Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Filmes produzidos por alunos do PPGArtes e do curso de Cinema são selecionados para o 4º Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro

por publicado: 19/08/2020 11h36 última modificação: 19/08/2020 11h46

O filme Preâmbulo para amar a rua , produzido por estudantes da primeira turma do Mestrado Profissional em Artes da Unespar,  é um dos selecionados para o 4° Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro

O curta metragem, dirigido por  Oda Rodrigues,  foi  gravado no ano de 2019 e discute a relação dos corpos na cidade e a violência implícita presente nos espaços urbanos. De acordo com o diretor, a discussão ganhou um novo contorno devido à pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de se circular nesses mesmos ambientes como antes.

A inspiração surgiu depois de Rodrigues ler a peça Paisagens Insolúveis (vencedora do Concurso Mercado de Peças IV do Seminário Brasileiro de Escrita Dramática: reflexão e prática) escrita por seu colega de mestrado, Thiago Dominoni. Os dois escreveram juntos o roteiro de Preâmbulo para amar a rua e junto com outros estudantes da primeira turma do mestrado realizaram a produção como parte da disciplina Mediação e Recepção da Arte Contemporânea, ministrada pelos professores Salete Machado Sirino e  Robson Rosseto.

O elenco foi composto por Tati Asinelli, Michelle Lomba, Leonardo Taques, Thiago Dominoni e o ator convidado Pedro Ramires, da graduação de teatro da FAP/Unespar. Equipe técnica: Direção de Oda Rodrigues, fotografia: Morgana Assunção e Oda Rodrigues, roteiro de Thiago Dominoni e Oda Rodrigues, montagem: Morgana Assunção, trilha musical: Lucas Fier.

Foram selecionados 30 curtas para a quarta edição do  Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro, dentre os critérios de escolha estavam obras que refletissem questões atuais. Também foram selecionados outros dois curtas produzidos por estudantes da Unespar,  na graduação em Cinema e Audiovisual: Vídeo engolido, de Isa Melo, e  Um Filme de Ricardo, de Rafael Neri, ambos produzidos em 2020.