Você está aqui: Página Inicial > Noticias > NEPIM E GAEFO realizarão lançamento de livros no dia 27 de outubro

NEPIM E GAEFO realizarão lançamento de livros no dia 27 de outubro

Geral, Pesquisa

por publicado: 18/10/2022 14h17 última modificação: 17/11/2022 16h28

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM) e o Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (GAEFO) do campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), realizarão lançamento de livros, no dia 27 de outubro, às 10h,  no Auditório Antonio Melillo do Campus de Curitiba II.

Serão lançados os livros “Ensaios sobre Arte, Educação e Musicoterapia", organizado pelas professoras Sheila Beggiato e Andressa Dias Arndt, e “Arte, Educação e Formação Docente”, organizado pelos professores Robson Rosseto e  Sônia Tramujas Vasconcelos.

ENSAIOS, SOBRE ARTE, EDUCAÇÃO E MUSICOTERAPIA

Esta coletânea de ensaios apresenta diálogos, reflexões críticas, investigações e relatos de experiências de pesquisadores e pesquisadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM), junto a profissionais colaboradores/as. Aqui, abordamos os temas que nos atravessam e nos constituem no que diz respeito a Arte, a Ciência e a Vida. Neste livro, apresentamos perspectivas sobre processos de inclusão/ exclusão, processos de aprendizagem no âmbito do ensino universitário, relação do humano com a criação artística e musical, bem como temas constituintes do campo da Musicoterapia. Com as vozes que aqui são apresentadas, desejamos construir cenários dialógicos que inspirem saberes e fazeres no âmbito da Educação, da Arte e da Musicoterapia.

LIVRO EM FORMATO DIGITAL AQUI

ARTE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

Os textos apresentados neste livro expressam reflexões e investigações realizadas por integrantes do grupo de pesquisa Arte, Educação e Formação Docente, o GAEFO (Unespar/CNPq). A pluralidade de perspectivas se relaciona com a formação, atuação e qualificação docente nas potencialidades da Arte, em suas diferentes abordagens teórico/práticas, nas ações educativas e no desenvolvimento de processos artísticos associados à formação da professora e do professor de Arte Visuais, Música e Teatro. O desejo é dialogar, trocar, tornar visível o trabalho investigativo realizado pelo GAEFO, reafirmando movimentos, posturas e lutas a favor da formação docente e das especificidades das áreas artísticas. São territórios investigativos e contextos de formação que agregam valor a este campo tão combatido no cenário social e educativo, o ensino da Arte.

LIVRO EM FORMATO DIGITAL AQUI

O lançamento contará com uma abertura musical seguida de uma explanação da obra artística que compõe a capa de um dos livros feita pelo estudante/autor Nino Scarsetto, da Licenciatura em Artes Visuais. Na sequência os grupos de pesquisa farão uma explanação de seus propósitos e ações conjugado com o relato de alguns textos publicados nos livros, para posterior conversa com o público.