Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Mestrando do PPG-CINEAV da UNESPAR é selecionado como semifinalista no FRAPA 2025

Mestrando do PPG-CINEAV da UNESPAR é selecionado como semifinalista no FRAPA 2025

Geral, Pesquisa

publicado: 04/09/2025 15h46 última modificação: 05/09/2025 10h59

Estudante do mestrado do PPG-CINEAV da Unespar é semifinalista do XIII FRAPA com roteiro de longa-metragem “A Menina Sem Rosto”

O estudante do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná – FAP/Curitiba II (Unespar), Diego Gianni, foi selecionado como semifinalista na categoria de Longa-Metragem do XIII Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA), considerado o maior evento dedicado à escrita audiovisual da América Latina. A edição de 2025 do festival acontecerá entre os dias 3 e 7 de novembro, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS).

O roteiro de Diego, intitulado “A Menina Sem Rosto”, foi selecionado entre 295 trabalhos inscritos, após passar por uma curadoria composta por profissionais do audiovisual do cenário nacional. A sinopse do projeto antecipa uma narrativa potente: “Em uma antiga colônia, pessoas afastadas da sociedade vivem suas rotinas sob a supervisão da igreja. Até que a chegada do cinema transforma suas realidades.”

Roteirista profissional desde 2013, Diego já havia sido semifinalista em 2023, no primeiro Concurso de Argumentos promovido pelo FRAPA, com o texto “O mais feroz dos animais domésticos”. Nesta nova edição, seu retorno à lista de selecionados tem um novo significado: “Foi uma grande e grata surpresa ver meu nome novamente entre os semifinalistas, pois neste caso trata-se de um roteiro que até então não havia recebido nenhum tipo de retorno sobre o último tratamento do texto”, diz Diego. Ele explica que o projeto é antigo, mas passou por uma reformulação completa nos últimos meses. “Resolvi começar do zero, mexendo em absolutamente tudo, e o resultado é esse: ter este trabalho em uma lista tão significativa quanto esta do FRAPA, junto com outros projetos que certamente têm muito valor”, afirma.

Além do reconhecimento, os semifinalistas têm acesso a atividades exclusivas durante o festival, como um encontro coletivo com executivos da Netflix e da TV Globo, uma licença gratuita de um ano da plataforma WriterDuet e uma masterclass online sobre preparação para pitching, oferecida pela Transforma Plataforma. No dia 8 de setembro, serão divulgados os cinco roteiros finalistas da categoria Longa-Metragem. Os autores selecionados participarão do FRAPA[LAB], o laboratório de roteiros do festival, e apresentarão seus projetos em um pitching aberto dentro da programação oficial.

“Minha expectativa agora é passar para a próxima fase, mas só de estar entre os selecionados já é uma conquista, e com certeza me anima a seguir em frente com a história que me propus a contar”, conclui o roteirista.

O FRAPA é uma realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, IECINE, Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. O PPG-CINEAV reconhece a seleção de Diego Gianni como um exemplo da inserção de seus estudantes em circuitos profissionais e espaços dedicados ao desenvolvimento da escrita audiovisual. A participação no FRAPA 2025 também representa a presença do Programa em um ambiente de circulação e fortalecimento de projetos no campo do roteiro cinematográfico.