Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Grupo Fato realizará apresentação do Show Claro_Movimento, no Telab, no dia 1 de setembro, com participação de estudantes da Unespar e entrada gratuita

por publicado: 23/08/2023 07h35 última modificação: 23/08/2023 07h38
Foto: Manu Fuzaro

No próximo dia 1 de setembro, o Grupo Fato realizará a última apresentação do Show Claro_Movimento, no Telab, na Sede Artes da Cena do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O Show contará com a participação de estudantes da Unespar e a entrada será gratuita.

Os ingressos do último show realizado em julho pelo Grupo Fato em Curitiba esgotaram rapidamente, muita gente ficou de fora e não conseguiu ver o mais recente trabalho da banda, Claro_Movimento. A boa notícia para quem perdeu é que terá uma nova chance, no dia 1 de setembro. Mas, será a última apresentação na cidade, este ano, da atual turnê que estão realizando pelo Paraná. O show será no Teatro Laboratório (TELAB), do Campus de Curitiba II/FAP da Unespar,  às 19h30 e vai contar com a participação de estudantes. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados no local 1 hora antes da apresentação.

A convidada especial deste show será a cantora e compositora Vic Wendler, escolhida via processo seletivo promovido pela Unespar em parceria com o Fato para esta apresentação. “A ideia do edital foi uma maneira de conhecermos os “cantautores” estudantes e entender o contexto criativo de música na FAP neste momento”, conta Grace Torres, tecladista do grupo. Além de músicas próprias, Vic fará participação em “Claro’ e ‘Vernissage”, canções do novo álbum do Fato. A artista curitibana compõe desde a adolescência e lançou seu primeiro single este ano. Cursa Bacharelado em Artes Cênicas na Unespar e sua principal pesquisa é composição de músicas autorais para o teatro. “O Fato tem autenticidade e muita sensibilidade no seu fazer artístico. É uma honra poder participar desse show e dividir o palco com artistas tão generosos. Além de acolherem minhas composições, abriram espaço para que eu também cante suas letras, permitindo uma troca musical e poética cheia de potência”, declara a cantora.

Os demais inscritos também farão parte do show, Beatriz Cappellini, Christian Guibor e Ariel Rodrigues vão abrir a noite com músicas autorais. “Foi muito rico provocar os alunos para esta seleção, ficamos bem contentes com a participação e com a qualidade do trabalho de todos que se inscreveram”, comemora Ulisses Galetto, baixista do Fato.

Além do álbum Claro_Movimento, o repertório do show também traz composições que marcaram a trajetória do grupo, que em 2024 comemora 30 anos, como: Morrer de Bem, Istmo, Valadares (OquelataQuelateje - 2000) e De (FATO - 1995). Além de uma música inédita, que reverencia os índios Nambiquara.

Ainda em setembro, o Fato faz apresentações em Paranavaí (15/09) e Maringá (16/09), em novembro em Irati (10/11) e Ponta Grossa (11/11). No próximo ano, em abril, fará apresentações em Cascavel e Medianeira. A atual circulação já passou por União da Vitória (Auditório do Campus da Unespar) e Rio Negro.

Claro_Movimento traz Grace Torres nos teclados; Ulisses Galetto no baixo e violão; Priscila Graciano na bateria e percussão; Daniel Fagundes na guitarra, baixo e percussão e Andrezza Prodóssimo no acordeom, teclados e percussão corporal.

PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. INCENTIVO: EBANX.

Parcerias: SESI / SESI Cultura; SESC Paraná e UnesparR

Apoio: Nhundiaquara Áudio Criativo; UG Audio e ZMB Design

Saiba mais:

Link do show realizado em 07/05/22 na Sala Black Box, do Sesi Cultura Paraná, em transmissão ao vivo:

O novo álbum está à venda no link: https://tratore.com.br/smartlink/claromovimento

Redes Sociais:@grupofato(instagram, facebook e youtube)

Ficha Técnica:

Arranjos e Concepção Musical: Grupo FATO

Direção cênica: Márcio Mattana

Figurinos: H-AL – Alexandre Linhares e Thifany Faria

Concepção de Luz: Márcio Mattana

Técnico de Som: Valderval de Oliveira Filho