Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Seminário Internacional de Cinema Documental estreita laços para formalização de convênio com universidade argentina

Seminário Internacional de Cinema Documental estreita laços para formalização de convênio com universidade argentina

Geral, Pesquisa

por publicado: 19/12/2023 09h10 última modificação: 19/12/2023 09h10

Realizado entre os dias 24 e 27 de outubro deste ano, o Seminário Internacional “Genocidio y cine documental: problemas, funciones y estilos” foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em parceria com o Museu do Holocausto e a Linha de Pesquisa AMENA, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O evento foi coordenado pelo professor Rafael Tassi (PPG-CINEAV/ Licenciatura em Teatro) e ministrado pelo professor Lior Zylberman, vinculado à Universidad de Buenos Aires (UBA) e ao Centro de Estudios sobre Genocidio da Universidad de Tres de Febrero (UNTREF), da Argentina. Em quatro encontros, o convidado internacional abordou as formas de representação de genocídios históricos por parte do cinema documental de vários períodos, estéticas e nacionalidades.

Além das importantes interlocuções acadêmicas entre o convidado internacional e os pesquisadores da Unespar, da UFPR e de outras instituições participantes do evento, o Seminário contribuiu para a consolidação de uma proposta de um Acordo de Cooperação Interinstitucional entre a Unespar e a UNTREF da Argentina. A formalização desse convênio tem a intenção de estreitamento da parceria, com a continuidade de ofertas de disciplinas (presenciais e on-line) entre as duas instituições, além do desejo de fluxos discentes e docentes entre os dois países envolvidos (Brasil e Argentina).

A partir do convênio, objetiva-se, num prazo de cinco anos, pelo menos mais uma visita de pesquisador(es) da UNTREF à Curitiba, para ministrar presencialmente disciplina ou Tópico Especial, bem como uma visita técnica, com âmbito de pesquisa em acervos e apresentação de pesquisa no Centro de Estudios sobre Genocídio (UNTREF). A intencionalidade de fluxos entre docentes e discentes não se restringe apenas ao âmbito acadêmico e investigativo, mas, também, em relações colaborativas internacionais desde o escopo das instituições e seus vínculos com outros lugares de ensino e pesquisa (por exemplo, com a participação em redes de pesquisa internacionais já adscritas às universidades e a serem construídas).

A proposta de acordo, surgida a partir da realização do evento, segue agora os trâmites internos das duas instituições, devendo estar com sua formalização concluída no começo do próximo semestre letivo.