Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Mostra FEXO retorna para sua 2ª Edição no Festival de Curitiba

Mostra FEXO retorna para sua 2ª Edição no Festival de Curitiba

por Helio Sauthier publicado: 27/03/2024 14h28 última modificação: 27/03/2024 14h31

Compondo a programação da 32ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, a Mostra FEXO de Teatro Egresso da Unespar é uma iniciativa que surgiu em 2022, tendo como objetivo destacar as produções teatrais realizadas pelos estudantesconcluintes do Bacharelado em Artes Cênicas do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná. O esforço coletivo de estudantes e docentes, além do caráter inovador da proposta levou o evento a ser novamente selecionado para o Festival de Teatro de Curitiba, maior Festival da área na América-Latina.

Este ano, a 2ª Mostra FEXO acontece de 30 de março a 06 de abril  com uma programação inteiramente gratuita composta por espetáculos, oficinas, rodas de conversa e uma mostra de processo.

Construído Coletivamente

A organização da Mostra FEXO é composta por estudantes e egressos de Cênicas. Com orientação da professora Marcia Moraes, a cada edição o grupo de estudantes participa de todas as etapas da produção do evento, desde a sua concepção, passando pelo processo de inscrição e comunicação direta com o Festival até a sua realização.

Este modelo proporciona uma experiência prática profissional para os estudantes, ao passo que amplia o acesso à pesquisa cênica desenvolvida na academia.

Peça convidada

Nesta edição, a mostra inaugura um intercâmbio com o Grupo Muvuca/SP, formado por egressos do Bacharelado em Artes Cênicas da UNICAMP. O Grupo fará a abertura da Mostra com o espetáculo “Mentira.Br”. A ideia é dar continuidade nestas parcerias com cursos de Artes Cênicas de outras universidades brasileiras.

Para conferir nossa programação, acompanhe pelo @mostrafexo ou pelas redes do Festival.

2ª Mostra FEXO de Teatro Egresso da Unespar

De 30/03 até 06/04/24

Locais:

SEARC – Teatro Laboratório da FAP (Rua dos Funcionários, 1756 – Cabral, Curitiba – PR, 80035-050)

Praça Santos Andrade (Rua XV de Novembro 2765 – Centro, Curitiba – PR, 80050-981)

Chácara do Vicente (Rua Mato Grosso, 2531 – Campo Largo – PR)

ESPETÁCULOS:

30 e 31/0 às 19h – Mentira.Br: um estudo de caso (TELAB)

01 e 02/04 às 18h – (Des)Enterro (CHÁCARA DO VICENTE)

03 e 04/04 às 18h – Todo dia o mundo acaba só você não percebe (PRAÇA SANTOS ANDRADE)

03 e 04/04 às19h – Derretendo Satélites (TELAB)

05/04 e 06/04 às 17h e 19h – A Peça Perdida (TELAB)

MOSTRA DE PROCESSO + BATE-PAPO:

● Queria ser um botão em sua camisa favorita para estar sempre em seu peito

Apresentadora propositora: Camila Sardou

Dias 01 e 02/04 – 17h às 18h

Local: SEARC – Estúdio 4

AÇÕES FORMATIVAS:

OFICINAS:

Oficina Prática de Montagem de Luz

*Ação do LABIC – Laboratório de Iluminação Cênica da FAP-Unespar

Ministrante(s): Nadia Luciani e Edduarda Porcote

Dias 03 e 05 - 9h às 13h

Local: TELAB

● Oficina A máscara como dispositivo de criação e expressão

Ministrante(s): Laura Rogoski

Dia 01/04 – 14h às 17h

Local: SEARC – Estúdio 3

Oficina Andar a rua. Modos de se relacionar com o espaço urbano a partir da Intervenção Urbana

Ministrante(s): Léo Menin

Dia 02/04 - 17h às 19h

Local: SEARC – Estúdio 1

● Oficina Do Gemido à Palavra

Ministrante(s): Manuella Prestes

Dia 03/04 – 14h às 18h

Local: SEARC – Estúdio 3

Oficina Entre mitos e memórias: oficina de construção cênica

Ministrante(s): Beth Maria, Isabela Karpen, Isabella Cavalcanti, Mariably Ivanka e Victoria Wendler

Dias 05 e 06/04 – 14h às 17h

Local: SEARC – Estúdio 5

RODAS DE CONVERSA

Visualidades: estruturas, performatividade e narrativas

Os alunos partilham o processo de criação dramatúrgica dos seus espetáculos, fazendo um recorte para os elementos visuais e espaciais como disparadores para a elaboração da dramaturgia. A estruturação dos textos que norteiam a cena, a escrita performativa e as possibilidades narrativas.

Dia 30/03 às 15h

Local – SEARC – Estúdio 3

Mediação: Amábilis de Jesus

Participantes: Dramaturgas e Dramaturgistas dos espetáculos da mostra

Cenários Cruzados: Egressos em Diálogo Cena

“Cenários Cruzados: Egressos em Diálogo” une egressos de diferentes instituições em uma conversa única. Produtores culturais compartilham suas trajetórias, destacando a diversidade cênica de suas cidades. Uma celebração de experiências e conexões entre profissionais da cena.

Dia 31/03 às 15h

Local – TELAB/SEARC – Estúdio 3

Mediação: Marcia Moraes

Participantes: Clarice Ariela (Unicamp), Gilmar Kaminski (UFPR), Karina Rozek (Unespar), Larissa Blanco (Unicamp) e Maurício Oliveira (Unicamp)