Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Longa-metragem paranaense “Bia Mais Um”, realizado por egressos(as) do curso de Cinema e Audiovisual, estreia em 20 estados brasileiros no dia 9 de outubro

Longa-metragem paranaense “Bia Mais Um”, realizado por egressos(as) do curso de Cinema e Audiovisual, estreia em 20 estados brasileiros no dia 9 de outubro

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 10/10/2025 06h52 última modificação: 10/10/2025 09h15

No dia 9 de outubro, estreou em diversos cinemas brasileiros o filme “Bia Mais Um”, realizado por egressos(as) do curso de Cinema e Audiovisual do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O longa-metragem aborda o tema da gravidez inesperada na adolescência e aposta na formação educativa de público por meio de uma iniciativa com escolas públicas e privadas.

Rodado no Paraná com assinatura da produtora O Quadro, “Bia Mais Um” estreia em 20 estados brasileiros. Em seu primeiro longa-metragem, Wellington Sari conta a história de Bia, que, aos 17 anos de idade, carrega um segredo que mudou sua vida para sempre: uma gravidez não desejada. Ela também se vê às voltas com um novo interesse romântico após dois anos no exterior, ficando dividida entre o doce turbilhão de uma paixão e uma dura realidade que a leva de encontro a um precoce despertar.

Para Sari, a jornada da protagonista reflete, em tom de coming of age, questões muito vivas e próprias da contemporaneidade: “Tem a ver com essa relação que a gente estabelece com um mundo mediado por imagens. Bia é interessada em maneirismo e vídeos-ensaios, além de jogar videogame e passar muito tempo no celular. O filme parte do exercício de imaginar como se daria o seu encontro com outro personagem muito vivo e diferente. Tudo em um universo fechado nos dois, em uma cidade quase abandonada, cercada de ausências”.

Antes de estrear comercialmente, “Bia Mais Um” foi exibido em festivais como o Olhar de Cinema e o Santos Film Festival, dando visibilidade à proposta da produtora O Quadro de realizar projetos que abordam temáticas ligadas às relações humanas, utilizando os gêneros cinematográficos de forma autoral. Com quase duas décadas de existência, a produtora já contabiliza 25 curtas e cinco longas-metragens em sua filmografia, entre eles, “Verde Oliva”, o segundo trabalho de Sari neste formato. A distribuição fica a cargo da Lança Filmes, do Rio Grande do Sul, que traz no currículo títulos como “A Primeira Morte de Joana”, “5 Casas”, “Yonlu” e “Até Que a Sbórnia nos Separe”.

No Paraná, o filme estreia em Curitiba (Cine Guarani, Shopping Mueller, Cinesystem CPO, Cine Passeio), Londrina (Multiplex Catuaí, Cinesystem LDA), Maringá Avenida (Avenida Center), Maringá Catuaí (Multiplex Catuaí Maringá) e Ponta Grossa (Multiplex Palladium). A nível nacional, chega a um total de 52 cidades entre as cinco regiões do país.

Cinema como experiência de educação e diálogo

Idealizado e mantido pela própria Lança Filmes, o projeto Papo Reto aposta na formação educativa de público através de parcerias com escolas públicas e privadas, exibindo títulos selecionados e que possam criar um espaço de reflexão, diálogo e pertencimento, como é o caso de “Bia Mais Um”, que também chegará aos cinemas propondo esse diálogo com novas gerações.

Além das sessões exclusivas para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o Papo Reto oferecerá material pedagógico de apoio para professores trabalharem em sala de aula e a possibilidade de rodas de conversa após as exibições. A iniciativa é válida para todos os estados do Brasil.

As escolas interessadas devem preencher o formulário disponível em: http://bit.ly/3Kxeur9. Ao receber as solicitações, a equipe responsável entrará em contato para agendar as sessões. “Já levamos mais de cinco mil jovens ao cinema com o Papo Reto, e estamos muito felizes de mais uma vez promover esse encontro entre cinema e educação com o Bia Mais Um, um filme que suscita muitas conversas e reflexões. Mais do que a formação de público, é um projeto que valoriza a experiência coletiva através da socialização e do diálogo”, conta diretora e fundadora da Lança Filmes.

Confira a relação de estados e cidades onde “Bia Mais Um” estará em cartaz a partir do dia 9 de outubro:

Acre - Rio Branco (Multiplex Via Verde)

Alagoas – Maceió (Parque Shopping Maceió)

Amazonas - Manaus (Multiplex Via Norte)

Amapá – Macapá (Macapá Shopping)

Bahia – Salvador (UCI Salvador)

Distrito Federal – Brasília (Cinesystem BSB)

Espírito Santo - Serra (Multiplex Shopping Mestre Álvaro)

Goiás – Aparecida de Goiânia (Buriti Shopping)

Mato Grosso - Cuiabá (Multiplex Pantanal)

Mato Grosso do Sul - Dourados (Cine Araújo Dourados)

Minas Gerais – Belo Horizonte (Una Belas Artes), Ipatinga (Vale do Aço)

Pará – Belém (Castanheira, Pátio), Marabá (Partage)

Paraná - Curitiba (Cine Guarani, Shopping Mueller, Cinesystem CPO, Cine Passeio), Londrina (Multiplex Catuaí, Cinesystem LDA), Maringá Avenida (Avenida Center), Maringá Catuaí (Multiplex Catuaí Maringá), Ponta Grossa (Multiplex Palladium)

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (Cinesystem AME), Cabo Frio (Multiplex Parque Lagos), Campos dos Goytacazes (Multiplex Partage Campos Shopping), Duque de Caxias (Cine Caxias Shopping), Volta Redonda (Multiplex Park Sul)

Rio Grande do Norte – Natal (Praia Shopping)

Rio Grande do Sul - Porto Alegre (Cinemateca Paulo Amorim, Cinesystem BBC, GNC Praia de Belas), Rio Grande (Cinesystem RGD), São Leopoldo (Cinesystem LEO)

Rondônia - Porto Velho (Multiplex Porto Velho)

Roraima - Boa Vista (Multiplex Pátio Roraima)

Santa Catarina – Florianópolis (Cinesystem FLN), Joinville (Joinville Garten), Balneário Camboriú (GNC Balneário Shopping),

São Paulo - São Paulo (Aricanduva, Boa Vista, Cine Bijou, Cinemark Internacional Shopping, Cinesystem MTW, Cinesystem PPA, Penha), Araçatuba (Cine Araújo Araçatuba), Araraquara (Jaraguá), Bauru (Multiplex Bauru Shopping), Botucatu (Multiplex Park Botucatu), Campinas (Multiplex Parque das Bandeiras), Campo Limpo (Multiplex Campo Limpo), Franca (Franca Shopping), Itaquaquecetuba (Pateo Itaquá), Itu (Itu Cine Plaza Shopping), Jundiaí (Maxi), Mauá (Mauá Plaza Shopping), Piracicaba (Multiplex Shopping Piracicaba), Presidente Prudente (PrudenShopping), Santa Bárbara d'Oeste (Tivoli), São Carlos (Center Iguatemi), São José do Rio Preto (Multiplex Rio Preto Shopping), Sorocaba Cianê (Multiplex Pátio Cianê), Sorocaba Cidade (Multiplex Shopping Cidade), Taubaté (Taubaté Shopping).

SINOPSE

O mundo de Bia (Gabrielle Pizzato) está prestes a mudar. Ela guarda um segredo: uma gravidez inesperada. Entre incertezas, medos e angústias, surge Jean (Gustavo Piaskoski). A atração é imediata, porém o tempo é curto e Bia precisa contar a verdade. Ele estará preparado para a notícia?

FICHA TÉCNICA

Brasil – Paraná, 2021, Drama, 71’
Direção e Roteiro: Wellington Sari
Produção: Anderson Simão e Christopher Faust
Direção de Produção: Evandro Scorsin e Leonardo Otto
Empresa Produtora: O Quadro
Elenco: Gabrielle Pizzato, Gustavo Piaskoski, Ivo Müller, Dafne Viola
Direção de Fotografia: André Senna
Montagem: Tomás Von Der Osten
Direção de Arte: Aricia Machado
Som Direto: Bruno Ito
Desenho de Som: Leandro Cordeiro
Classificação indicativa: 12 anos

SOBRE O DIRETOR

Wellington Sari é roteirista e diretor. Sócio-fundador da produtora O Quadro, que atua no mercado desde 2010. Depois de escrever e dirigir diversos curtas-metragens com ampla circulação em festivais de cinema, canais de TV e serviços de VOD, estreou na direção de longas com “Bia Mais Um”, exibido no Olhar de Cinema em 2021. “Verde Oliva” é seu segundo longa-metragem. É também pesquisador e em 2024 lançou o livro Brian De Palma/A opacidade mascarada.

SOBRE A PRODUTORA

Com quase duas décadas de existência, mais de 25 curtas e 5 longas produzidos, a produtora brasileira O Quadro se estabeleceu nacionalmente como um grupo que produz filmes jovens, com temáticas ligadas às relações humanas, tratados de uma forma bem humorada e utilizando os gêneros cinematográficos de forma autoral. Lançou, em 2017, seu primeiro longa de ficção, “Bye Bye Jaqueline”, e produziu para televisão o documentário de longa-metragem “Euller Miller Entre Dois Mundos”, no ano de 2018. Em 2021, lança seu terceiro longa, a ficção “Bia Mais Um”; em 2023, lança em festivais o longa “Dublê de Namorado”; e, em 2024, “Aloha Malandro”. Atualmente, finaliza o longa “Verde Oliva” e tem outros projetos em desenvolvimento.

SOBRE A DISTRIBUIDORA

A Lança Filmes distribui longas e curtas-metragens, séries e novos formatos, em festivais, mostras, cinemas, VOD, televisão fechada e aberta, internet em novas plataformas. A empresa trabalha formando parceria com produtoras e diretores independentes, tanto nacionais quanto estrangeiros, desde a fase inicial de seus projetos até sua finalização. Cada filme é um projeto único e é pensado de forma criativa e especial. Além disso, trabalha com um circuito exibidor de excelência, indo de grandes complexos a salas de arte em todo o Brasil.