Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Laboratório de Interpretação para Audiovisual - inscrições abertas

Laboratório de Interpretação para Audiovisual - inscrições abertas

Extensão

por publicado: 09/04/2018 14h14 última modificação: 09/04/2018 14h16

O Laboratório de Interpretação para Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (LABINT-UNESPAR) abre as inscrições para o processo de seleção de artistas que tenham interesse em compor o seu núcleo fixo de pesquisa. Durante o ano de 2017, dedicamos nossos esforços a compreensão dos mecanismos básicos de criação do ator, privilegiando procedimentos que permitissem tanto ao elenco quanto a equipe técnica um papel ativo na construção do roteiro, envolvendo o estudo de mecanismos dramatúrgicos da tradição teatral e cinematográfica e sua relação com diferentes registros interpretativos presentes na produção contemporânea. Em 2018, damos continuidade a essa pesquisa a partir do roteiro de média-metragem “O Segundo Gênese – Tratado dos Manequins”, tendo como recorte a relação da interpretação com os demais elementos da encenação, assim como as práticas em set de filmagem. O núcleo fixo do LABINT ressalta a sua abertura para pessoas de diferentes raças, gêneros, sexualidades e classes sociais, assim como a vontade de ter entre seus artistas - pesquisadores, estudantes que não estejam matriculados nos cursos de graduação da UNESPAR.

 

LINK para o formulário de inscrição:
https://goo.gl/forms/Yagp5KaMXi6Bx8Uo1

 

DIREÇÃO ARTÍSTICA

Agnan Siqueira é Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), onde também cursa o Bacharelado em Cinema e Audiovisual. É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde desenvolve pesquisa relacionada a práticas colaborativas de composição cênica com ênfase nos Ciclos Repère, na Composição em Tempo Real e no Modo Operativo AND. No campo cinematográfico, tem dedicado os seus estudos a procedimentos que desestabilizem os pressupostos industriais nos processos criativos, com ênfase nas propostas do cineasta dinamarquês Lars Von Trier, além de ser o idealizador e diretor artístico do projeto de extensão Laboratório de Interpretação para Audiovisual (LABINT) da UNESPAR. Em 2018 participou, como ouvinte-pesquisador, do workshop "Des-normatividade: possibilidades criativas de expressão", ministrado pela dramaturga e encenadora sueca Liv Elf Karlén no âmbito da 5ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp).

 

COORDENAÇÃO

Salete Machado é doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Especialista em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná, Especialista em Tradução e Graduada em Letras. Docente e Diretora do Centro de Artes da UNESPAR/FAP. Na área da educação atua nos seguintes temas: Produção Audiovisual, Administração Cultural, Leitura e Produção Textual, Literatura e Prática de Ensino, Literatura e Cinema. Na área do cinema atua em: roteiro, direção e produção de filmes em película 35mm, S16mm e na metodologia digital, nas categorias de curta, média e longa-metragem, tendo em seu currículo a participação em treze filmes, finalizados e lançados, dentre eles: A Tímida Luz de Vela das Últimas Esperanças, Carreras, Curitiba Zero Grau, Estrada do Colono, Operação Paraguai, Travessias. É idealizadora e coordenadora do Laboratório de Interpretação para Audiovisual (LABINT) da UNESPAR.