Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Unespar sedia final da 5° edição do campeonato estadual de Slam

Unespar sedia final da 5° edição do campeonato estadual de Slam

por publicado: 21/09/2023 17h32 última modificação: 21/09/2023 17h32

Neste domingo (24), às 14h, o campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), recebe a final do 5° campeonato de poesia falada Slam Paraná 2023, no Teatro Laboratório (Telab). Ao todo participarão 14 poetas das comunidades: Slam Alferes Poeta, Slam Contrataque, Slam de la Frontera, Slam das Gurias CWB, Slam da Zumbi, Slam do Muma e Slam Pé Vermelho. O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público.

Além do título de campeão/campeã paranaense 2023, quem vencer o campeonato de Slam Paraná garante uma vaga para representar o estado no campeonato brasileiro de poesia falada, o Slam Brasil, que ocorrerá em dezembro deste ano, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ano passado uma egressa do bacharelado em Artes Cênicas da Unespar, Andrê Francisconi, venceu o campeonato estadual e representou o Paraná no SLAM Nacional, chegando até as semi-finais.

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE ANDRÊ CLICANDO AQUI

Como funciona o campeonato de poesia falada, o Slam

O Slam Paraná tem três rodadas eliminatórias. Na primeira, participam todos/as os/as 14 poetas, que devem apresentar um poema autoral com até três minutos de duração. As avaliações são feitas por um júri popular, composto por cinco pessoas escolhidas entre o público presente durante o evento. O júri atribui notas de 0.0 a 10.0 pontos, das cinco notas a maior e a menor são cortadas e as três medianas somadas para cada apresentação.

Classificam-se para a segunda rodada os/as sete poetas mais bem avaliados na primeira. Esses/as apresentam um novo poema autoral que será avaliado pelo júri popular. Classificam-se para a terceira rodada, os/as poetas que receberem as três melhores notas da segunda. Na rodada final, um novo poema autoral é apresentado e avaliado. Quem obtiver a maior nota da terceira rodada ganhará o título de campeão/campeã paranaense 2023 de poesia falada. Se houver empate em alguma das rodadas, os/as poetas empatados/as terão que apresentar outros poemas para avaliação de desempate.

Este é o segundo ano consecutivo que a Unespar recebe o evento, por conta de uma parceria estabelecida em 2022 entre a Unespar, por meio da Diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão de Cultura (Proec), o campus de Curitiba II/FAP e a organização do evento.