Unespar apresenta a diversidade artística e cultural do Paraná na 2ª edição da Mostra BIPAC 2025
Geral, Extensão
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizará a 2ª Mostra do programa de Bolsas de Incentivo à Produção Artístico-Cultural (BIPAC) 2025, nos dias 13 e 14 de outubro, reunindo projetos de criação em arte e cultura de seus sete campi. O evento celebra o talento e o aprofundamento acadêmico de estudantes de todo o estado.
Durante dois dias, a Unespar se tornará palco de uma programação diversificada, que promete envolver o público com a qualidade e a criatividade dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas ao longo de seis meses. As áreas abrangidas incluem Audiovisual, Artes Visuais, Dança, Literatura, Memória e Patrimônio, Música, Performance e Teatro.
A Mostra será sediada em dois importantes espaços de Curitiba: o Campus Curitiba I – Embap (Auditório da Sede Tiradentes), e o Campus Curitiba II – FAP (Galeria Laila Tarran, Sala 3 bl2 e Sede Artes da Cena - SEARC).
A Mostra principal ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro. No entanto, 5 trabalhos de exposição já estarão abertos à visitação do público desde o dia 7 de outubro.
PROGRAMAÇÃO
O evento oferece um panorama da pesquisa e criação em arte e cultura da Unespar, com projetos que abordam temas desde a cultura caiçara até a memória indígena e o teatro contemporâneo.
13 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA
A programação da segunda-feira, concentrada no Campus Curitiba II – FAP, inicia às 14h com a Visita às Exposições de Artes Visuais na Galeria Laila Tarran.
Vozes do Contestado: Mulheres em Resistência de Amanda Camilly dos Santos Lima Caon. Campus União da Vitória. Orientação de Flávia Queiroz;
Processos fotográficos alternativos: o pensamento e o fazer artístico de Maralia Pinheiro. Campus Curitiba I – Embap. Orientação de Yuri Campagnaro;
Livro infantil Onde mora a Saudade? de Geovana Santos Oliveira. Campus Paranavaí. Orientação de Wendel Cássio Christal;
Catalogação dos produtos artesanais de Campo Mourão – PR de Júlia Gabriela Bernardes Gonçalves. Campus Campo Mourão. Orientação de Flávia Queiroz;
Podcast Literário: Entre Linhas do Paraná de Giulia Toledo de Sousa. Campus Apucarana. Orientação de Evandro Neto;
Cores e Versos Caiçaras: A Literatura e a Arte na Formação de Pequenos Leitores de Caroline de Oliveira Martins. Campus Paranaguá. Orientação de Wendel Cássio Christal.
A partir das 19h30, na Sede Artes da Cena - Telab (Teatro Laboratório da Universidade - Rua dos Funcionários, 1756 - Cabral), a noite será dedicada às performances, incluindo:
Audiovisual: Minha Pele Cinza Arrepia (Guillen Medeiros, FAP);
Teatro: Lugar onde se descansa (Karen Cristhina, FAP);
Música: Apresentações de Juliana de Toledo Nabosne e Rafael Dornelles.
14 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA
Manhã- SEARC - Sede Artes da Cena do Campus de CUritiba II- FAP
Tarde - Audiotório da EMBAP - Sede Tiradentes
8:30h - Roda de conversa com Guillen Medeiros, Karen Cristhina, Victoria Reis, Juliana Nabosne e Rafael Dornelles;
10h - TELAB - Corpo Arquivo de Matheus Ribeiro de Souza. Teatro. Campus Campo Mourão. Orientação de Everton Lampe;
10:30h - ESTÚDIO 4 - Descompassos de Yuri A R Martins. Audiovisual. Campus Curitiba II – FAP. Orientação de Fernanda Felix;
11h - TELAB - Nossa Música, Sua História de Eduardo Silva de Carvalho. Música. Campus Paranaguá. Orientação de Katiucya Perigo;
11h30 - Guardiões da Memória Kaingang – Fortalecendo a cultura indígena na Unespar Apucarana de Jhon Kenedy Sabino. Música. Campus Apucarana. Orientação de Katiucya Perigo.
A tarde, a partir das 15h, na Embap, será marcada pelas apresentações orais de Literatura e Pesquisa, os projetos são:
13h30 - Roda de conversa com Matheus Ribeiro de Souza, Yuri A R Martins, Eduardo Silva de Carvalho e Jhon Kenedy Sabino
15h - Cores e Versos Caiçaras de Caroline Oliveira Martins, Campus Paranaguá;
15h40 - Podcast Literário: Entre Linhas do Paraná de Giulia Toledo de Sousa, Campus Apucarana;
16h - Sob a Égide da Esperança: um conto sci-fi literário como ferramenta museológica de resgate a culturas ancestrais de Bruno Wichinheski. Literatura. Campus Curitiba I – Embap. Orientação de Evandro Neto;
16h10 - AfroPalavra: um zine literário afro-brasileiro de Natan Olympio, Campus Paranavaí;
17h - Roda de conversa com Caroline Oliveira Martins, Giulia Toledo de Sousa, Bruno Wichinheski e Natan Olympio;
As apresentações e as Rodas de Conversa, que promovem o debate entre os pesquisadores e o público, são abertas e gratuitas e acontecem nos locais da programação.
O encerramento está previsto para às 18h30.
A Mostra Final da BIPAC reflete a valorização e o incentivo à produção artística e cultural dos estudantes da Unespar, promovendo espaços de reflexão, troca de experiências e visibilidade para as diversas linguagens artísticas.
Serviço
Evento: 2ª Mostra BIPAC 2025
Data: 13 e 14 de outubro de 2025;
Locais:
Campus Curitiba I - Embap
Sede Tiradentes - Auditório - Rua Rua Saldanha Marinho, 131 - Centro.
Campus Curitiba II – FAP
Sede Cabral: Galeria Laila Tarran e Sala 3 Bloco 2 - Rua dos Funcionários, 1357
Sede Artes da Cena: TELAB (Teatro Laboratório) e Estúdio 4 - Rua dos Funcionários, 1756 - Cabral.
Para mais informações sobre a programação completa, acesse os perfis da Proec e da Diretoria de Cultura da Unespar no Instagram.