Mês de novembro movimenta o campus com ações em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Geral, Ensino
O mês de novembro é marcado pelo Dia de Zumbi e da Consciência Negra, tornado feriado nacional pela Lei nº 14.759/2023. O Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (NERA) do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), convida toda a comunidade a participar das ações que movimentarão o campus nas próximas semanas.
No dia 17 de novembro, às 9h30, por iniciativa do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar, dos cursos de Bacharelado em Dança e Licenciatura em Dança, e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), a professora Eliseth Rodrigues, da Universidade de Luanda, ministrará um workshop sobre a dança folclórica recreativa angolana conhecida como Kabetula. O workshop acontecerá no Laboratório 3 – Prédio Anexo da Sede Artes da Cena (SEARC), na Rua dos Funcionários, 1756.
No dia 19 de novembro, às 13h30, no Auditório Antonio Melillo, na Sede Cabral, o curso de Bacharelado em Música Popular, em parceria com o NERA e o CEDH, promoverá uma tarde de reflexões e apreciação artística em torno do tema da perspectiva anticolonial e do protagonismo negro nas artes. Na aula da disciplina Educação em Direitos Humanos, haverá uma palestra com o professor Catimba Matias Anacleto, da Universidade de Luanda, intitulada “A música angolana como resistência cultural e transformação social”, seguida de apresentações musicais e da exibição de um curta-metragem realizado por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual.
No dia 24 de novembro, às 10h, intervenções artísticas na Sede Boqueirão irão reverenciar personalidades negras notáveis no campo das artes.
Acompanhe a programação nas redes sociais da FAP e envolva-se no movimento pela igualdade racial e pela representatividade do povo negro nas instituições e na cultura.
A luta antirracista é responsabilidade de todos e todas e a conscientização é o primeiro passo!
