Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Unespar celebra legado da poetisa Júlia da Costa com exibição de um curta-metragem biográfico produzido por egressos do Campus de Curitiba II/FAP

Unespar celebra legado da poetisa Júlia da Costa com exibição de um curta-metragem biográfico produzido por egressos do Campus de Curitiba II/FAP

Geral, Extensão

por publicado: 22/08/2023 09h23 última modificação: 28/08/2023 13h52

O Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) apresenta uma homenagem a Júlia da Costa (1844 - 1911), uma figura pioneira na poesia paranaense e uma das primeiras mulheres a publicar livros no Brasil com apenas 23 anos de idade, por meio da exibição de um curta-metragem biográfico, produzido por egressos e egressas do Campus. O projeto nasceu do desejo de celebrar seu legado e iluminar suas notáveis contribuições para a literatura.

O projeto honra Júlia da Costa, celebrada como a pioneira da poesia paranaense e uma das vozes literárias femininas precursoras no Brasil. Apenas com 23 anos, ela já fazia história com a publicação de suas obras literárias. O roteiro teceu uma narrativa que coloca em evidência a imagem de uma mulher forte, inteligente e à frente de seu tempo. Para além da celebração de sua maestria literária, esse projeto almeja apresentar Júlia aos cidadãos de Curitiba, frequentemente relacionada apenas à rua que leva seu nome.

Revelando "JÚLIA DA COSTA: Um Drama Biográfico"

O ponto culminante desta homenagem é um curta-metragem de drama biográfico intitulado "Júlia da Costa". Com aproximadamente 18 minutos de duração, o filme oferece um vislumbre da vida e da jornada literária da poetisa homônima, que viveu entre 1844 e 1911. A narrativa é entrelaçada com fragmentos de sua poesia, cartas e artigos de jornais da época, que se combinam para criar uma representação imersiva de Júlia da Costa e nos transportar para um período fundamental na história literária do Paraná.

A história se desenrola com a recordação de uma entrevista com um jornalista admirador. Através dessa entrevista, o público é apresentado tanto à Júlia poetisa, revelando sua importância na literatura brasileira, quanto à mulher destemida à frente de seu tempo. Impulsionada pelas indagações do jornalista, Júlia mergulha mais fundo em suas memórias.

Para além da celebração de sua notável carreira como poetisa, o filme explora as nuances intricadas de sua jornada pessoal, convidando os espectadores a mergulhar nas profundezas de sua alma.

Exibição no Campus Curitiba II da UNESPAR, Realizada por egressos de diversos cursos da instituição

A exibição de "JÚLIA DA COSTA" está marcada para 1 de setembro de 2023, às 19h, no Auditório Antônio Melillo no Campus de Curitiba II/FAP da Unespar. Após a exibição, haverá uma sessão de discussão entre o público e os criadores do filme os quais debaterão o processo de produção do filme.

A equipe central de produção do filme é composta por egressos do Campus de Curitiba II da Unespar, incluindo Herminia Motta (graduada no curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual), Luiza Kons (mestra pelo programa de Mestrado Profissional em Artes), Patrícia Evangelista (graduada no curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual), Diogo Ezequiel Peroni (formado em vários programas de extensão do curso de Bacharelado em Artes Cênicas) e Wander Barbieri (graduado no curso de Licenciatura em Artes Visuais e mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Artes).

Esta homenagem cinematográfica a Júlia da Costa promete envolver corações e mentes, lançando luz sobre suas contribuições indeléveis para a literatura e seu legado duradouro. Junte-se a nós nessa envolvente viagem pelo tempo, arte e história, enquanto celebramos a vida de uma verdadeira pioneira literária que foi resgatada ao cinema por egressos do Campus de Curitiba II.

Para mais informações sobre o filme e sua produção, visite a página oficial do trabalho em https://rosacoletiva.com.br/julia-da-costa