Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Unespar promove o V Seminário Internacional Interações em Arte e Cultura: "Ncutany Nzakangandy: Arte, Culturas e Experiências Compartilhadas entre Angola, Brasil e o Mundo Contemporâneo”

Geral , Extensão

por publicado: 07/10/2024 10h11 última modificação: 07/10/2024 10h11

Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizará, de 13 a 15 de outubro de 2024, em Curitiba, o V Seminário Internacional Interações em Arte e Cultura, com o tema "Ncutany Nzakangandy: Arte, Culturas e Experiências Compartilhadas entre Angola, Brasil e o Mundo Contemporâneo". O evento terá como sedes a Casa Hoffmann – Centro de estudos do movimento e o Auditório Tiradentes no campus Curitiba I (Embap).

O seminário é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), do Escritório de Relações Internacionais da Unespar (ERI), do Programa de Pós-graduação em Arte, do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), em colaboração com a UniLuanda e os Programas de Pós-graduação de Cinema e Artes do Vídeo e de Música da Unespar.

Entre os temas a serem discutidos, destacam-se a arte e a história no processo de descolonização e autoafirmação no continente africano, a dissidência nas Américas sob a perspectiva negra, perspectivas de internacionalização, redes colaborativas e descentralização a partir de uma visão sul-americana.

O seminário visa promover um ambiente de intercâmbio cultural e acadêmico, incentivando o diálogo e a colaboração entre artistas, pesquisadores e o público em geral. A programação do evento inclui uma série de atividades artísticas e culturais, como performances musicais, improvisos de dança, declamações de poesias e apresentações audiovisuais.

A Abertura que será realizada no dia 13/10 na Casa Hoffmann, a partir das 10h, terá entre os destaques, o projeto "Fake Time" de Bruno Maluche, que mescla diferentes gêneros eletrônicos com improvisos ao vivo, em cocriação musical com a equipe de pesquisadores de Dunyaben - Educação Arte & Cultura: Maria Cecília Vieira da Rocha (Cila Rocha), Maria Cecília Abbud e João Micheletto (Projeto de Extensão Laboratório de Africanidades do Campus Curitiba II). A "Orquestra Piezoelétrica" de Fabio Cadore e Lucas Mateus transforma objetos do cotidiano em instrumentos de percussão, revelando sons normalmente inaudíveis através de microfones de contato. Além disso, haverá declamações de poesias com “Nunca Diga” de Silvestre Gamba e “Dali Saímos” com Poeta Sofrencedor, e performances das dançarinas Gladis das Santas e Mônica Infante.

Este encontro será mobilizado pelas provocações e reflexões propostas por Virginia Fornillo (Pangea/Argentina), que instigará debates com questões como “O que há em um TERRITÓRIO?” e “Temos outras formas de habitar e construir novas histórias sobre a nossa comunidade?”. Também serão apresentados trabalhos como "Em constante heresia" de Loui e Mani e "Ladina Amefricana" de Mariana Lecaim, do campus Curitiba I/Embap.

Nos dias seguintes, o seminário continuará com uma série de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos, contando com a participação de estudantes, pesquisadores dos programas de mestrado e doutorado, professores e convidados que se dedicam a estudar essas temáticas. As discussões abordarão temas como as interseções entre arte e ativismo, as contribuições das culturas africanas e afro-brasileiras para as artes contemporâneas, e as possibilidades de novas formas de colaboração internacional.

O evento busca deslocar os modos consagrados de produção científica e artística, promovendo a união e o movimento como formas de criação de conhecimento. Este seminário é uma oportunidade para explorar as interseções entre arte, cultura e experiências compartilhadas, fortalecendo as relações entre Angola, Brasil e o mundo contemporâneo.

O termo "Ncutany Nzakangandy" vem da língua bantu Kikongo, falada pelo povo Bakongo na República Democrática do Congo, República do Congo, Gabão e Angola. Ele conjuga os sentidos de "encontros, ajuntamentos, união" (Ncutany) e "movimento, deslocamento" (Nzakangandy), refletindo o espírito do seminário: um encontro acadêmico e artístico.

A Unespar convida todos a participarem deste encontro que promove a integração e o diálogo entre diferentes culturas e expressões artísticas, enriquecendo o cenário acadêmico e cultural contemporâneo. Para mais informações sobre a programação e para realizar a inscrição acesse o link: https://www.even3.com.br/v-seminario-interacoes-em-arte-e-cultura-da-unespar-491618/