Exposição dos Gabinetes de Curiosidades dos estudantes da disciplina de Patrimônio Cultural abrirá no dia 01 de setembro na Galeria Laila Tarran
Geral, Extensão
No dia 01 de setembro, acontecerá a abertura da Exposição Coletiva da disciplina de Patrimônio Cultural , realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), na Galeria Laila Tarran, localizada na Sede Cabral.
Bugiganga EXTRAordinÁRIA foi há muito tempo que os homens zarpando da Europa, chegaram a terras desconhecidas. A partir de então foram somados à geografia não apenas as Américas, mas uma infinidade de estranhezas da flora e fauna, e o “civilizado” europeu descobre, e é descoberto, além-mar por povos nunca antes imaginados. Com cada tripulante que chegava do novo mundo, narrativas fantásticas de coisas nunca vistas aportavam nos imaginários. A imaginação dos homens foi fecundada pela diferença, estranhamento, perplexidade diante do novo. A curiosidade fervilhava e possuir parte desse mundo distante era, de alguma forma, dominá-lo, e cresciam assim os Gabinetes de curiosidades. Os armários não suportando mais a diversidade de coisas, se transformam em câmaras e depois, em edificações para guardar esses tesouros de valor indefinível. O que a princípio era miscelânea deu lugar à categorização, as curiosidades foram divididas em reinos pronunciando o nascimento das ciências naturais, os museus, as ciências e seus métodos.
A exposição que a disciplina optativa Patrimônio Cultural apresenta, é fruto de nossos estudos sobre o patrimônio, mais especificamente, dos Gabinetes de Curiosidades. O convite era que os estudantes estufassem velas, descobrissem mundos, com humor, e sem violenta-los nessa expedição poética e ficcional. Como o título da exposição sugere, mostramos “de um tudo”: mundos inventados a partir da ficção literária, do cinema, das histórias pessoais e da arte e muito mais. Infelizmente, o limite de espaço de nossa sala de exposição, limitou a participação da metade de estudantes da turma de cada turno que tiveram de fazer um projeto do gabinete. O critério da escolha dos projetos foi a curiosidade elaborada, ou ainda, a relação que faziam com coleções pré-existentes.
Disse Fernando Pessoa que, “Navegar é preciso, viver não é preciso”, estes estudantes expedicionários que mostram coisas de suas internidades talvez concordem que: Navegar é preciso, o que trazer da viagem, é escolha de cada um. Ficou curioso? Olhe aí...
ALUNOS QUE IRÃO PARTICIPAR DA EXPOSIÇÃO
EXPOSIÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA DE PATRIMÔNIO CULTURAL
Galeria Laila Tarran - Andar Superior do Bloco 2 - Sede Cabral do Campus de Curitiba II/FAP da Unespar
Rua dos Funcionários, 1357 - Cabral - Curitiba
Abertura no dia 01 de setembro de 2025, manhã: 9h10 / noite: 20h10
Visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, até o dia 22 de agosto.