Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Unespar abre inscrições para o Mestrado Profissional em Artes

Unespar abre inscrições para o Mestrado Profissional em Artes

Geral, Pesquisa

por publicado: 25/08/2021 14h41 última modificação: 25/08/2021 15h05

O Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional (PPGARTES) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com inscrições abertas para o processo seletivo 2022, até o dia 19 de setembro de 2021.

São ofertadas 20 vagas para graduados em qualquer área, em duas linhas de pesquisa: Experiências e Mediações nas Relações Educacionais em Artes e Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes.

SOBRE O PROGRAMA

O PPGARTES converge para o desenvolvimento da ação e da reflexão sobre a criação artística, o fazer artístico, a experiência estética e a mediação destes conhecimentos em contextos de ensino e aprendizagem das Artes. A área de concentração se atém a pesquisas relacionadas com o desenvolvimento do professor-artista-pesquisador, inserido no universo da educação formal e não formal. As linhas de pesquisa “Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes” e “Experiências e Mediações nas Relações Educacionais em Artes”, projetadas para a realização do programa do Curso, tanto se propõem ao diálogo entre as distintas linguagens artísticas: Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro, quanto visam possibilitar o desenvolvimento da produção intelectual e artística com ênfase no ensino das Artes.

SOBRE AS INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo e-mail secretaria.ppgartes@unespar.edu.braté às 23h59 do dia 19 de setembro de 2021, com a seguintes diretrizes constantes no Edital 023/2021:

- Escrever no campo assunto do e-mail: “Inscrição no processo seletivo 2022” + “nome do candidato”.

-  Não serão consideradas as informações presentes no corpo do e-mail, apenas os documentos compilados em arquivo PDF único enviado em anexo, conforme descrito em 4.2.

-  Serão consideradas como submissões válidas apenas aquelas enviadas com a documentação completa em um e-mail único;

-  No caso de haver mais de uma inscrição enviada pelo/a mesmo/a candidato/a, será considerada apenas a inscrição com data mais recente, desde que enviada dentro do prazo estipulado em 4.1.2.

Todos os documentos obrigatórios para inscrição devem ser enviados em arquivo PDF único, anexo ao e-mail.

Os documentos obrigatórios são:

Ficha de Inscrição com todos os campos devidamente preenchidos, disponível na página http://ppgartes.unespar.edu.br/

Atenção: O arquivo da Ficha de Inscrição disponível no site do Programa está em formato .docx. Realize o download deste arquivo, preencha as informações e salve-o no início do arquivo PDF único que conterá todos os demais documentos obrigatórios;

- Cópia frente e verso do RG e CPF (no caso de candidato/a estrangeiro/a, devem ser atendidas as exigências do MEC/CAPES)

-  Comprovante de pagamento da taxa da inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), que deverá ser feito mediante pagamento via boleto bancário a ser gerado pelo sistema de Protocolo Online, disponível no endereço: http://fap.curitiba2.unespar.edu.br/sobre/protocolo-online-1/protocolo-online

- Cópia do Histórico Escolar de Curso de Graduação reconhecido pelo MEC.

- Cópia do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação reconhecido pelo MEC, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação. Neste último caso, para efetivação da matrícula, o/a candidato/a aprovado/a deverá comprovar a conclusão do Curso de Graduação mediante a apresentação de Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso.

- Cópia do Currículo Lattes atualizado (com data de 2021). Atenção: a cópia integral do Currículo Lattes deve estar presente no mesmo arquivo PDF único; os Currículos Lattes publicados online não serão avaliados.

- Cópia da documentação comprobatória referente aos itens presentes no Currículo Lattes;

- Projeto de Pesquisa.

O modelo do projeto de pesquisa e todas as informações sobre o processo seletivo podem ser acessados no Edital 023/2021 disponível AQUI.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail secretaria.ppgartes@unespar.edu.br.