Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Conheça mais sobre o projeto Horta Urbana da FAP

Conheça mais sobre o projeto Horta Urbana da FAP

Geral

por publicado: 18/06/2021 13h10 última modificação: 18/06/2021 13h11
No dia 17 de junho, os participantes da Horta Urbana do Campus de Curitiba II - FAP continuaram os trabalhos iniciados no dia 21 de maio. 
A construção de uma horta urbana, agroecológica e comunitária tem um grande potencial pedagógico. Além dos conhecimentos técnicos, agregam-se outros, pois todos que se envolvem na lida com a terra têm algum conhecimento para compartilhar, seja um saber que aprendeu com os avós ou uma experiência com plantio que traga do seu quintal de casa. A horta é uma construção coletiva, prática e teórica, permeada de afetos, e uma atividade promotora de saúde. Além do ponto de vista ambiental, estabelece socialização, alimentação fresca, saudável e diversificada.
O técnico agrícola da prefeitura de Curitiba, Wilians dos Santos Silva, e sua equipe, auxiliou o grupo da FAP na construção de quatro canteiros, na adubação e no plantio de hortaliças. Foram plantadas mudas de salsinha, endro, rúcula, couve manteiga, beterraba e alface nesta primeira etapa. De acordo com o técnico Willians, a mistura de espécies em um mesmo canteiro visa a proteção das mudas, a otimização no uso do solo e evita a proliferação de pragas. 
O projeto acontece por meio de uma parceria realizada com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba.
A horta situa-se no terreno do Telab e visa um trabalho colaborativo, entre estudantes, docentes e agentes universitários.  Junte-se ao grupo para manutenção e expansão deste trabalho entrando em contato pelo e-mail  campus.curitiba2@unespar.edu.br