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Projeto Troca Troca realizou palestras e vivências e terá continuidade em maio e junho

Geral, Extensão

por Helio Sauthier publicado: 14/04/2025 10h48 última modificação: 14/04/2025 10h48

Durante os meses de março e abril de 2025, o projeto de extensão Troca-Troca: Diálogos entre Práticas Artísticas e Pedagógicas promoveu encontros formativos e inspiradores com artistas-pesquisadoras na Sede Artes da Cena (SEARC) do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). .

Idealizado e coordenado pelo professor Eduardo Gasperin, o projeto é uma iniciativa vinculada ao curso de Licenciatura em Teatro da Unespar/FAP, com apoio da Fundação Araucária e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI).

As ações do Troca-Troca são realizadas em parceria entre os cursos de Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Artes Cênicas, ocorrendo nos turnos noturno e vespertino, respectivamente.

No dia 13 de março, a convidada Juma Pariri conduziu duas ações. Às 16h30, realizou a vivência AtivAÇÕES perforMÁGICAS audiovisuais (in)djig(e)nas para desescolarizar mundos. Em seguida, às 19h10, promoveu a palestra e bate-papo Biomecânica do plantio, uma reflexão sobre práticas corporais inspiradas em saberes (in)djig(e)nos como formas de resistência às metodologias coloniais da cena artística.

Nos dias 9 e 10 de abril, foi a vez da artista e pesquisadora Verônica Fabrini. No primeiro dia, às 19h10, ela apresentou a palestra Arte e Bruxaria: Ontologias e éticas por trás das práticas e os surpreendentes caminhos de criação guiados pela anima. No dia seguinte, às 16h, conduziu a vivência O Corpo e o Cosmos como criação e bem-viver, propondo experiências sensíveis entre corpo, cosmos e processos criativos.

O projeto Troca-Troca segue em andamento e terá continuidade nos meses de maio e junho, com novas ações que seguem afirmando a potência dos encontros entre arte, educação, ancestralidade e práticas de criação coletiva. A programação tem como objetivo contribuir para a formação crítica e sensível de docentes e artistas em diálogo com os desafios do presente.