilizando sua feitura às pessoas atendidas pela FACE.

Público alvo: Adolescentes com deficiência visual (cegos e/ou baixa visão) e comunidade acadêmica em geral, com ênfase nos/nas discentes da Licenciatura em Teatro.

Colegiado: Teatro

Coordenador/a: Lucas de Almeida Pinheiro

E-mail: lucas.pinheiro@unespar.edu.br

 

Dramaturgias do Desassossego: Criação, ensino e pesquisa

O projeto é uma ação extensionista orientada para promover a prática laboratorial da escrita para o teatro através do diálogo entre criação, pesquisa e a reflexão sobre o ensino na criação de dramaturgias. Os integrantes do projeto passarão por uma experiência laboratorial da escrita – prática de exercícios, criação de dramaturgias de pequenos formatos, ensaios para leitura cênica das obras. O projeto, como trajetória final, prevê a aplicação de uma oficina de escrita criativa para a cena aplicada pelas pessoas participantes selecionadas para integrar este laboratório.

Público alvo: As 10 vagas são ofertadas para todas as pessoas interessadas na escrita para a cena teatral, 2 sendo destinadas a monitoria pedagógica.

Colegiado: Teatro

Coordenador/a: Thiago Dominoni

E-mail: thiago.dominoni@unespar.edu.br

 

8ª OFICINA DE CHORO DA FAP

8ª Oficina de Choro da FAP - Homenagem à Velha Guarda da Música Paranaense é um projeto extensionista voltado a comunidade em geral dividida em dois núcleos:

- Núcleo de base/acompanhamento com Claudio Fernandes (cordas, percussão, etc.).

- Núcleo de solos/contracantos com Tiago Portella (sopros, cordas, canto, etc.).

Ainda serão oferecidas práticas de conjunto regional, bandão, atividades de  apreciação musical, reflexão, pesquisa e debates acerca do choro brasileiro"

Pré-requisitos para participar
  • Leitura básica de cifra para instrumentos harmônicos;
  • Leitura básica de partitura para instrumentos melódicos e rítmicos;
  • Ter disponibilidade nas quartas-feiras pela manhã (9h15 às 12h15)

Público alvo: Comunidade em geral. .

Colegiado: Licenciatura em Música 

Coordenador/a: Caio Nocko

E-mail: chorodafap@gmail.com