Revista Científica de Artes e Revista O Mosaico estão com chamadas abertas para submissão de trabalhos
Geral, Pesquisa
Os periódicos Revista Científica de Artes/FAP e O Mosaico, organizados pelo campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), estão com chamadas abertas para submissão de trabalhos.
A Revista Científica de Artes/FAP aceitará submissões para o Dossiê Ativismos Feministas nas Artes, até o dia 30 de junho de 2023, além do fluxo contínuo, situados nas áreas de Artes Visuais, Artes do Vídeo, Cinema, Artes Cênicas, Teatro, Performance, Dança e Música.
O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes, por sua vez, aceitará trabalhos em fluxo contínuo situados nas áreas de Cinema, Artes do Vídeo, Artes Visuais, Teatro, Artes Cênicas, Performance, Dança e Música, nas suas mais variadas formas de análise interdisciplinar, e também para o Dossiê Improvisação e a Linha da Vida, até o dia 30 de junho.
Confira as chamadas completas:
REVISTA CIENTÍFICA DE ARTES / FAP online (ISSN 1980-5071)
DOSSIÊ ATIVISMOS FEMINISTAS NAS ARTES
Está aberta a chamada para a submissão de trabalhos à Revista Científica de Artes / FAP, vol. 29, no 02 (jul/dez de 2023). O periódico, online, voltado ao campo das Artes, é uma publicação semestral do campus de Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná) da Unespar, e tem por objetivo divulgar artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e traduções produzidas por Doutoras/es e Mestras/es. Para o próximo volume, convidamos autoras/es a submeterem trabalhos para o Dossiê Ativismos feministas nas Artes, organizado pelas Profas. Dra. Veronica Fabrini (IA/UNICAMP), Dra. Stela Fischer, Dra. Lúcia Helena Martins e Dra. Juslaine Abreu Nogueira (FAP/UNESPAR).
Nos diferentes campos das Artes, há uma vigorosa mobilização e presença de artistas mulheres (cis, trans etc.) em levantes reivindicatórios que articulam luta, pensamento, estética, compromisso formativo e ação artística, colados às pautas dos movimentos sociais. Os ativismos artísticos com orientação feministas são resultado de processos de simbolizações e corporificações de cosmovisões, memórias e testemunhos de situações de traumas e violências; de dominação do corpo/natureza, racismos, opressões e colonialidades; de invisibilidades e silenciamentos e de tantas outras misoginias e transfobias que geram violências de gênero, como forma de produção artística e reivindicação social.
Na intersecção de trânsitos possíveis entre as lutas feministas, a criação artística e o ativismo, serão bem-vindos artigos, ensaios, resenhas , traduções (do inglês, francês ou espanhol) e entrevistas situados nas áreas de Artes Visuais, Artes do Vídeo, Cinema, Dança, Fotografia, Música, Performance e Teatro. Essa colaboração irá ampliar e fortalecer o coro das diferentes frentes e entidades feministas no campo das Artes sob os vieses político, ético e poético.
Além do Dossiê, a Revista receberá trabalhos em nas suas mais variadas formas de análise interdisciplinar.
PRAZO: Até 30 de junho de 2023.
A submissão deverá ser realizada, através de acesso ao sistema da Revista, no portal de periódicos da Unespar, mediante cadastro, preenchimento dos dados obrigatórios: autoria e eventual co-autoria nos metadados (com dados biográficos e institucionais e link do currículo Lattes), envio de texto não identificado (com resumo em dois idiomas - português e espanhol ou francês ou inglês, formatado conforme instruções para autores/as)
O MOSAICO - REVISTA DE PESQUISA EM ARTES [ISSN: 2175-0769]
DOSSIÊ IMPROVISAÇÃO E A LINHA DA VIDA
Está aberta a chamada para submissão de trabalhos para o número 25 (jul/dez - 2023) da revista O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes [ISSN: 2175-0769]. O periódico é uma publicação semestral, em formato digital, da Universidade Estadual do Paraná - campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP) , que tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e memoriais descritivos resultantes de trabalhos de Conclusão de Curso, de Iniciação Científica, de Especialização, de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado.
Para este número, além dos trabalhos recebidos em fluxo contínuo (trabalhos situados nas áreas de Cinema, Artes do Vídeo, Artes Visuais, Teatro, Artes Cênicas, Performance, Dança e Música, nas suas mais variadas formas de análise interdisciplinar), serão aceitas submissões para o Dossiê Improvisação e a linha da vida organizado pelos professores doutores César Marino Villavicencio (USP/UFU), Celso Cintra (UFU) e César Traldi (UFU):
O Dossiê Improvisação e a linha da vida é fruto do diálogo com pesquisadores de múltiplas áreas artísticas, que vêm desenvolvendo uma diversidade de modos de improvisação e da sua apreciação no construir de discursos artísticos ricos em possibilidades criativas, com base na interação, na horizontalidade, na alteridade, na solidariedade e no diálogo. A improvisação é, de certa forma, uma dimensão para a construção de expressividade que adere a uma relação dinâmica entre a forma e o conteúdo. De fato, é na relação entre as estruturas das linguagens artísticas e a construção da realidade que a improvisação abre portas para um círculo simbiótico criativo, onde a absorção das características das disposições reais veste o potencial de alterar as próprias estruturas da linguagem artística, um equilíbrio lógico e ético inerente à ideia da “linha da vida” que emprestamos do compositor inglês Cornelius Cardew, que a utiliza em sua obra gráfica Treatise como uma representação abstrata de uma jornada.
PRAZO: Até 30 de junho de 2023, através de cadastro pelo link abaixo: