Professora do Campus é convidada a fazer conferência no 17º Congresso Mundial de Musicoterapia, em Vancouver no Canadá
Geral, Pesquisa
A professora do curso de Bacharelado em Musicoterapia e diretora do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Noemi Nascimento Ansay, participou do 17º Congresso Mundial de Musicoterapia, como convidada de uma Spotlight Session, que tratou sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, junto com a Dra. Cynthia Bruce, Dra. Carolyn Shaw, Dra. Sue Baines e a Dra. Indra Selvarajah. O evento aconteceu entre 24 e 29 de julho, em Vancouver, no Canadá.
Em sua fala, a professora destacou: “O curso de Bacharelado em Musicoterapia do Campus de Curitiba II da Unespar, completou 52 anos de história e o trabalho que desenvolvemos no ensino, pesquisa e extensão têm destaque nacional e internacional. Só o Centro de Atendimentos e Pesquisa em Musicoterapia “Clotilde Leinig” (CAEMT) realizou 6.668 atendimentos de musicoterapia para comunidade curitibana e região metropolitana, entre os anos de 2012 e 2022”.
O trabalho apresentado, intitulado “Inclusion in Music Therapy: Challenges and News Perspectives”, tratou a respeito da formulação e implementação de políticas nacionais para o reconhecimento do trabalho do musicoterapeuta no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e políticas institucionais que promovem a inclusão de participantes em atendimentos de musicoterapia e de estudantes na Universidade. No evento, a professora destacou ainda o trabalho dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Unespar (CEDH) e seus Núcleos: NERA (Núcleo de Relações Étnico-Raciais), NERG (Núcleo de Relações de Gênero) e NESPI (Núcleo de Educação Especial e Inclusiva), a metodologia do "Grupo aberto em Musicoterapia", implementado pela Profa. Dra. Rosemyriam Cunha e também o trabalho realizado no CAEMT. “Foi uma oportunidade de ressaltar o trabalho que fazemos de forma colaborativa na Unespar”, ressaltou Noemi.
Participaram também do Congresso Mundial, apresentando trabalhos presencialmente, os (as) Musicoterapeutas e pesquisadores (as) brasileiros: Camila Acosta Gonçalves, Ivan Moriá Borges, Gustavo Gattino e Yuri Giffoni e, virtualmente, as professoras Dra. Cláudia Zanini e Dra. Beatriz Salles.
Clique aqui para acessar o trabalho apresentado (a partir da página 461).
Clique aqui para acessar o Program Book.
Clique aqui para acessar o site do evento.