Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Peça teatral Entrega Tudo, criada por estudantes do curso de Licenciatura em Teatro, foi apresentada no V Fórum Brecht e Educação

Peça teatral Entrega Tudo, criada por estudantes do curso de Licenciatura em Teatro, foi apresentada no V Fórum Brecht e Educação

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 24/11/2025 07h21 última modificação: 25/11/2025 06h24

A peça teatral “Entrega Tudo!”, criada pelo grupo Quadrilha de Piaba, composta por estudantes do curso de Licenciatura em Teatro do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foi apresentada no V Fórum Brecht e Educação - Um evento de Teatro, Afetos e Transformação Social , na cidade de Paraty-RJ, no dia 09 de outubro de 2025.

O Fórum, que objetiva a promoção e o fortalecimento de parcerias entre estudantes e pesquisadores de diversas regiões do país, direciona-se ao estudo da dramaturgia e poesia, da tradução, da literatura, da pedagogia do teatro, das questões políticas e sociais, estreitando as relações institucionais entre as universidades, por meio de cooperação artístico-científico-acadêmica. Neste ano, em especial, o evento ocorreu em um Colégio Estadual, coordenado pela Licenciatura em Educação no Campo da UFRJ, voltada ao público de estudantes das escolas públicas, composto por oficinas, rodas de conversas, comunicações acadêmicas, lançamento de livros, passeatas e apresentações artísticas e teatrais.

Neste contexto, o Quadrilha de Piaba buscou contribuir com o Fórum compartilhando sua poética fundamentada nos estudos do dramaturgo Bertold Brecht, o qual convidava os trabalhadores da arte e o público à  atitude crítica, ou seja, a estranhar o que era julgado “natural’. “Entrega Tudo!”, com base nos procedimentos da comicidade popular brasileira, parte do universo da exploração e precarização do trabalho de entregadores de diversos produtos, inclusive o da arte.

O processo de criação se desenvolveu durante a matéria “Projeto de Investigação da Cena Épica (PINC II), em 2024, orientada pela professora Roberta Ninin, com co-direção da egressa do curso e mestre em Artes Cênicas (UNESP), Marcela Goellner. A peça surgiu das inquietações coletivas provocadas e investigadas cenicamente durante as aulas e os ensaios, traduzidas em jogos, experimentações e improvisações teatrais.

Para viabilizar a participação do grupo no evento, o Quadrilha de Piaba mobilizou uma campanha financeira através de uma rifa online e um brechó de cacarecos, na Cantina do Campus  de Curitiba II. Além disso, contou com a colaboração do campus em relação aos custos da alimentação, enquanto o Fórum proporcionou a hospedagem na cidade fluminense.

"As potentes trocas vivenciadas durante o evento, a partir das pluralidades de perspectivas educacionais, poéticas, políticas e afetivas nutriu de novas maneiras as questões e reflexões do grupo, que segue fomentando suas criações com a necessária desconfiança do trivial", destacam orientadoras e o grupo.  

 Para saber mais sobre o processo criativo e conhecer a dramaturgia da peça, acesse a URDIMENTO – Revista de Estudos em Artes Cênicas, dossiê temático:  Brecht e Educação (2025)  - disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/view/1011.

Foto: Marcela Goellner (Paraty, 2025)