Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Palestra “A Voz Docente e o Batuque da Resistência: Trajetória, Ensino e o Legado Musical de Angola" acontecerá no dia 19 de novembro

Palestra “A Voz Docente e o Batuque da Resistência: Trajetória, Ensino e o Legado Musical de Angola" acontecerá no dia 19 de novembro

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 12/11/2025 10h34 última modificação: 12/11/2025 10h34

No dia 19 de novembro, às 13h30, acontecerá, no Auditório Antonio Melillo, a palestra “A Voz Docente e o Batuque da Resistência: Trajetória, Ensino e o Legado Musical de Angola", com o Professor Catimba Matias Anacleto, da Faculdade de Artes da Univesidade de Luanda (UNILUANDA) - Angola.

O evento é uma promoção do curso de Bacharelado em Música Popular e do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA) do Centro de Educação em Direitos Humanos do Campus de Curitiba II/FAP da Unespar, com o apoio do Escritório de Relações Internacionais (ERI)  da Unespar e da UNILUANDA.  

Catimba Matias Anacleto é professor titular da Faculdade de Artes da UNILUANDA, Angola. Seu perfil acadêmico é diversificado, abrangendo Música, Educação e Serviço Social. É doutorando em Música na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa Música e Cultura. Sua tese foca "A música angolana como resistência cultural e transformação social". Tem Mestrado em Ensino da História de Angola (2023) e graduações em Licenciatura em Música (2019) e Licenciatura em Serviço Social (2015).

É professor regente do curso de Música na Faculdade de Artes desde 2021 e leciona disciplinas de História da Música e Análise das Artes Vocais. Suas atividades incluem a formação de docentes e artistas em música e cultura angolana, coordenação de projetos de extensão voltados à música tradicional e supervisão de iniciação científica em temáticas afrocentradas. Sua produção científica e artística foca temas relacionados a acessibilidade e inclusão na educação musical e história da música angolana como instrumento de transformação social.  Demonstra interesse em colaborações internacionais para pesquisa, intercâmbio cultural e desenvolvimento de práticas pedagógicas intercontinentais, especialmente no eixo Angola-Brasil.