Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Grupo de Estudos em Cenografia apresenta encontro on-line com Carlos Kur por Valentina Bleninger, no dia 10 de outubro

Grupo de Estudos em Cenografia apresenta encontro on-line com Carlos Kur por Valentina Bleninger, no dia 10 de outubro

Geral, Extensão

por Helio Sauthier publicado: 29/09/2025 12h23 última modificação: 29/09/2025 12h23

O Grupo de Estudos em Cenografia – A Transdisciplinaridde e a Interdisciplinaridade nos processos criativos em Cenografia, realizará, no dia 10 de outubro de 2025, às 10h, o encontro on-line Carlos Kur por Valentina Bleninger, com mediação do Professor Paulo Vinícius.

O evento é gratuito e aberto à comunidade, as inscrições podem ser realizadas pelo link abaixo:

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

 

CARLOS KUR (1934-2022) foi um renomado cenógrafo, figurinista, iluminador e diretor de palco que marcou profundamente a cena cultural paranaense. Natural do Uruguai, iniciou sua carreira nos Teatros Sodre e Solís, em Montevidéu, antes de se estabelecer no Brasil. Desde 1976, atuou no Teatro Guaíra, em Curitiba, colaborando em obras icônicas como O Grande Circo Místico, O Quebra-Nozes e Romeu e Julieta. Além de sua produção artística, foi professor da Faculdade de Artes do Paraná, coordenador técnico do Teatro Guaíra e assessor de cenotécnica da PUCPR, participando também de projetos de construção e orientação de teatros em municípios do estado. Seu trabalho foi reconhecido pela importância ao iluminar, vestir e dar forma visual a espetáculos que se tornaram referências para gerações de artistas.

  

VALENTINA BLENINGER, neta de Carlos Kur, é atriz e cantora em formação. Estuda teatro desde 2019 e atualmente cursa o Bacharelado em Artes Cênicas no Campus de Curitiba II/FAP da Unespar. Integra o Grupo Brasileiro do Conservatório de MPB de Curitiba e também se dedica à dança, buscando integrar corpo, voz e música em sua trajetória artística. Desde a infância, vai ao teatro por incentivo de Kur, o que despertou seu interesse não apenas pelo palco, mas também pelos bastidores e pela complexidade do espetáculo como um todo. Seu percurso reflete a curiosidade em investigar diferentes linguagens e a vontade de unir prática e pesquisa na criação cênica, mantendo viva a relação afetiva e artística com o legado de seu avô.