Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo estará com inscrições abertas de 15 de agosto até 17 de setembro para ingresso em 2024

Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo estará com inscrições abertas de 15 de agosto até 17 de setembro para ingresso em 2024

Geral, Ensino

por publicado: 07/08/2023 13h45 última modificação: 10/08/2023 08h20

O curso de Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Curitiba II/FAP, doravante denominado PPG-CINEAV, encontra-se com inscrições abertas, no período de 15 de agosto a 17 de setembro de 2023, para ingresso na Turma de 2024. 

CLIQUE AQU PARA ACESSAR O EDITAL COM TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO

 

 

VAGAS E RESERVA DE VAGAS

Serão ofertadas um total de 20 (vinte) vagas no processo seletivo para portadores/as de diploma de graduação, em qualquer área, divididas entre as duas linhas de pesquisa e temáticas, conforme Anexo I deste Edital, e deste total de vagas, de acordo com a Resolução nº 001/2020-PPG-CINEAV, ficam reservadas:

I - 20% (vinte por cento) das vagas para candidatos/as autodeclarados/as negros/as (pretos/as e pardos/as);

II - 5% (cinco por cento) das vagas para candidatos/as autodeclarados/as indígenas;

III - 5% (cinco por cento) das vagas para candidatos/as autodeclarados/as com deficiência;

IV - 5% (cinco por cento) das vagas para candidatos/as autodeclarados/as trans (transexuais, travestis e transgêneros);

V - 5% (cinco por cento) das vagas para candidatos/as autodeclarados/as de baixa renda com formação em escolas/instituições públicas (educação básica e graduação).

Parágrafo único - No caso em que os percentuais das vagas definidas neste artigo resultem em um número fracionado, o arredondamento será feito para cima, garantindo os mínimos percentuais para cada modalidade de reserva de vagas.

 

SOBRE O CURSO

O PPG-CINEAV encontra-se articulado à área de concentração Teorias e Processos em Cinema e Artes do Vídeo, que congrega pesquisas no campo das Artes e tomam o cinema e o vídeo como objetos de convergência de reflexões teórico-analíticas e de fazeres artísticos, propostos a partir de pensamentos e práticas firmados tanto no campo do cinema e do vídeo, quanto em aproximação com outras áreas de conhecimento.

 O Programa possui duas linhas de pesquisa, a saber: 

1) Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo - nesta linha de pesquisa teórico-analítica, o Cinema e as Artes do Vídeo são tomados eminentemente como formas de produção de sentido, isto é, como discursos produzidos em contextos sociais, históricos e culturais específicos. Reúnem-se aqui, portanto, pesquisas que permitam que diversas abordagens de análise dos discursos que se constituem no Cinema e nas Artes do Vídeo – tanto nas produções artísticas, como nos esforços de teorização – sejam postas em reflexão.

2) Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo - nesta linha de pesquisa, o cinema e o audiovisual são tomados a partir dos processos de criação nas práticas artísticas. Portanto, tratam-se de pesquisas que envolvam reflexões teóricas sobre o fazer no cinema e no vídeo, podendo estar associadas a conceitos criativos, processos tecnológicos e/ou atos de realização

 

Todas as informações sobre o processo devem ser acessadas no site https://ppgcineav.unespar.edu.br/