Projeto de extensão “Crítica como produção de pensamento: estudos a partir de espetáculos” está com inscrições abertas
Geral, Extensão
Estão abertas as inscrições, no período de 19 a 27 de maio, para o projeto de extensão “Crítica como produção de pensamento: estudos a partir de espetáculos”, coordenado pela Professora Soraya Martins, do curso de Licenciatura em Teatro do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
O projeto tem sua segunda edição no ano letivo de 2026 e continua com intuito de fomentar o debate público e crítico, sob diferentes perspectivas, subjetividades, formas de sociabilidade em cena e epistemologias, de espetáculos apresentados em Curitiba, a partir da relação entre história, poder de fala e recepção crítica.
O campo mais amplo de investigação que se pretende continuar a desenvolver diz respeito à compreensão da crítica como criação e uma forma social de produção de pensamento.
A partir dessa premissa, o interesse é refletir e movimentar uma prática crítica empenhada em debates públicos envolvendo artistas, estudantes da licenciatura em teatro e o público, ou seja, a comunidade, com intuito de fomentar a recepção crítica de espetáculos e o diálogo entre artistas e a comunidade em geral, visando a democratização do acesso à arte e do debate público sobre a produção coletiva de pensamento crítico e sensível a partir do teatro.
Início: 30 de maio de 2026
Os encontros acontecem de forma on-line e presencial, a cada 15 dias, aos sábados, na Sede Artes da Cena (Rua dos Funcionários, 1756).
Público alvo: Estudantes da FAP, artistas da cidade de Curitiba e região, professores e interessados em geral.
Período de inscrição: 19 a 27 de maio de 2026.
Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8R8sS-WXkvG9mCrPITumXUf577paFhLof-dho8ylU0EvsiQ/viewform?usp=publish-editor
Dúvidas e mais informações: soraya.martins@unespar.edu.br
