Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Governo nomeia 63 servidores para a Unespar

Governo nomeia 63 servidores para a Unespar

por publicado: 05/03/2024 11h35 última modificação: 05/03/2024 11h35

Governo do Estado nomeou, hoje (4), por meio dos decretos 5047 e 5048, 32 docentes e 31 agentes universitários para ampliar o quadro de servidores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O ato do Executivo se refere a concursos abertos em 2022 e que já haviam nomeado outros 98 novos servidores – 58 professores e 40 agentes.

Com as nomeações de novos agentes universitários e docentes, se amplia o número de efetivos, qualificando, dessa forma, as atividades administrativas e pedagógicas da instituição, composta por sete campi, com sedes em: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

Para o Professor Aldo Bona, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “essa nomeação representa o compromisso do Governo do Estado do Paraná com a consolidação das estruturas de pessoal das nossas universidades, para que elas continuem desempenhando o importante papel na formação de pessoas e na produção do conhecimento voltado à promoção do desenvolvimento regional, econômico e social. É o resultado de um marco regulatório - a lei geral das universidades -, que prevê os indicadores de financiamento de cada instituição e autoriza as universidades a realizar os seus processos de concursos públicos, dentro destes parâmetros e critérios estabelecidos pela lei, isto é, efetivamente assegurar a autonomia da gestão universitária. Aproveito a oportunidade para desejar as boas-vindas aos recém nomeados, que possam ingressar e fazer a sua vida no âmbito desta universidade tão importante para o estado do Paraná”.

Para Salete Machado Sirino, reitora da Unespar, as nomeações dos agentes e docentes fazem com que a Unespar avance cada vez mais na qualificação das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. A reitora também destacou a interlocução com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o comprometimento das equipes internas que tornaram a Unespar a Instituição Estadual de Ensino Superior (IEES) com o maior número de nomeações até o momento.

As vagas de concurso público para docentes e agentes universitários, autorizadas pela Portaria n° 55 de 12 de maio de 2022, da Seti, têm propiciado à Unespar a abertura de concursos públicos e respectivas nomeações, tão fundamentais para o efetivo funcionamento da instituição que contava com um quadro de servidores públicos aquém da sua real necessidade.

Além destas nomeações, está em processo a realização de concurso público para o preenchimento de mais 86 vagas de docentes.

A Unespar é uma das maiores instituições públicas de nível superior do Paraná. Em dezembro de 2023, comemorou 10 anos de credenciamento, contando com mais de 10 mil estudantes em cursos de graduação e pós-graduação. A instituição se caracteriza pelo compromisso com políticas acadêmicas inclusivas e a busca da excelência no exercício das atividades do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.