Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Seminário Avançado “Imersões na Pesquisa em Arte” aconteceu entre os dias 14 e 16 de outubro

Seminário Avançado “Imersões na Pesquisa em Arte” aconteceu entre os dias 14 e 16 de outubro

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 22/10/2025 07h04 última modificação: 22/10/2025 07h05

O Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (GAEFO) realizou, nos dias 14 e 16 de outubro, o Seminário Avançado “Imersões na Pesquisa em Arte”, voltado às/aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Artes em Artes (PPGARTES) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O seminário propôs vivências e reflexões sobre a pesquisa acadêmica sob a ótica da performatividade, possibilitando aos participantes experimentar modos de pensar e fazer pesquisa em arte que emergem da prática e da experiência sensível.

As/os docentes que compõem o GAEFO apresentaram suas pesquisas a partir de materialidades, procedimentos poéticos e experiências práticas, instaurando um campo de trocas e experimentações. No momento final das ações, as/os estudantes compartilharam seus modos de sentir, jogar, registrar e partilhar os processos de pesquisa em andamento, compondo um espaço de escuta e cocriação.

Como etapa inicial da proposta, as/os participantes foram convidadas/os a interagir de forma colaborativa e criativa em um Padlet coletivo, disponível no link abaixo:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Confirma os/as docentes integrantes do GAEFO:

  • Profa. Dra. Ana Paula Peters
  • Prof. Dr. Cristóvão de Oliveira Carraro
  • Prof. Dr. Fábio Henrique Nunes Medeiros
  • Prof. Dr. Paulo Vinicius Alves
  • Prof. Dr. Robson Rosseto
  • Profa. Dra. Rosanny Moraes de Morais Teixeira
  • Profa. Dra. Solange Maranho Gomes
  • Profa. Dra. Sônia Tramujas Vasconcellos
  • Prof. Dr. Tiago Madalozzo