Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Seti e Unespar debatem criação de Universidade para Pessoa Idosa em Curitiba

Seti e Unespar debatem criação de Universidade para Pessoa Idosa em Curitiba

por publicado: 17/10/2019 09h44 última modificação: 17/10/2019 09h44

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão planejando a criação da Universidade Aberta para Pessoas Idosas (UAPI) em Curitiba. O início das atividades está previsto para março de 2020. Serão duas turmas com 20 vagas nos campi Curitiba I e II.

A comissão que debate a criação da UAPI tem reunido sugestões dos cursos da Unespar. O projeto-piloto terá duração de um ano e a grade curricular foi já elaborada com o corpo docente da universidade.

Segundo o servidor da Seti e membro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDI-PR), José Maia a iniciativa representa uma importante conquista para a pessoa idosa em Curitiba e no Paraná. “As sete universidades estaduais estão presentes em praticamente todas as regiões do Paraná. Potencialmente, todas têm as suas UNATIs. Na capital, está presente a UNESPAR, que neste momento elabora o seu projeto para que as pessoas idosas de Curitiba, por meio da instituição, possam também participar desse universo tão rico de valores, boas práticas, resgate de cidadania, proteção e valorização da pessoa idosa por meio da educação”.

O projeto será financiado pelo Fundo Estadual da Pessoa Idosa, por meio da parceria entre a SETI, Unespar e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, SEJUF.

A UAPI contará com atividades de artes, dança, canto, orientações para uso de tecnologias digitais, palestras, passeios, atividades físicas, além de atualização de conhecimentos. O projeto também prevê que as UNATIs que já existem funcionem em rede, com o objetivo de integrar as atividades desenvolvidas nas cidades de Paranaguá, Pontal do Paraná, União da Vitória, Campo Mourão e Curitiba.

UNATI – O movimento das universidades da terceira idade nasceu na França, nos anos 1970, com Pierre Vellas, professor universitário que se preocupava com as pessoas idosas e a capacidade de as instituições universitárias abrirem as portas do mundo acadêmico para esse segmento da população.

O projeto, desenvolvidos nas universidades, é um espaço de interação das pessoas da Terceira Idade no âmbito universitário entre professores, pesquisadores, funcionários e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, oferecendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo inserção na comunidade universitária. O Programa acolhe pessoas com idade superior a 60 anos de idade, sem necessidade de comprovação escolar, bastando ser alfabetizado.

Fonte: Seti