OLA - Orquestra Latino-Americana da Unespar realizará apresentação em Paranaguá no dia 07 de maio
Na próxima segunda-feira (07), a Orquestra Latino-Americana (OLA) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) apresenta o espetáculo "¿Quién fuera tu trovador?" às 21h no Teatro Rachel Costa, em Paranaguá. A entrada é franca e todos estão convidados a participar.
A primeira parte do espetáculo resulta de um projeto de pesquisa sobre gêneros da canção latino-americana que está sendo desenvolvido pela professora Simone Cit, do campus de Curitiba II. O foco do projeto recai, atualmente, sobre o Uruguai, contemplando composições de Alfredo Zitarrosa, Jaime Roos, Léo Masliah e Jorge Drexler.
O roteiro do show foi baseado em depoimentos do professor uruguaio Federico Alves Cavanna, do campus de Paranaguá, sobre essas e outras canções. O show também conta com a participação especial do cônsul do Uruguai em Curitiba, Sr. José Luis Remedi, falando sobre suas escutas, no seu país e pelo mundo.
Na segunda parte do espetáculo, a OLA leva ao público outros cantos da América Latina, compostos pelos brasileiros Chico Buarque e Vítor Ramil e pelos cubanos Pablo Milanés, Silvio Rodriguez e Compay Segundo, do Buena Vista Social Club.
Orquestra Latino-Americana
A OLA é formada por alunos, professores, alunos egressos do campus de Curitiba II e músicos da comunidade interessados em conhecer, praticar e divulgar a cultura musical da América do Sul, da América Central e do Caribe e iniciou suas atividades em março de 2014.
Seus integrantes executam, além de instrumentos musicais tradicionais da orquestra europeia, como o violino e o trompete, e de instrumentos elétricos como o contrabaixo e a guitarra, instrumentos típicos, como a zampoña, a rabeca e o charango, criando combinações sonoras originais.
O repertório é interpretado por cantores e cantoras falantes das línguas portuguesa e espanhola, visto que na OLA diferentes sotaques e dialetos são muito bem-vindos para cultivar e celebrar o tão necessário movimento pela integração e fortalecimento da América Latina. Entre seus objetivos constam o aprofundamento, por parte dos integrantes, nas características do cancioneiro latino-americano e a democratização desse cancioneiro em universidades e comunidades, buscando a participação ativa em movimentos sociais.
Repertório
1. Doña Soledad (Alfredo Zitarrosa) Arr. Lucas Franco
2. Al otro lado del rio (Jorge Drexler) Arr. Murilo Silvestrim
3. Guardanapos de papel (Leo Masliah - Versão: Carlos Sandroni)
4. Colombina (Jaime Roos) Arr. Vicente Ribeiro
- As escutas do cônsul do uruguai (José Luis Remedi conversa com Adriane Werner)
5. Canción por la unidad latino-americana (Pablo Milanés e Chico Buarque) Arr. Lucas Franco
6. El necio (Silvio Rodriguez) Arr. Flávio de Paula
7. Semeadura (Vítor Ramil) Arr. Guilherme Silveira
8. Chan chan (Compay Segundo) Arr. Flávio de Paula
Ficha Técnica
Direção geral e roteiro- Simone Cit
Assistência de direção - Guilherme Silveira
Preparação de repertório (instrumentos) - Murilo Silvestrim
Preparação de repertório (vozes) - Simone Cit
Técnica vocal - Cris Lemos
Direção cênica - Marcelo Bourscheid
Vozes - Adriane Werner, André Palharini, Cris Lemos, Felipe Dayananda, Oswaldo Rios e Simone Cit
Flautas - Mirela Fortunatti e Silvia Rolim
Sax soprano - Rachel Ramos
Trompete - Lucas Ramos
Violoncelo - Machison Assiz Abreu
Acordeom - Diego Kovalski
Piano - Lucas Franco
Bandolim - Guilherme Silveira
Violões - Murilo Silvestrim e Mateus Cavalheiro
Guitarra - Fábio Lima
Baixo elétrico - Juliano Cruz
Bateria - Sandro Schemes e Thiago Tatsch
Percussão - Fábio Macedo e Felipe Dayananda