Você está aqui: Página Inicial > Noticias > XII Mostra UM's & Outros acontecerá no dia 08 de Julho

XII Mostra UM's & Outros acontecerá no dia 08 de Julho

por publicado: 05/07/2019 08h34 última modificação: 05/07/2019 08h35

Boas vindas às apresentações abertas e gratuitas da XII Mostra UM’s & Outros!

Nesta edição, com autorização do Comitê de Greve, abriremos a noite com o processo de pesquisa artística que o UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP-UNESPAR está desenvolvendo em 2019, chamado RASURAS: enunciados performativos.

Na sequência, a artista Andréia Nhur (SP) apresentará seu espetáculo MULHER SEM FIM (2018) – INÉDITO EM CURITIBA!

Para completar o encontro, as artistas Nara Cálipo, Andréia Nhur e Milene Duenha conduzirão uma conversa a partir de uma questão comum entre as/os artistas presentes: "como os discursos são corporalizados e desdobrados em dança?".

__ RASURAS: Enunciados Performativos _________

« Criação compartilhada em processo de investigação corporal que parte de memórias singulares dos criadores-intérpretes participantes do UM. A partir dos sistemas corporais do corpo, o movimento floresce continuamente nas interfaces com as relações espaço-temporais, provocando atravessamentos das camadas e dos aspectos do corpo. Rasuras das memórias em movimento transpassam nas configurações espaciais, apresentando posicionamentos corporalizados. O desenvolvimento de enunciados performativos é um dos modos de dar contorno às práticas singulares que se encontram em cena »

. Proposição: Rosemeri Rocha
. Dramaturgia colaborativa: Rosemeri Rocha, Danilo Silveira, Milene Lopes Duenha, Nara Calipo e Mariah Spagnolo.

. Criadores-Intérpretes: Eliza Pratavieira, Giulia Bieler, Jean Ander, Jossane Ferraz, João Pedro Barauna, Oberdan Piantino, Renata Pellizzoni da Cruz e Tayná Stocco Renisz.

__ MULHER SEM FIM _________

« Uma performer que se identifica como mulher apresenta inúmeras versões de si mesma, transitando entre dança, teatro, música, performance e multilinguismo, para edificar um corpo constantemente trespassado por ecos de mulheres presentes nas memórias das culturas. Nessa direção, traça uma dramaturgia da transformação corpórea de uma performer desenhando e apagando sua própria condição de gênero, por meio de citações de outras mulheres »

. Texto, criação e performance: Andréia Nhur (SP)

ANDRÉIA NHUR é bailarina, atriz, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP). É graduada em dança pela UNICAMP e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágio doutoral no Departamento de Dança da Université de Paris 8 (Paris-França, 2011). Sua formação inclui estudos em dança, teatro e música (canto, violão e percussão). Já se apresentou em inúmeros festivais internacionais de dança e teatro no Brasil e na Argentina. Foi premiada seis vezes como melhor atriz em festivais nacionais de teatro. Desde 2007, é bailarina-criadora do Grupo Pró-Posição Dança.

__ CONVERSA _________
Artistas-professoras / mediadoras: Nara Cálipo, Andréia Nhur e Milene Duenha

. Ponto de Partida: " como os discursos são corporalizados e desdobrados em dança? "

. . .

DATA e HORÁRIO
08 jul 2019, segunda às 19:30

INGRESSO
Apresentações públicas, abertas e gratuitas!

Teatro Laboratório da FAP – R. dos Funcionários 1756, Cabral.
. . .

REALIZAÇÃO