Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Exposição “Artistas Encontram Testemunhos” celebra a resiliência de mulheres sobreviventes do Holocausto

Exposição “Artistas Encontram Testemunhos” celebra a resiliência de mulheres sobreviventes do Holocausto

Geral, Ensino

publicado: 08/11/2024 18h13 última modificação: 08/11/2024 18h13

 

A Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e o Museu do Holocausto de Curitiba têm o prazer de anunciar a exposição "Artistas Encontram Testemunhos", que acontece de 11 a 29 de novembro, na Sala Arte e Design do Edifício D. Pedro I, no campus Reitoria da UFPR, em Curitiba. A visitação será de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h.

A mostra reúne obras de artistas cursando mestrado nas áreas de Cinema e Artes Visuais da UNESPAR, que, após um profundo contato com as histórias de vida de mulheres sobreviventes do Holocausto que recomeçaram suas vidas no Paraná, transformaram esses testemunhos em expressões artísticas diversificadas. “Cada trabalho reflete a resiliência, a dor, a esperança e a memória, trazendo à luz as experiências de mulheres cujas vidas foram marcadas pela violência, pela perda e pela sobrevivência”, destaca Bruna Reis, uma das coordenadoras do projeto. 

Os artistas envolvidos na exposição tiveram a oportunidade de imergir no acervo do Museu do Holocausto, onde puderam manusear objetos pessoais dessas mulheres, como lenços, receitas, livros de rezas, moedas e documentos de identificação. As obras apresentadas vão além da mera representação, buscando estabelecer um diálogo profundo com o espectador por meio de técnicas variadas – pintura, instalações e vídeos – enquanto investigam as complexidades das vivências femininas durante o Holocausto. 

A parceria entre o Museu do Holocausto de Curitiba e a UNESPAR visa conectar o visitante com o passado e o presente, promovendo uma reflexão sobre o entorno. Como resultado desta colaboração, um documentário também foi produzido, narrando o processo de criação dos artistas envolvidos. “Não é apenas uma exibição de arte, mas um convite à memória ativa, à justiça e à dignidade”, afirma o professor da UNESPAR, Rafael Tassi, também à frente da iniciativa. 

Inspirada na criação original do Museu Beit Terezin de Israel, idealizada pelos irmãos Maya e Gal Rave, a mostra surge como uma homenagem às mulheres cujas histórias precisam ser recordadas. A iniciativa israelense transformou depoimentos e narrativas em uma jornada de vida, fé e humanidade por meio da cultura e da arte, revelando como para muitos sobreviventes, refletir sobre seus traumas e se conectar com artistas se torna um processo de cura.

 

Serviço:

"Exposição Artistas Encontram Testemunhos"

Data: de 11 a 29 de novembro

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h

Local: Sala Arte e Design - Edifício D. Pedro I, UFPR - Campus Reitoria, R. XV de Novembro, 1299 - Centro, Curitiba

ENTRADA GRATUITA