Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Filme "Professoras" produzido por docentes, estudantes e egressos do curso de Cinema e Audiovisual e PPG-CINEAV mostra como plataformização da Educação aprofunda desigualdades no ensino

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 10/07/2024 12h18 última modificação: 10/07/2024 12h26

“É uma profissão que está sendo dizimada, vai ser substituída pelas máquinas”. Essa é a avaliação sobre a plataformização da educação pública do Paraná de uma das personagens do documentário longa-metragem “Professoras”, que terá pré-estreia no dia 9 de julho (terça-feira), na Cinemateca de Curitiba. A produção foi realizada por docentes, estudantes e egressos do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

A partir dos relatos de quatro professoras do ensino básico estadual, o filme faz um panorama sobre as transformações que o sistema educacional vem sofrendo no estado desde a pandemia, com foco nos impactos ao trabalho docente.

Em 2020, durante a pandemia, a Secretaria da Educação do Paraná implementou um sistema multiplataforma de educação a distância, com aulas transmitidas pela televisão, YouTube e aplicativo, como atualmente está sendo implementado no estado de São Paulo. Tarefas, listas de presença, correção de redação, acompanhamento de rendimento passaram a ser feitos com recursos automatizados, por meio de aplicativos.

A autonomia em sala de aula foi intensamente limitada, conforme está relatado por outra professora presente no documentário: “De repente, tudo foi substituído por aulas prontas, uma padronização que é estranha à escola, feita por pessoas que não sabem da realidade da escola, alheias àquele processo educativo”.

As reflexões das professoras evidenciam as pressões impostas pelo governo do estado, a debilitação da saúde mental de profissionais da educação e o aprofundamento das desigualdades no ensino.

Realizado em universidade pública

“Professoras” tem roteiro e direção de Juslaine Abreu-Nogueira e Eduardo Baggio, docentes em cursos de graduação e mestrado na área de Cinema no Campus de Curitiba II/FAP da Unespar. Foi realizado por estudantes, egressos e docentes da graduação em Cinema e Audiovisual e da pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV).

O filme é uma realização de pesquisa em Artes em contexto de ação formativa, através do Laboratório de Investigações em Cinema e Audiovisual (LICA) e dos grupos de pesquisa CINECRIARE (Unespar/CNPq), GPACS (Unespar/CNPq) e GILDA (UFPR/CNPq).

Serviço

Documentário: “Professoras” (roteiro e direção de Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira)

Pré-estreia: dia 9 de julho, 19h

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)