Professores do Campus participam do 3º Encontro Internacional Pós-Colonial e Decolonial da UDESC/FAED
Geral, Pesquisa
Os professores Everton Lampe de Araújo, do curso de Bacharelado em Artes Cênicas, e Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin, do curso de Licenciatura em Teatro, participaram do 3º Encontro Internacional Pós-Colonial e Decolonial: Artivismos e antirracismos no giro da história, realizado entre 16 e 20 de setembro de 2025, em Florianópolis (SC).
O evento constituiu-se como um espaço plural de diálogos entre universidades, movimentos sociais e coletivos artísticos. Foi promovido pelo AYA – Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais da UDESC/FAED, em parceria com diversas instituições, e buscou fortalecer a interlocução Sul-Sul e contribuir para a implementação das Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que tratam da obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas.
Os docentes do Campus de Curitiba II/FAP da Unespar estiveram presentes como participantes em mesas e simpósios temáticos, ampliando as discussões sobre arte, educação e decolonialidade. No Simpósio 3 – Artivismo africano, afro-diaspórico e indígena e a (re)escrita da História, o professor Everton Lampe de Araujo apresentou a comunicação Máscaras de posição: composições performativas e imagens políticas em Abya Yala, trazendo reflexões sobre as potências estéticas e políticas das artes da cena no continente e em sua diáspora.
Já no Simpósio 5 – ERER 2: Histórias, artes e culturas afro-indígenas na sala de aula, o professor Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin compartilhou a pesquisa O Brincar como Saber: Práticas Teatrais e Decoloniais na Escola e na Formação Docente, na qual discutiu experiências de ensino-aprendizagem do teatro a partir de perspectivas decoloniais, em diálogo com a Educação para as Relações Étnico-Raciais.
De acordo com o Professor Luiz Eduardo Gasperin - “a participação dos docentes da Unespar reafirma o compromisso da instituição com práticas acadêmicas e artísticas voltadas à crítica da colonialidade e à construção de epistemologias plurais. Ao integrar o 3º EPD, o Campus de Curitiba II fortalece sua inserção em redes nacionais e internacionais de pesquisa, ensino e extensão que se orientam pelo horizonte da decolonialidade combativa, tal como proposto por Frantz Fanon e atualizado por Abdias Nascimento”.