Egressos da Unespar dirigem série Cidade de Deus da HBO Max
Geral, Ensino
Os egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Aly Muritiba e Bruno Costa, dirigem a série Cidade de Deus, nova produção da HBO Max e da O2 Filmes. A obra, assim como o filme lançado em 2002, é uma adaptação do livro de Paulo Lins e nesta versão busca mostrar onde os personagens estariam 20 depois.
Até o momento sem data de estreia, a história parte das memórias de Wilson/Buscapé (Alexandre Rodrigues), narrador e personagem do filme. Também estarão de volta às telas, Reginaldo/Cabeção (Kiko Marques), Barbantinho (Edson Oliveira), Berenice (Roberta Rodrigues), Lampião (Thiago Martins) e Namorada do Mané Galinha (Sabrina Rosa). As novidades no elenco incluem Andréia Horta, Marcos Palmeira, Jefferson Brasil, Eli Ferreira, Otávio Linhares, Rafael Lozano, Leandro Daniel e Luiz Bertazzo, além de moradores da Cidade de Deus, do Vidigal, da Mangueira e de outras comunidades do Rio de Janeiro.
Os diretores comentam ser um imenso desafio estar à frente desse projeto. Aly Muritiba, que também é diretor-geral e roteirista da série, destaca ser “o filme brasileiro mais conhecido no mundo. É preciso dar continuidade a um legado, preservar uma certa estética, mas, ao mesmo tempo, oferecer algo novo ao espectador”. Bruno Costa completa dizendo ser “uma grande responsabilidade. É uma alegria enorme trazer de volta personagens icônicos do filme e ao mesmo tempo apresentar novos/as personagens que tenham o mesmo carisma de Wilson/Buscapé, Barbantinho e Berenice”.
Partindo do ponto de vista da inovação, Muritiba afirma ser necessário trazer elementos novos, porém sem perder a base consolidada do filme. “O público vai querer ver Cidade de Deus na tela. Eu não posso me permitir apenas repetir o que Fernando Meirelles e Kátia Lund fizeram no passado. Então eu tenho que fazer Cidade de Deus, mas não necessariamente Cidade de Deus, o filme. Tenho que inovar”, reflete.
Nesta mesma linha, Costa relata que trarão às telas, a disputa pelo comando do tráfico, mas “abordamos também o lado vibrante da favela, sua resistência e o trabalho colaborativo entre moradores. Esse novo contexto tem nos guiado e se reflete em nossas escolhas de direção”.
Além da dupla na direção, a série também conta com a produção de Fernando Meirelles e Andrea Barata Ribeiro e roteiro de Sérgio Machado, Renata Di Carmo, Armando Praça, Estevão Ribeiro, Rodrigo Felha e Muritiba. Até o momento, a série não tem data de estreia.