Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Unespar realizará testes de Covid-19 em assintomáticos no dia 07 de abril, nos campi de Curitiba e de Paranaguá, saiba como participar

Extensao

por publicado: 01/04/2021 16h05 última modificação: 01/04/2021 16h05

Na próxima quarta-feira, dia 07 de abril, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), realizarão um mutirão de testes com pessoas assintomáticas para detecção do novo coronavírus nos campi de Curitiba I e II e de Paranaguá.  Posteriormente, esta ação também poderá ser realizada em outros campi da Universidade.

A equipe disponibilizará 200 testes, 100 em Curitiba (EMBAP e FAP) e 100 em Paranaguá, exclusivamente para a comunidade da Unespar (agentes, docentes, estagiários, estudantes e terceirizados), sem sintomas. Os interessados devem agendar o horário de atendimento previamente no seguinte formulário: https://forms.gle/D2rHAbZLStXjzQwB6­.

Os testes serão realizados nos 100 primeiros inscritos, em cada cidade.

As coletas ocorrerão nos seguintes endereços:

CURITIBA - TELAB - Rua dos Funcionários, 1756 - Cabral, das 9h às 11h30

PARANAGUÁ - Rua Comendador Correa Junior, 117 – Centro, das 9h às 11h30

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.

O mutirão faz parte de um estudo, coordenado pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO), com apoio da Direção do SCB, que visa identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença e a contaminação de outras pessoas. Cerca de 80% da população que é infectada pelo novo coronavírus não apresenta sintomas.

Testes de Covid-19 para pessoas assintomáticas
Público-alvo: agentes, docentes, estudantes, estagiários e terceirizados dos campi de Curitiba I e II e de Paranaguá da Unespar
Data: 07/04/2021, das 9h às 11h30
Locais: