Você está aqui: Página Inicial > Noticias > FAP receberá Dom Filó, importante liderança do movimento negro brasileiro, no dia 16 de maio

FAP receberá Dom Filó, importante liderança do movimento negro brasileiro, no dia 16 de maio

Geral, Pesquisa

publicado: 08/05/2025 13h46 última modificação: 09/05/2025 10h34

No dia 16 de maio de 2025, das 14h às 17h, o Campus de Curitiba/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) terá a honra de receber Dom Filó, importante liderança do movimento negro brasileiro e protagonista do documentário Black Rio! Black Power!

O evento é uma realização organizada pelo Movimento Negro, na pessoa do Advogado Dr. Ivan Luiz Camargo, criador da Comenda Dom Filó, Professor Alexandre Cezar, do ICAIS , TCN Filmes, na pessoa do Cineasta Tiago Nascimento, juntamente com o Núcleo de Relações Étnico-Raciais (NERA) do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) do Campus de Curitiba II/FAP, em parceria com a Diretoria de Direitos Humanos e a Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH). 

Durante o encontro, será exibido o longa-metragem Black Rio! Black Power!, dirigido por Emílio Domingos, que resgata a força dos bailes de soul music dos anos 1970 nos subúrbios do Rio de Janeiro. O filme revela como esses espaços tornaram-se potentes formas de resistência política e afirmação da identidade negra em plena ditadura militar, por meio da trajetória de Dom Filó e do coletivo Soul Grand Prix.

Ao som de James Brown, Furacão 2000 e outros ícones, o documentário também mostra as conexões entre o movimento Black Rio, o funk, o hip-hop e sua influência para as novas gerações negras.

Dom Filó é também o criador da Cultne TV, a maior plataforma de audiovisual voltada ao protagonismo negro da América Latina. Durante sua passagem por Curitiba, entre os dias 13 e 17 de maio, Dom Filó participará de diversos eventos. Destaque para a cerimônia de entrega das Comendas Dom Filó, no dia 13 de maio, organizada pelo Instituto Afro-Indígena do Paraná, que homenageará personalidades atuantes no combate ao racismo, entre elas, a Professora Dra. Ana Maria Rufino Gillies, do Colegiado do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e diretora da Diretoria de Direitos Humanos da PROPEDH.

Serviço:
Data: 16 de maio de 2025
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório Antonio Melillo – Rua dos Funcionários, 1357, Cabral – Curitiba/PR