Você está aqui: Página Inicial > Noticias > XIII Mostra UM's & Outros - Performances, Discursos e Interfaces em Dança acontecerá nos dias 10, 11 e 17 de Outubro

por publicado: 30/09/2019 14h02 última modificação: 30/09/2019 14h09

XIII Mostra UM’s & Outros

Performances, Discursos e Interfaces em Dança

Boas vindas às atividades abertas e gratuitas da XIII Mostra UM’s & Outros. Nesta edição, o UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Unespar convidou diversos artistas para compartilharem seus modos de criação e suas produções artísticas nos dias 10 e 11 de outubro (quinta e sexta) – atividades em diferentes horários. Vem com a gente!

QUINTA - 10/10/2019

20:00 - Apresentações

ESTRELA CANINA

"A criação de Estrela Canina partiu do convívio afetivo com Estrela e Nirvana, dois cães abandonados nas imediações da represa do Passaúna. Foram realizadas experiências em um laboratório de criação de movimento que deu origem a esse trabalho. A Performance aborda condições alternadas de predador e presa, crueldade e morte, engajamento social e explorações do território".

. Criação, performance e produção: Laura Miranda e Mônica Infante

. Concepção sonora:  Gilson Fukushima

. Fotografia: Beto Bóçon

. Produção de vídeo: Leonardo Ferrero

Eufonia

" Atravessadas por questões contemporâneas em relação às danças urbanas, três corpos se exploram gerando uma combinação de sons agradáveis, a qual chamamos eufonia."

bailarinas e coreógrafas - Amanda Villar, Eloisa Salvador e Letícia Zimmermann.

EXPERIMENTO POLITICAMENTE CORRETO

"Faz parte de uma seleção de estudos de contextos, vindos do funk carioca/paulista. A relevância do discurso político refletida no corpo, realocam lugares de poder e de fala. Ouçam com atenção as vozes sussurradas destes corpos".

. Criação: Cia Habitus

. Bailarinas: Cauanne Camargo e Stephanie Fernandes

. Sonoplastia/operação de som: Leonardo Gerlach

RASURAS

"Processo de investigação corporal que parte de memórias singulares dos criadores-intérpretes. A partir dos sistemas corporais do corpo, o movimento floresce continuamente nas interfaces espaço-temporais, provocando atravessamentos das camadas e dos aspectos do corpo. Rasuras das memórias em movimento transpassam nas configurações espaciais, apresentando posicionamentos corporalizados. O desenvolvimento de enunciados performativos dá contorno às práticas singulares que se encontram em cena".

. Coordenação e proposição: Rosemeri Rocha.

. Dramaturgia colaborativa: Rosemeri Rocha, Danilo Silveira, Milene Lopes Duenha.

. Criadores-Intérpretes: Eliza Pratavieira, Giulia Bieler, Jean Ander, João Pedro Barauna, Oberdan Piantino, Renata Pellizzoni da Cruz.

SEXTA - 11/10/2019

09:00 - Homenagem às professoras recém-aposentadas

MEMÓRIAS EM MOVIMENTO - AULA POCKET

com Débora Tadra, Débora de Lara, Rosimara Viol e Sheila Maçanero.

11:00 - Vídeos e Conversas

PERFORMANCE: ENTRE AÇÃO E REGISTRO

"Esta fala versa sobre a performance atuando nas interfaces entre ato e registro, produção e reprodução, ação e representação. Enfoco em dispositivos e procedimentos performativos que interagem com contextos específicos de tempo e espaço, literais ou não. O intuito desta proposta é investigar a respeito de como ações performativas podem se propor como uma forma de reivindicar a condição do artista como agente consciente e ativo no processo de produção da cultura e da cidade".

. Palestrante: Michele Louise Schiocchet

VIVER DE DANÇA - UM MEIO DE EXISTIR E RESISTIR

"Um vídeo-documentário que mostra entrevistas com profissionais da dança e da cena contemporânea. A ação, cria uma vertente de discussões e empatia como um caminho para pensar e refletir sobre a profissão do artista da dança: suas escolhas, seus meios de sobrevivência, seus interesses, experiências e possibilidades".

. Criação e direção: Ádia Freitas

. Realização: Sutil Companhia de Dança

. Local: Buenos Aires - Argentina

. Ano: 2018/2019

15:00 - MOSTRA DE VIDEODANÇA E VIDEOPERFORMANCE

"Um território de compartilhamento de produções nas linguagens de videodança, videoperformance e/ou videoarte com o intuito de ampliar espaços de visibilidade para experimentos que articulem corpo, movimento e imagem. Nesta edição a mostra enfatiza produções de classificação livre para um público heterogêneo composto por estudantes das artes, estudantes do ensino fundamental e comunidade geral".

17:00 - Café coletivo

20:00 - Apresentações

RASURAS: ENUNCIADOS PERFORMATIVOS

NÃO VAMOS ENLOUQUECER, NEM NOS MATAR, NEM DESISTIR

"Princesa é mulher. É homem. É mulheromem, e também não é nem homem nem mulher. É realeza. É filha da puta. É uma máquina de dar risada. É prepotente. É generoso e chorona. É parceiro. É explosiva. É sozinho. Sozinha. Sozinhx. É um animal perigoso que vive em um país (diríamos que em um mundo) que não está interessado nele. U contexto político-social cruel e quase novelístico que exige de nós cada vez mais a capacidade de sermos resilientes. Em meio à brutalidade e a magia de existir sem medo de ser bizarra, Princesa se junta à maravilhosa Caio Fernando Abreu, em coro: "E tem o seguinte, meus senhores: não vamos enlouquecer, nem nos matar, nem desistir. Pelo contrário: vamos ficar ótimos e incomodar bastante ainda".

. Criação e performance: Princesa Ricardo Marinelli

QUINTA - 17/10/2019

14:00 - Apresentação e Bate-Papo

Rasuras

. Local: Estúdio 3

. Vagas: 15 vagas para Professores da Rede Pública Municipal + 10 vagas para comunidade externa.

. Evento: 10ª Semana de Arte Cultura e Literatura (SACL) da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

DATAS e HORÁRIOS

10 e 11 de outubro

INGRESSO

Apresentações e Atividades públicas, abertas e gratuitas!

Teatro Laboratório da FAP – R. dos Funcionários 1756, Cabral.

REALIZAÇÃO

. UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança