Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Professora Maria Cristina Mendes recebe homenagem da Câmara Municipal de Curitiba

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 05/07/2024 09h29 última modificação: 05/07/2024 09h35

Nesta quinta-feira (4 de julho), a artista, pesquisadora e professora do curso de Licenciatura e Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo do Campus de Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebeu uma homenagem realizada pela Câmara Municipal de Curitiba, iniciativa do vereador Bruno Pessuti.

Maria Cristina Mendes é uma figura multifacetada, com vasta experiência tanto na espiritualidade quanto na academia. Desde 2022, ela lidera os trabalhos de Umbanda no Terreiro Pai Maneco, onde é médium ativa desde 1992.

Na esfera acadêmica, Maria Cristina é Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), com foco em Estudos de Cinema e Audiovisual. Sua tese de doutorado, "Enigma e delírio cartesiano na adaptação cinematográfica de Catatau, de Paulo Leminski: ExIsto, de Cao Guimarães" (2014), e sua dissertação de mestrado, "Vídeo Encruzilhadas de Paulo Leminski: Ervilha da Fantasia" (2010), demonstram seu profundo conhecimento e paixão pelo cinema.

Além disso, ela possui uma Especialização em História da Arte do Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com uma monografia sobre "O Tempo na Pintura de Paulo Pasta e Daniel Senise: uma poética do olhar" (2000). Sua formação inicial inclui um Bacharelado em Pintura pela mesma instituição (1984).

Maria Cristina também se destaca como educadora, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo desde 2019, e como professora adjunta no curso de Licenciatura em Artes Visuais do Campus de Curitiba II/FAP da Unespar. Anteriormente, ela foi docente no curso de Artes Visuais da UEPG/PR de 2015 a 2022 e coordenou o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu "Fotografia: Processos de Produção de Imagens" de 2012 a 2015.

Como pesquisadora, Maria Cristina coordena o projeto "A Tradução Criativa Decolonial e a Potência do Sensível nas Artes Visuais e no Cinema" (2023 a 2027) e é líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Arte, Cultura e Subjetividades" e vice-líder do Grupo de Pesquisa "Educação, Arte e Políticas Públicas". Sua expertise abrange temas variados, incluindo Teorias e História da Arte e da Imagem, bem como Poéticas Artísticas, refletindo seu compromisso com o desenvolvimento intelectual e cultural