Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Egressos da Unespar dirigem série Cidade de Deus da HBO Max

Egressos da Unespar dirigem série Cidade de Deus da HBO Max

Geral, Ensino

por publicado: 22/11/2023 13h20 última modificação: 22/11/2023 13h20

Os egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Aly Muritiba e Bruno Costa, dirigem a série Cidade de Deus, nova produção da HBO Max e da O2 Filmes. A obra, assim como o filme lançado em 2002, é uma adaptação do livro de Paulo Lins e nesta versão busca mostrar onde os personagens estariam 20 depois.  

Até o momento sem data de estreia, a história parte das memórias de Wilson/Buscapé (Alexandre Rodrigues), narrador e personagem do filme. Também estarão de volta às telas, Reginaldo/Cabeção (Kiko Marques), Barbantinho (Edson Oliveira), Berenice (Roberta Rodrigues), Lampião (Thiago Martins) e Namorada do Mané Galinha (Sabrina Rosa). As novidades no elenco incluem Andréia Horta, Marcos Palmeira, Jefferson Brasil, Eli Ferreira, Otávio Linhares, Rafael Lozano, Leandro Daniel Luiz Bertazzo, além de moradores da Cidade de Deus, do Vidigal, da Mangueira e de outras comunidades do Rio de Janeiro. 

Os diretores comentam ser um imenso desafio estar à frente desse projeto. Aly Muritiba, que também é diretor-geral e roteirista da série, destaca ser “o filme brasileiro mais conhecido no mundo. É preciso dar continuidade a um legado, preservar uma certa estética, mas, ao mesmo tempo, oferecer algo novo ao espectador”. Bruno Costa completa dizendo ser “uma grande responsabilidade. É uma alegria enorme trazer de volta personagens icônicos do filme e ao mesmo tempo apresentar novos/as personagens que tenham o mesmo carisma de Wilson/Buscapé, Barbantinho e Berenice”. 

Partindo do ponto de vista da inovação, Muritiba afirma ser necessário trazer elementos novos, porém sem perder a base consolidada do filme. “O público vai querer ver Cidade de Deus na tela. Eu não posso me permitir apenas repetir o que Fernando Meirelles e Kátia Lund fizeram no passado. Então eu tenho que fazer Cidade de Deus, mas não necessariamente Cidade de Deus, o filme. Tenho que inovar”, reflete.  

Nesta mesma linha, Costa relata que trarão às telas, a disputa pelo comando do tráfico, mas “abordamos também o lado vibrante da favela, sua resistência e o trabalho colaborativo entre moradores. Esse novo contexto tem nos guiado e se reflete em nossas escolhas de direção”.  

Além da dupla na direção, a série também conta com a produção de Fernando Meirelles e Andrea Barata Ribeiro e roteiro de Sérgio Machado, Renata Di Carmo, Armando Praça, Estevão Ribeiro, Rodrigo Felha e Muritiba. Até o momento, a série não tem data de estreia.