Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Grupo Integrativo de Música Brasileira por Autistas – GIMBA - realiza apresentação no palco da Cantina da Sede Cabral

Grupo Integrativo de Música Brasileira por Autistas – GIMBA - realiza apresentação no palco da Cantina da Sede Cabral

Geral, Extensão

por Helio Sauthier publicado: 27/11/2025 07h09 última modificação: 27/11/2025 07h09

Nesta quarta-feira (26), o Grupo Integrativo de Música Brasileira por Autistas (GIMBA), projeto de extensão do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), realizou uma apresentação na Cantina da Sede Cabral.  O GIMBA nasceu em 2023 com a finalidade de promover a prática musical entre indivíduos autistas, destacando que a música é não apenas criada para eles, mas por eles.

Sob a liderança da estudante Izabel Akemi, que está na 2ª série do curso de Bacharelado em Musicoterapia, e a coordenação do professor José Augusto Pereira Navarro Lins, docente do Colegiado de Musicoterapia, o GIMBA não apenas incentiva o desenvolvimento de habilidades musicais, mas também proporciona aos participantes a oportunidade de tocar em conjunto. Isso contribui para a formação de redes de apoio e a celebração da união e da força coletiva, permitindo que seus integrantes ocupem espaços significativos na sociedade.

"A experiência de tocar na Cantina da FAP foi única, como forma de encerramento deste ano de muito ensaio e trabalho coletivo. Estar na faculdade é ampliar oportunidades, estabelecer conexões e mostrar tudo aquilo com o qual nos empenhamos durante o período anual. Nosso crescimento pessoal e como grupo não seria o mesmo sem o apoio da faculdade, e sem nos colocarmos como um grupo integrativo, superando juntos as dificuldades e adversidades que enfrentamos", destaca Izabel Akemi.