Revista Científica/FAP está com chamada aberta para o Dossiê Práticas Artísticas Contracoloniais
Geral, Pesquisa
Está aberta a chamada para a submissão de trabalhos à Revista Científica/FAP, vol. 33 no. 2 (jul-dez/2025). A Revista receberá, além do Fluxo Contínuo, trabalhos para o Dossiê “Práticas Artísticas Contracoloniais”, organizado pelos professores Cleber Braga (UFSJ, Brasil), Alejandra Wolff (PUC y MNBA, Chile) e Marta Sierra (Kenyon College, EUA).
Este Dossiê tem por objetivo reunir contribuições sobre diferentes práticas artísticas orientadas ao enfrentamento da colonialidade ainda em curso, em seus múltiplos desdobramentos, assim como aquelas que imaginem e tornem visíveis os mecanismos de resistência e rebeldia contra o racismo, o machismo, a LGBTfobia, a devastação ambiental, necropolíticas, entre outras formas de opressão que se relacionem ao sistema-mundo, em sua íntima relação com o capitalismo, com o eurocentrismo e com a colonialidade do poder (QUIJANO, 2005).
Tecnologias de partilha, práticas regenerativas, de autocuidado, criações em rede, artivismos, justiça ambiental, a biopolítica e a agência de entidades não humanas em tempos de crise ecológica, são algumas das perspectivas vislumbradas, entre tantas outras possíveis. Sem nos limitarmos a isso, consideraremos trabalhos cujas abordagens incluam perspectivas intersetoriais em torno de:
● Obras e práticas artísticas colaborativas e ativistas, visando o fortalecimento de comunidades e territórios, o que inclui perspectivas de sexo/género, anti-racistas, anti-capacitistas e anti-etaristas; o não-humano a partir de epistemologias indígenas e as multiespécies.
● Trabalhos e práticas artísticas que abordam questões ambientais, de sustentabilidade, relativa aos direitos à terra, às alterações climáticas, à desflorestação e ao extrativismo.
PRAZOS: A submissão dos trabalhos irá até o dia 30 de junho de 2025. O Link do anúncio que contém mais informações de submissão está na bio.
*QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 107-130.