Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Exposição Coletiva Vínculos está em exibição na Galeria Laila Tarran até o dia 22 de novembro

Exposição Coletiva Vínculos está em exibição na Galeria Laila Tarran até o dia 22 de novembro

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 14/11/2024 10h50 última modificação: 14/11/2024 10h52

No dia 11 de novembro de 2024, às 19 horas, ocorreu a abertura da Exposição Coletiva VÍNCULOS, na Galeria Laila Tarran, dos estudantes do estágio supervisionado I e II do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Campus de Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

A professora Laura Formighieri, no texto de apresentação da exposição, destaca o propósito da mostra, que é o compartilhamento de elaborações e vestígios a partir dos estágios obrigatórios realizados por estudantes dos 3os e 4os anos, abarcando as experiências dos licenciandos em espaços formais e não formais de ensino.

Os estágios curriculares se configuram como momentos marcantes na formação profissional e possibilitam movimentos e transformações na subjetividade e na identidade de estudantes que participam de uma licenciatura em Artes Visuais.

Laura destaca que o contato com a realidade de instituições profissionais traz aos estagiários embates de toda ordem: políticos, estéticos, metodológicos, burocráticos, existenciais e físicos.

Essas questões despertam uma variedade de sentimentos, como o medo de não dar conta do volume de tarefas, de não conseguir promover interesse nos alunos; ansiedade por tentar corresponder a um ideário de bom professor; frustração quando nem tudo ocorre como o planejado; exaustão frente à experiência de ter feito algo novo e que precisa de tempo para processar a diversidade contida nesses acontecimentos.

Mas outros sentimentos também vêm à tona, como o encantamento por ver suas propostas em prática, por receber a energia e olhar do outro, pela surpresa do que acontece e que por vezes supera suas expectativas; a alegria e alívio pela missão cumprida, por ter feito algo, em partilha.

Ao final dos processos, as turmas fazem um balanço de suas experiências e várias vezes, como professores dessas turmas, escutamos relatos de um profundo sentimento de segurança e de engrandecimento. Essa segurança vem da percepção que os saberes específicos da arte e da educação se solidificaram e enraizaram nessa caminhada formativa. Há também a tranquilidade de perceber que não precisam saber de tudo, que a dúvida faz parte do crescimento profissional, e um senso de realização por transformar planos em ações e que fortalece a autoestima.

Por último, essas experiências vivenciadas nos estágios curriculares, repletas de memórias, trocas humanas, coletividade, transformações, se traduzem numa sensação de desenvolvimento pessoal, que atravessa e extrapola o âmbito profissional, entrando no das existências.

São os vínculos institucionais, interpessoais e entre saberes, criados durante o processo de estágio, que constituem o legado maior dessa travessia. E é da vontade de partilhar as descobertas desses processos pedagógicos-poéticos que nasce esta exposição.

SERVIÇO:

Exposição Coletiva Vínculos -  11 a 22 de novembro de 2024

Galeria Laila Tarran -  Andar Superior do Bloco 2 - Sede Cabral do Campus de Curitiba II/FAP da Unespar

Rua dos Funcionários, 1357 - Cabral