UAPI realiza ação voluntária no Lar dos Idosos Recanto do Tarumã
Geral, Extensão
No dia 30 de outubro, o programa de extensão Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI) do Campus de Curitiba II/FAP da Unespar, realizou uma ação voluntária no Lar dos Idosos Recanto do Tarumã.
Além da ação de separação das tampinhas pela cor, para valorizar o preço, o grupo participou da comemoração dos aniversariantes do mês, uma forma de se relacionar com parte dos 118 idosos que vivem na centenária organização. O Lar do Idosos Recanto Tarumã conta com uma equipe altamente profissional e engajada no trabalho que desenvolve com excelência e muito afeto.
O grupo da UAPI foi recebido pelo presidente da Instituição, que falou sobre o histórico e a importância do voluntariado, a destinação de impostos e a doação de notas fiscais para a manutenção da Casa Lar.
Nesta atmosfera solidária, o grupo da UAPI realizou algumas doações como fraldas, bolachas e roupas para o bazar, cuja a renda sempre é revertida em recursos para a manutenção da organização.
A participante Hindi S. Herrmann(60+), comentou que “foi muito legal, pois fomos para um pequeno auxílio e acabamos sendo ajudados.” Janete Menegotti (60+), por sua vez, comentou que “é muito bom dedicar o tempo para pessoas tão sofridas e necessitadas de cuidados e de amor.” O participante Lydio Roberto (60+), afirmou que “ação foi linda, o quanto é necessário este encontro de almas, demonstrando gratidão pela possibilidade de poder vivenciar isto.” Tanto os moradores da Casa Lar, como as voluntárias tiveram uma tarde prazerosa, pois o voluntariado é bom para quem faz e para a 60+ Maria Luiza de Souzas, “foi uma terapia.” Para a voluntária Rosane Fontoura (60+), a ação teve impactos sociais (interação), ambientais(reciclagem) e econômico(doações). Todas as pessoas estão convidadas a colaborar com as organizações da sociedade civil e, neste caso, ao separar as tampinhas, destinar para a organização que reverte essas tampinhas em recursos, certamente, contribuem para a aquisição de fraldas geriátricas e outras necessidades do Recanto Tarumã.
Diante da experiência afetuosa e solidária que os 60+ da UAPI tiveram, “não há dúvida em afirmar que foi uma tarde inesquecível que nos dá a certeza de quem faz o bem, recebe o bem”, ressaltou a coordenadora da UAPI, Professora Gislaine Vagetti.