Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Livro de professor da Unespar recebe prêmio em Portugal

Livro de professor da Unespar recebe prêmio em Portugal

Geral, Pesquisa

por publicado: 21/06/2023 13h23 última modificação: 21/06/2023 13h23

A Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), de Portugal, premiou o livro Documentário: filmes para salas de cinema com janelas, escrito pelo docente da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/FAP, Eduardo Baggio, como melhor publicação da área no ano de 2022. O prêmio é uma parceria da AIM com o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC), e envolve uma conferência a ser apresentada na instituição, pelo autor do livro.

Para Baggio, "o prêmio é extremamente relevante e uma grande honra, porque a AIM de Portugal, é uma grande referência na pesquisa de cinema na Europa e para o Brasil, ainda mais que muitos/as brasileiros/as participam. Sem contar que a parceria com a Universidade de Coimbra é superimportante em Portugal, afinal é um centro que tem estudos interdisciplinares, mas que versa muito sobre cultura e sociedade".

“Documentário: filmes para salas de cinema com janelas” traça um percurso histórico-conceitual para debater criticamente definições de documentário. Pela perspectiva realista, o livro discute relações, próprias desse tipo de filme, entre mundo fático experiencial, os processos de realização, a obra audiovisual em si e a recepção. A partir desses quatro polos, Baggio propõe a metáfora das salas de cinema com janelas para uma abordagem amplificada e relacional do cinema documentário.

O livro é fruto de um trecho da tese de doutorado do docente, porém, para que a obra fosse finalizada e publicada, Baggio contou com o auxílio de docentes e egressos/as da Unespar, além de demais pessoas externas à instituição: Manuela Penafria (prefácio), Fernando Andacht (apresentação), Alexandre Rafael Garcia (editor e coordenador editorial), Wellington Sari (editor), Juliana Rodrigues Pereira (preparadora e revisora), Juliana Vaz (revisora), Anderson Simão (produtor executivo), Pedro Giongo (projeto gráfico e diagramação), Iara Mica e Paula Azevedo (produtoras gráficas), Christopher Faust (lançamento e distribuição), conselho editorial da Coleção Escrever o Cinema e produtora Bando à Parte (sessão do fotograma da capa a partir do filme O Espectador Espantado, de Edgar Pêra).

O livro é o 5° volume da Coleção Escrever o Cinema. No último sábado (17), durante o Festival Olhar de Cinema, aconteceu o lançamento de mais três livros da Coleção, em Curitiba. São eles: Paulo Emílio na Emergência do Cinema Novo, escrito por Pedro Plaza Pinto; Ficção Especulativa no Cinema Negro Brasileiro, escrito por Kariny Martins; e O Nacional nos Cinemas Brasileiro e Argentino - 1995 a 2002, escrito por Eduardo Dias Fonseca. Os três títulos foram editados por professores e egressos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), sob a coordenação do professor curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, campus de Curitiba II/FAPAlexandre Rafael Garcia.