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Oceanus: uma viagem musical cruzando os mares será apresentado no dia 4 de julho no Auditório Antonio Melillo

Geral , Ensino

por Helio Sauthier publicado: 02/07/2024 09h32 última modificação: 02/07/2024 10h24

Na próxima quinta-feira, 4 de julho, a disciplina Apreciação Musical do curso de Licenciatura em Música receberá a apresentação Oceanus: uma viagem musical cruzando os mares, do grupo Extempore, com direção musical de Flávio Stein.

Oceanus: uma viagem musical cruzando os mares

O programa Oceanus, inspirado na imensidão do mar, resgata canções de épocas diversas, une melodias populares com compositores consagrados, música tradicional, barroca e medieval. Vozes que cantam e narram ao som de instrumentos raros em combinações pouco usuais. O antigo e o novo se encontram, as linguagens se encontram, e das misturas algo novo surge.

Programa

 Ondas do Mar de Vigo           Martin Codax (séc. XIII)                      Portugal

Beira Mar (Riacho de Areia)   Tradicional                                          Brasil

Soledad y el Mar                    Natalia Lafourcade (1984)                  México

Sailor Boy                               Benjamin Britten (1913 – 1976)        Inglaterra

Melodia Sentimental              Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)       Brasil

La Mer                                    Charles Trenet (1913 – 2001)             França

Music for a While                   Henry Purcell (1659 – 1695)              Inglaterra

Alfonsina y el mar                  Ariel Ramírez (1921 – 2010)              Argentina

Youkali                                    Kurt Weill (1900 – 1950)                    Alemanha

Canção Do Mar                      Dulce Pontes (1969)                           Portugal

El Mariner                              Tradicional                                          Catalunha

Passacaglia della Vita             Stefano Landi (1587 — 1639)            Itália


EXTEMPORE

MÁRCIA KAISER                 * Canto & Percussão

NORBERTO PAVELEC       * Canto & Percussão

ROGER BURMESTER       * Arquialaúde & Guitarra Barroca

FLÁVIO STEIN                    * Flautas, Xilofone, Vibrafone & Leitura

AUGUSTO ANDRADE      * Contrabaixo (participação especial)


MARCIA KAISER

Doutora em Música com ênfase em Musicologia, sob a orientação da Profa. Dra. Silvana Scarinci. Foi Bolsista CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) e realizou seu estágio do doutorado no Dipartimento di Musicologia e Beni Culturali em Cremona, na Itália, pertencente à Università degli Studi di Pavia, sob a co-orientação da professora Angela Romagnoli.

Mestre em Música pela UFPR-PR, na linha de pesquisa sobre “Leitura, Escuta e Interpretação”. Bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Como solista atua em concertos no Brasil e exterior. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: concerto, opera, concerto cênico, história da música ocidental, dramaturgia musical, filologia musical, edição crítica, sistema produtivo do teatro d'ópera e documentação para bens musicais. No Teatro Musical tem se apresentado em tributos sinfônicos a grandes bandas e musicais temáticos voltados para o público adulto e infantil. Docente de Canto da Universidade Estadual do Paraná, recebeu o Prêmio Curta Ciência 2020 do Doutorado em Música da UFPR.

É artista e pesquisadora do LAMUSA, Laboratório de Música Antiga da UFPR e do Grupo Studium Musicae - Ateliê de Música Histórica.

 

NORBERTO PAVELEC

Atuou por mais de duas décadas como cantor de importantes formações musicais da cidade de Curitiba, como o Madrigal Pro-Música de Curitiba, Camerata Antiqua de Curitiba, Conjunto Renascentista e Studium Musicae, como solista e também como instrumentista, tocando viola da gamba e vièlle medieval.

Com esses grupos participou de diversas gravações com obras de Vivaldi, Händel, Hotteterre, Luiz Alvarez Pinto e Jose Penalva, entre outros, inclusive a primeira gravação brasileira dedicada exclusivamente à obras do período medieval.

Sob a direção de Roberto de Regina, Roberto Schnorremberg, Samuel Kerr, José Penalva e Eunice Brandão, além das gravações, participou de inúmeros festivais em diversas cidades brasileiras, se apresentando em grandes teatros como o Teatro Municipal de São Paulo, Cultura Artística (SP), Sala Cecília Meirelles no Rio de Janeiro, Teatro Guaíra de Curitiba, e o Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão.

Atuou intensamente também como professor de francês na Aliança Francesa de Curitiba e como Consultor Jurídico no Tribunal de Justiça do Paraná.

Retornou às atividades musicais em 2022 como integrante da nova formação do Studium Musicae, Ateliê de Música Histórica.

 

ROGER BURMESTER

Natural de Curitiba-PR, é Bacharel em prática instrumental (violão) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1996), Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (2010) e Doutor em Performance Musical (Cordas dedilhadas antigas) pela Universidade de Montréal (2015).

Como instrumentista do Grupo Banza, realizou apresentações em dez capitais brasileiras em 2003 no âmbito do projeto “Música no Tempo de Gregório de Mattos” (Prêmio Petrobrás Música). Este projeto culminou com a gravação de um CD, relançado em 2006 pelo selo mundial Naxos.

Durante seus estudos no Canadá, participou como instrumentista convidado do Bach Ottawa Choir (dir. Lisette Canton), do Ensemble Les Lys Naissants (dir. Jean-Loup Gagnon) e do Ensemble PerSonare (dir. Jivko Georgiev).

Em 2014 realizou dois concertos solo (alaúde e guitarra barroca) no âmbito do Festival Montréal Baroque. Participou de diversos cursos e seminários onde esteve sob orientação de instrumentistas como Hopkinson Smith (EUA-Suíça), Eugène Ferré (França), Vincent Dumestre (França), William Carter (Inglaterra) e Sylvain Bergeron (Canadá).

Sua tese de Doutorado sobre o stylus phantasticus no repertório dos séculos XVII e XVIII para cordas dedilhadas, foi publicada em 2016 pela Éditions Universitaires Européennes.

 

AUGUSTO ANDRADE

Natural de Bauru, São Paulo, estudou em diversas instituições, entre as quais a Academia de Música da OSESP, Instituto Baccarelli, Orquestra Experimental de Repertório, Conservatório de Tatuí e EMESP Tom Jobim.

Participou como músico convidado em orquestras brasileiras, tais como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi bolsista em 4 edições do festival internacional de Campos do Jordão.

Durante sua formação, teve mentoria dos renomados contrabaixistas Pedro Gadelha e Marco Delestre, ambos contrabaixistas da Orquestra sinfônica do Estado de São Paulo. Participou como camerista no Festival Internacional de Percussão de 2024 da cidade de Curitiba e também de duas edições como contrabaixista solo no festival multi artes ''Artes Vertentes'' tocando peças de André Mehmari, Leonardo Martinelli, Richard Strauss e Schubert junto a solistas de renome internacional como Cristian Budu, Anna Kandinskaja, Razvan Popovic, Iberê Carvalho dentre outros.Participou de diversas gravações com a Orquestra sinfônica do Paraná durante a ''Série Música de câmara'' e Camerata da Cidade de Curitiba como contrabaixo solista. 

Atualmente é contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Paraná, reside em Curitiba–PR onde exerce intensa atividade camerística, sendo frequentemente convidado da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e Orquestra à Base de Sopros com Egberto Gismonti dentre outros artistas de renome. Em seus recentes trabalhos, estreou a peça "3 parts of a shadow" de Santiago Beis no ''Festival Internacional de Percussão de Curitiba'' e "canti di caronte" de Leonardo Martinelli, tendo o contrabaixo como instrumento solo, interpretando Caronte no festival "Artes Vertentes".

 

FLÁVIO STEIN

Formado em música pelo Conservatório Musical Brooklin Paulista (SP), atua nas áreas de Música, Teatro e Literatura como diretor musical, teatral e dramaturgista, mediador de leitura e leitor público tendo participado de mais de 50 espetáculos no Brasil e na Europa, (onde viveu durante 6 anos na Alemanha) e atuado como curador de mais de 15 eventos artísticos.

É graduado em Letras, Bacharelado Português / Alemão, com ênfase em Estudos Literários e mestre pelo curso de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná com dissertação centrada em processos de leitura.

Dirige conjuntamente com Plinio SIlva o grupo Studium Musicae com o qual realizou diversos programas dedicados ao repertório medieval, renascentista e barroco.

Flautista especializado em instrumentos antigos realizou um trabalho centrado na interpretação histórica, tendo se apresentado com diversos grupos, grupos que consolidaram o movimento de música antiga no Brasil, como: Conjunto Renascentista de Curitiba, Studium Musicae, Extempore, Tálea e Anima (SP), Alma Musica (Campinas), Camerata Antiqua de Curitiba, Tábula (DF), entre outros.

Atuou como regisseur e diretor musical para espetáculos cênico-musicais a partir de textos teatrais de Shakespeare, Koltès, Brecht, Strindberg, Büchner, Garcia Lorca, Marivaux, Beckett, Camus e da obra de compositores como Banchieri, Monteverdi, Orff, Gershwin, Weill, Crowl e Glass entre outros.

Em 2013 criou o coletivo O Círculo: núcleo de leituras com quem realiza leituras públicas de obras literárias acompanhadas por música ao vivo com programas dedicados à literatura brasileira e à literatura internacional.