Você está aqui: Página Inicial > Noticias > PPGARTES realiza aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Artes

PPGARTES realiza aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Artes

por publicado: 20/03/2019 09h26 última modificação: 20/03/2019 09h28

No dia 18 de março de 2019, no Auditório Antonio Melillo do Campus de Curitiba II  Unespar, ocorreu a aula inaugural do Mestrado Profissional em Artes, com a presença do Reitor da Unespar, Prof. Antonio Carlos Aleixo, do Vice-Reitor,  Prof. Sydnei Kempa,  da Direção Geral do Campus, Profa. Pierangela Simões, da Direção do Centro de Áres de  Artes, Profa. Rosemeri Rocha, da Coordenação do Mestrado Profissional, Profa. Salete Machado Sirino, de alunos e do corpo docente deste Mestrado, de agentes universitários, educadores e estudantes da Unespar/FAP. 

A artista, pesquisadora e professora Margie Rauen,  ministrou a aula intitulada "Ensino de Arte, Currículo e Inclusão de Gênero", abordando sobre o currículo como construção cultural, considerando os processos criativos e educativos como lugares da possível desarticulação de práticas discriminatórias. Com ênfase na problemática do androcentrismo no campo da Arte, apresentando alternativas de pesquisa e produção de conhecimento voltadas à diversidade, em consonância com ações mundiais de inclusão de gênero e marcos legais que antecedem, no Brasil,  a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II - PPGARTES, aprovado pela CAPES, em outubro de 2018, para início da primeira turma em março de 2019, oferece curso de Mestrado na área de concentração Processos Criativos e Educacionais em Artes. 

O Mestrado Profissional em Artes é o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Estado do Paraná voltado ao atendimento de professores, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas de Arte, Educação e Cultura, que desejem realizar pesquisas teóricas, pedagógicas e artísticas. Em linhas gerais, este Mestrado  pretende aprofundar o conhecimento artístico em suas formas práticas e teóricas, explicitar as relações das produções com seu meio social e cultural e suprir a demanda por aperfeiçoamento profissional nos âmbitos pedagógico, artístico e acadêmico, de profissionais da rede pública de ensino e egressos dos vários cursos de artes e áreas afins do Paraná e região, atendendo a necessidade de qualificação para o exercício das atividades de ensino, produção e pesquisa acadêmica no campo da Arte: Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro.

A Profa. Salete Machado Sirino, coordenadora do Mestrado Profissional em Artes, em nome do Colegiado do PPGARTES, expressou o agradecimento a todas e todos docentes da Unespar/FAP, que plantaram as sementes na área da pesquisa e pós-graduação, inclusive, com a elaboração de outras propostas, expressando também, o reconhecimento do papel fundamental em ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação, e do empenho institucional e individual em busca de formação em cursos de mestrado e doutorado pelo corpo docente que, certamente, contribuíram para aprovação pela CAPES.