Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Unespar lança 1º Festar com quatro dias de imersão cultural em Paranavaí

Unespar lança 1º Festar com quatro dias de imersão cultural em Paranavaí

por Helio Sauthier publicado: 06/06/2024 12h51 última modificação: 06/06/2024 12h51

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), divulga a realização do Festar, o 1º Festival de Arte e Cultura da Unespar que acontecerá nos dias 12, 13, 14 e 15 de junho em Paranavaí. Além da Diretoria de Cultura da Proec, envolveram-se na organização do evento a Direção do campus de Paranavaí, como anfitriã do 1º Festar, a Divisão de Extensão e Cultura do Campus, professores e estudantes que estão engajados para que o evento seja vibrante.

O 1º Festar conta com a parceria do SESC Paranavaí, da Fundação Cultural de Paranavaí e do Instituto Federal de Paranavaí.

O evento oferece uma programação diversificada com 49 atividades artísticas, incluindo todas as linguagens das artes e 13 atividades formativas, sendo 8 workshops curtos e 5 oficinas imersivas. Todas as atividades são realizadas por estudantes dos 7 campi e docentes da Unespar, além da comunidade local convidada.

Durante os quatro dias do evento, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de uma variedade de atividades culturais, pensadas para engajar e inspirar o público. As apresentações artísticas trazem à cena talentos emergentes e consagrados da universidade, oferecendo uma vitrine para a música, o teatro, a dança e outras expressões artísticas. Paralelamente, workshops e oficinas imersivas proporcionam espaços de aprendizado e troca de experiências, onde os participantes podem aprimorar suas habilidades e conhecimentos em diferentes áreas criativas.

Além disso, as exposições que estarão disponíveis ao longo de todo o evento, mostram obras de estudantes, revelando a riqueza e a diversidade da produção artística da Unespar. Estas exposições não apenas destacam a criatividade dos participantes, mas também promovem o diálogo cultural e a valorização das artes visuais.

A mostra de cinema e audiovisual, que faz parte do evento, apresentará produções realizadas pelos estudantes da universidade. Esta mostra é uma oportunidade para que os trabalhos sejam exibidos e valorizados. O público também poderá apreciar a inovação das produções audiovisuais da Unespar.

A diretora de cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Marcia Moraes, destacou a importância do evento: "Propor a realização do 1º Festar - Festival de Arte e Cultura da Unespar significa construir coletivamente uma ação cultural de continuidade, mobilizando a comunidade acadêmica e promovendo a participação de estudantes, docentes, artistas locais e instituições parceiras na sua organização e realização”. Ela ainda comenta como está entusiasmada com o potencial de uma ação como esta, que promove a integração e o convívio entre estudantes de todos os campi da Unespar, que vão apresentar suas proposições nas diferentes linguagens artísticas e terão a oportunidade de experimentar técnicas e procedimentos através das oficinas imersivas e dos workshops que serão ministrados pelos docentes da Unespar, por artistas e docentes convidados da cidade de Paranavaí.

“O Festar promete movimentar a cidade com uma programação intensa e gratuita de atividades artísticas e formativas que, durante quatro dias, vão se espalhar por diferentes espaços da cidade e convidar o público de todas as idades para participar da arte e da cultura paranaenses", diz Márcia.

O 1º Festar é uma iniciativa que reflete o compromisso da Unespar com a promoção da cultura e a integração da comunidade acadêmica com a sociedade em geral. Ao reunir artistas, educadores e público em um ambiente de celebração e aprendizado, o evento fortalece os laços entre a universidade e a comunidade, contribuindo para o enriquecimento cultural.

1º FESTAR – Festival de Arte e Cultura da Unespar

Quando: Onde: De 12 a 15 de junho de 2024