Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Você sabia que a Unespar tem um órgão que atende casos de saúde mental, reabilitação, inclusão e neurodesenvolvimento por meio da experiência musical?

Você sabia que a Unespar tem um órgão que atende casos de saúde mental, reabilitação, inclusão e neurodesenvolvimento por meio da experiência musical?

Geral, Extensão

por publicado: 15/06/2023 09h45 última modificação: 15/06/2023 09h45

É o Centro de Atendimento e Estudos em Musicoterapia Clotilde Leinig (CAEMT), um órgão suplementar, do campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), aberto à comunidade de Curitiba e região metropolitana, com demandas de neurodesenvolvimento, saúde mental, reabilitação e inclusão.

Desde 2009, o Centro atende, de forma gratuita, pessoas com os mais variados tipos de necessidades. Entre os casos registrados, constam Transtorno do Espectro Autista (TEA), Estimulação, Reabilitação Motora, da Fala e Sensorial, Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndromes de Down, Williams, Lower e Smith, Paralisia Cerebral, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Depressão, Interação Social, Microcefalia, Deleção, entre outros.

Nos últimos sete anos, conforme os registros oficiais, a equipe do CAEMT atendeu, ao todo, 255 pessoas, o que gerou um resultado de mais de 1.500 atendimentos, entre consultas e práticas de encontros abertos de musicoterapia.

A maior parte das pessoas atendidas são do gênero masculino e a faixa etária varia entre zero e 80 anos, porém, a maior quantidade de assistência ocorreu em crianças de 5 a 10 anos, seguido do grupo que tem de 2 a 4 anos.

Segundo a coordenadora geral do CAEMT, Clara Márcia Piazzetta, a história do Centro começou bem antes, em 1976, na então Faculdade de Educação Musical do Paraná (atual campus de Curitiba II/FAP), quando o psiquiatra Paulo de Tarso de Monte Serrat e a professora Clotilde Leinig criaram e implementaram o “Centro de Aplicação de Musicoterapia para Multideficientes”. Entretanto, até 2016, não foram registrados, de forma oficial, todos os atendimentos prestados à comunidade.

No momento da criação, prossegue a coordenadora, participaram também a professora Ivete Amaral Lima Santos, licenciada em Música, Musicoterapeuta, e professora auxiliar de Terapêutica pela Música, do curso de Licenciatura em Música, da mesma faculdade (atual campus de Curitiba II/FAP); Elísio Mosca de Carvalho, então professor de Psicologia do curso de Especialização em Musicoterapia; o neurologista Edson Novak, professor de Neurologia do curso de Especialização em Musicoterapia; professor e hoje, médico, Júlio Grott, na época assistente de anatomofisiologia do curso de Especialização em Musicoterapia e o psiquiatra Sérgio Gevaert, professor de Psicoterapia do curso de Musicoterapia. “Todo esse elenco de professores fundadores figurava como consultores do Centro”, esclarece Clara.

Importante destacar ainda que de 1977 a 1984, um grupo de seis musicoterapeutas trabalhavam no Centro: Clotilde Espínola Leinig; Rita de Cássia Oliveira; Liliam Drews; Cinira Juraszek Messadri, Jônia Maria Dozza Messagi e Maria José Braga. Em 1986, o espaço foi reativado com o nome de Centro de Musicoterapia e posteriormente Laboratório de Musicoterapia permanecendo sob a responsabilidade da Coordenação de Estágios do curso de Musicoterapia.

Só em 2008 foi regulamentado como um órgão suplementar da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e denominado então como CAEMT. Está integrado ao plano pedagógico do Curso de Graduação em Musicoterapia e atende à pesquisa, ensino e extensão em prol do desenvolvimento humano. Nesse momento, as musicoterapeutas que participam do Centro são as professoras Rosemyriam Cunha, Sheila Volpi, Noemi Ansay, Mariana Arruda e Clara Piazzetta. 

De modo geral, os objetivos do CAEMT são amplos, conforme lista a coordenadora: prestar atendimentos musicoterapêuticos à comunidade curitibana e paranaense; promover a valorização e a integração da musicoterapia no âmbito regional, nacional e internacional; apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão na área da musicoterapia, da arte, da saúde, da educação e da ciência; estabelecer intercâmbios e convênios com outras instituições no âmbito nacional e internacional; prestar serviços a pessoas físicas ou jurídicas, através de convênios ou não com entidades de classes, associações, órgãos governamentais e empresas privadas e proporcionar aos/às discentes do curso de Musicoterapia, um espaço de pesquisa, observação e atuação.

Para fazer parte do projeto, é necessário conhecer o CAEMT por meio da página https://fap.curitiba2.unespar.edu.br/sobre/caemt.  Em seguida, o/a interessado/a deve enviar um e-mail para o caemt.info@unespar.edu.br apresentando os motivos em querer participar das atividades do Centro.