Projeto de Extensão O Sumiço das Sementes une crianças e famílias em experiência teatral sobre escuta e cuidado com a floresta
Geral, Extensão
Nos dias 2 e 9 de agosto de 2025, o curso de Licenciatura em Teatro do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), realizou, na Sede Artes da Cena (SEARC), uma ação de extensão vinculada à disciplina Projeto de Investigação em Teatro Educação II (PINTE II), que integra o processo de curricularização da extensão na instituição. A atividade foi conduzida pelas estudantes da disciplina, coordenadas pelo Prof. Dr. Luiz Eduardo Gasperin, e teve como foco a abordagem do Drama em perspectiva intergeracional, reunindo entre 10 e 12 crianças e 10 adultos da comunidade.
De acordo com o Professor Luiz Eduardo, a disciplina PINTE II tem se afirmado como um espaço fértil de criação, reflexão e experimentação em teatro educação, estabelecendo diálogos vivos com a comunidade. Mais do que “levar” algo, a proposta constrói vivências teatrais compartilhadas, abertas à escuta, ao risco e à invenção coletiva. “Este projeto surgiu como um desdobramento orgânico da disciplina, respondendo à necessidade formativa de experimentar modos ético-estéticos de viver a curricularização da extensão como prática sensível e transformadora”, destaca.
A ação apresentou à comunidade o Drama “O Sumiço das Sementes”, inspirado no encantado Kurupira/Curupira e no tema “escutar a floresta para reaprender a cuidar”, tensionando colonialidades do ser e do saber e propondo uma travessia entre gerações, mundos e pedagogias. Crianças e adultos participaram de jogos de papéis, criação de narrativas e dilemas éticos, vivenciando a experiência teatral.
O engajamento das estudantes foi fundamental em todas as etapas do processo — da articulação e pré-produção, passando pela execução, até a pós-produção — garantindo a qualidade e a potência artística e pedagógica da ação.
O professor Luiz Eduardo destaca: “Mais do que uma experiência teatral, esta ação foi um convite para que crianças e adultos se encontrassem na escuta da floresta e uns dos outros, imaginando juntos futuros em que o cuidado seja um compromisso coletivo.”